quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REUNIÃO DE ORAÇÃO - Salmo 1 - A árvore e seus frutos


Ontem (30), em nossa reunião de oração contamos com a participação de muitas pessoas. Dentre os vários momentos, gostaria de destacar o prelúdio e o poslúdio. Não têm sido comuns estes dois momentos em nossa reunião, até porque já iniciamos cantando ou orando. Porém, como o Max (trombonista e professor de música) se propôs a preparar dois cânticos (flauta & violão) comigo, os apresentamos nesta reunião.

Logo após, entoamos vários cânticos de louvor e adoração. O momento de edificação foi dirigido pela irmã Ivone Tavernard, que se baseando no texto bíblico do salmo 1, convidou todos a refletir sobre a árvore e seus frutos. Foi um momento rico de meditação, com desafios para a vida cristã.
Ao final encerramos a reunião com o momento de oração e intercessão, trazendo à memória os vários pedidos de oração que nos foram apresentados. 

Como de costume, após o encerramento da reunião, dedicamos um momento agradável e descontraído em volta da mesa para saborearmos uns deliciosos quitutes.  

SOCIEDADE DE MULHERES DA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA REALIZA REUNIÃO DE DIRETORIA

Zenaide, Wilma, Silvia, Inayá, Vera Alvim, Ester, Cinira, Clóris, Maria José, Vera Lígia e Priscila.

Ontem, terça-feira 30 de agosto, a diretoria da Sociedade de Mulheres da Catedral Metodista de Piracicaba, reuniu-se para avaliar as programações realizadas e ajustar o plano de ação deste 2º semestre. Como é típico de sai presidência, irmã Vera Bággio Alvim, as assessoras foram convocadas, pois em sua gestão elas fazem parte integrante da diretoria. Como pastor deste grupo, tenho acompanhado e sido acompanhado por elas. Elas são tremendamente dedicadas e tudo quanto colocam as mãos para realizar em nome da missão, isto prospera. Que Deus continue a abençoar a SMM local que no próximo mês completa 115 anos de vida e missão.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUER VIR APÓS MIM? NEGUE-SE A SI MESMO... TOME SUA CRUZ E SIGA-ME

Compartilho as anotações do sermão que preguei domingo pela manhã na Catedral Metodista de Piracicaba. Desejo que possa edificá-los ou mesmo servir como recurso homilético aos colegas pregadores e pregadoras da Palavra de Deus.




QUER VIR APÓS MIM?

NEGUE-SE A SI MESMO... TOME SUA CRUZ E SIGA-ME

TEXTO

21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;
25 pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?
27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

CONTEXTO

Mateus escreve o seu Evangelho no final do séc. I (anos 80/90), para comunidades que já haviam se acomodado a um cristianismo pouco exigente. Diante da proximidade das perseguições, necessitará reavaliar suas posturas e sua escala de valores. Por isso Mateus chama estas comunidades à realidade do evangelho de Cristo, onde o caminho percorrido foi marcado por confiança plena em no Senhor e não pelas facilidades deste mundo.

MENSAGEM

Nosso texto dividi-se em duas partes.

SERMÃO DO CULTO VESPERTINO - Convertei-vos... abandonando a lógica mundana... assumindo a lógica divina


Compartilho as anotações do sermão do culto vespertino do domingo passado. Desejo que possa edificá-los ou mesmo servir como recurso homilético aos colegas pregadores e pregadoras da Palavra de Deus.





COnvertei-vos!
aBANDONANDO A LÓGICA MUNDANA... ASSUMINDO A LÓGICA DIVINA.

texto: Isaías 55.6-9
6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai -o enquanto está perto.
7  Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

ConTexto:
O Livro de Isaías, tal como conhecemos hoje, pode ser dividido em três partes:
1)    Isaías: Caps. 1-39 - textos do próprio Isaías. Retrata o período que ele viveu (781-740), ou seja, uma época antes do Exílio. Tempo em que o povo que dominava era a Assíria. O Reino do Norte, fez uma aliança com a Síria, para combater os Assírios, porém perdeu e foi riscada do mapa. Este é o momento quando é extinguido o Reino do Norte. Isaías é o profeta que vai pregar a neutralidade política nesta luta entre Síria x Assíria. Por isso o Reino de Judá sobreviverá. Porém, logo assumiu aliança com a Assíria, então o profeta exortará o povo.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PADOKA DA METÔ À SERVIÇO DO RESTAURO

Sábado passado (27) realizamos mais uma campanha financeira em favor do Projeto Restauro da Catedral Metodista de Piracicaba. Transformamos a cozinha da igreja numa padaria... PADOKA DA METÔ. Até minha filha de 4 anos (Bia) entrou na campanha. Que Deus abençoe todos que estão se dedicando nas várias campanhas.

CURSO À DISTÂNCIA... CAPACITAÇÃO DE MULHERES METODISTAS... POLO DA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA

Sábado passado (27) participei do Curso à Distância oferecido pela Cátedra Otília Chaves da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, no pólo de transmissão em minha igreja local (Catedral Metodista de Piracicaba). Foi um dia maravilhoso e edificante.

REUNIÃO DE ORAÇÃO – REFLETINDO SOBRE A MORTE E O MORRER


Terça-feira passada (23) nossa reunião de oração foi muito edificante. Após momentos de louvor e oração, nosso irmão Dr. Luis Veiga Viégas (psiquiatra e psicólogo) trouxe uma profunda reflexão sobre a morte e o morrer. Este tema de difícil abordagem e que causa mal estar em muitas pessoas, foi tratado com muita propriedade e sensibilidade por nosso irmão e bem acolhido por nosso grupo. Foi uma reunião marcante.

PROGRAMA DO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL (POV 2011) – 3º ENCONTRO

Sexta-feira passada (26) estive em São José do Rio Preto, nas dependências do Acampamento Metodista, participando do 3º Encontro do Programa de Orientação Vocacional (POV) da 5ª Região Eclesiástica. Sou professor da disciplina “Ministério Pastoral na Igreja Metodista” desde o início do programa pelo Instituto Metodista Bispo Scilla Franco. Como tem sido bom acompanhar homens e mulheres de Deus durante o tempo em que estão refletindo sobre suas vocações. Veja a turma deste ano.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CULTO MATUTINO... Cantando enquanto aprendemos... aprendendo enquanto cantamos.


Domingo passado, no período matutino, realizamos uma celebração especial na Catedral Metodista de Piracicaba.  Foi um culto musical maravilhoso, que dividimos em duas partes principais.
No primeiro momento, celebramos todos os passos de um culto metodista (adoração, confissão, louvor, edificação e dedicação) cantando hinos do Hinário Evangélico. O objetivo foi mostrar à comunidade como podemos de forma revitalizada, utilizar várias canções do Hinário Evangélico, nos vários momentos litúrgicos do culto.
O Rev. Luiz Carlos Ramos, pastor da Capela da Serra (Igreja Metodista em Jundiaí) e professor de Liturgia e Homilética na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO), foi quem dirigiu o culto ao meu lado.
A parte musical ficou sob a responsabilidade de Lisete Spíndola (pianista na Fateo) e Joanice  Casemiro (pianista e maestrina). Ajudaram também na condução dos hinos os irmãos Ronalde Segabinazzi, Rodrigo Alan e Rev. Luiz Ferraz.
No segundo momento, celebramos uma liturgia preparada pelo Rev. Luiz Carlos, que seguindo todos os passos do culto metodista, levava em consideração a linguagem, espiritualidade, visão e jeito de ser das crianças. As músicas infantis, compostas por ele, sua esposa (Vasti), sua irmã (Elenise) e a Lisete Spíndola, são tremendamente educativas, ecológicas e teológicas.

O momento de edificação foi através da historinha “Diva, a latinha que entrou pra história” de autoria do Rev. Luiz Carlos Ramos. O objetivo da história é chamar a atenção para a necessidade do uso consciente dos recursos e da necessidade do cuidado da natureza e da importância da reciclagem. Enquanto as figuras eram projetadas na tela, a Vasti contava a história.

Ao final celebramos a Festa Ágape, num momento muito agradável de comunhão e alegria. Todos, crianças e adultos, puderam comer do pão e beber da água, celebrando a vida e o seu sustento... o natural e o transformado.


Foi uma manhã marcante e muito especial.

REUNIÃO DE PASTORES E PASTORAS DO DISTRITO DE PIRACICABA (16.08)


Rev. Tarcísio, Revda. Márcia, Rev. Levi, Rev. Júlio, Rev. Paulo
Rev. Callaú, Rev. Osvaldo e Revda. Laurilene

No dia 16 de agosto, o corpo pastoral do distrito de Piracicaba reuniu-se na Igreja Metodista Betânia para um momento especial de confraternização e deliberação. Após um momento agradável de café da manhã, o grupo, liderado pelo superintendente distrital, Rev. Tarcísio dos Santos, dialogou sobre várias ações no segundo semestre neste ano.

Foi um momento muito agradável.

Sermão: Jesus o bom pastor


Transformei os slides do sermão em filme.
Desejo que você compreenda a mensagem e seja edificado/a.
Foi preparado com esmero e carinho.

SERMÃO: Salmo 150



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CORAL DA UNIVERSIDADE DA ÁFRICA... uma palhinha das apresentações na Conferência Mundial Metodista

TESTEMUNHANDO SOBRE O CONCÍLIO E A CONFERÊNCIA MUNDIAL METODISTA


Domingo passado tive a oportunidade de compartilhar com minha igreja local sobre a experiência de participar nos dois maiores eventos do metodismo mundial, o Concílio e a Conferência. Eles ocorreram em Durban, África do Sul. Na ocasião visitei igrejas africanas e celebrei juntamente com eles. Além de experimentar a alegria, unção e ânimo daquele povo, tive a satisfação de comprar uma camisa clerical africana, a qual usei neste domingo. 


VEJA O MODELITO.

SEMINÁRIOS METODISTAS DO HEMISFÉRIO SUL - NOVAS PERSPECTIVAS: Releitura da teologia wesleyana na ótica do hemisfério



Dentre várias experiências que me alegraram durante a Conferência Mundial Metodista em Durban (África do Sul), destaco uma breve reunião, onde dialogamos sobre possíveis parcerias na construção de uma teologia pensada à partir do hemisfério sul. Estavam presentes o Dr. J. C. Park da Universidade Teológica Metodista da Coréia e atual presidente do Comitê de Educação Teológica do Concílio Mundial Metodista, o Bispo da Coréia, o Dr. Ross Oliver do Seminário Metodista Seth Mokitimi (África do Sul) e eu, juntamente com o Dr. Paulo Roberto Garcia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista aqui do Brasil. Contamos com o apoio do Dr. Amós do Nascimento que nos auxiliou em todo o momento do diálogo. Após aventar-se várias possibilidades de ação, o grupo decidiu por marcar um encontro posterior para aprofundar os diálogos e dar encaminhamentos. Durante a reunião lembrou-se da Índia como participante deste grupo de trabalho. 


Sem nenhum bairrismo ou revanchismo, acredito que poderá surgir um novo olhar teológico através da reunião/união do povo do hemisfério sul. 

Vamos esperar para ver.

ARCEBISPO ELIAS CHACOUR... tive oportunidade de conhecê-lo e ouví-lo... um verdadeiro pacificador.


Compartilho aqui quão impactante foi para mim ouvir as palavras do Arcebispo Elias Chacour, arcebispo de Akko , Haifa , Nazaré e de toda a Galiléia da Igreja Católica Melquita Grega . Ele é conhecido por seus esforços para promover a reconciliação entre árabes e israelenses.

Ele começou sua fala de forma provocativa, dizendo: "Eu sou um palestino, mas não estou armado. Eu sou um cristão-árabe-palestino ... uma figura complicada - rsssss”.

Destaco algumas outras frases marcantes de Charcour:

“Nós, na Palestina não pedimos solidariedade política, podemos fazer isso por nós mesmos, o que pedimos a vocês é solidariedade cristã. Precisamos estar em contato com os cristãos do mundo todo. Por isso, chamo a atenção dos irmãos para que ao visitarem a terra santa, não só visitem santuários e pedras, mas também os cristãos que lutam na Palestina...”

“Nós podemos superar todos os problemas com alguma humildade e realismo. Palestinos e israelenses não precisam aprender a viver juntos, eles precisam é se lembrar de como eles viveram juntos no passado...”

“Não podemos alcançar a paz com armas, alcançamos sim o medo e a guerra ...” 

“Como aprendemos com o povo da África do Sul; vamos responder ao ódio com o perdão ...”
Ele é um reconhecido defensor da não-violência. Em reconhecimento aos seus esforços humanitários recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio da Paz Mundial Metodista. Outros prêmios que podem ser destacados são: o Chevalier de la Legion d'Honneur , o Niwano Peace Prize (Japão), doutorados honorários de cinco universidade (incluindo Duke e Emory), bem como, em 2001 foi nomeado "Homem do Ano" em Israel.

Este arcebispo é um cristão verdadeiramente comprometido com a pacificação.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SAFÁRI NA ÁFRICA DO SUL... uma experiência incrível!




Realizei um safári no “Hluhluwe Game Reserve”, a segunda maior reserva ambiental da África do Sul. Estava acompanhado de meus amigos e irmãos: Bispo Adonias Lago, Ednei Reolon, Joice Plaça, Guilherme Lockmann, Gláucia Lockmann, Maurílio e sua esposa Néia. Saímos de Durban às 7h30 numa viagem de 280 km até a Reserva.

Este Parque,um verdadeiro santuário da vida selvagem, além de abrigar os cinco maiores animais africanos (“Big Five” - rinoceronte, leão, búfalo, elefante e leopardo), também é o habitat natural de muitas outras espécies. Dentre elas pude ver: girafa, zebra, porco do mato, chita, nyala e o gnu.

Assista o vídeo e veja que maravilha!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fotos do 1º da Conferência Mundial Metodista 2011 - Durban - África do Sul

Não poderei compartilhar sobre as atividades do 1º da Conferência Mundial Metodista neste momento. Somente quando voltar para o hotel. Mas por enquanto, compartilho as fotos que tirei da cerimônia de abertura. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SAFARI NA RESERVA NACIONAL – Hluhluwe Game Reserve


Hoje, aproveitando uma janela na agenda, fui juntamente com amigos e irmãos desfrutar de um passeio turístico ímpar. Realizamos um safári no “Hluhluwe Game Reserve”, a segunda maior reserva ambiental da África do Sul. 

Participaram desta aventura: Eu, Bispo Adonias Lago, Ednei Reolon, Joice Plaça, Guilherme Lockmann, Gláucia Lockmann, Maurílio e sua esposa Néia. Saímos de Durban às 7h30, viajando de microônibus fretado por um período aproximado de 3 horas.

Ficamos conhecendo nosso guia, Sr. Patrick, cujo primeiro nome era Sizue (nome Zulu). Ele foi cordato e nos instruiu com muitos conhecimentos da selva africana e suas histórias e mitos zulus. 

Este Parque,um verdadeiro santuário da vida selvagem, além de abrigar os cinco maiores animais africanos (“Big Five” - rinoceronte, leão, búfalo, elefante e leopardo), também é o habitat natural de muitas outras espécies. Dentre elas pude ver: girafa, zebra, porco do mato, chita, nyala e o gnu.

Almoçamos no restaurante que fica dentro do próprio parque. Minha observação é que a comida por aqui é muito apimentada. Hoje tive uma experiência trágico-cômica: coloque um pouco de carne de panela em meu prato, juntamente com outros alimentos e um vinagrete. 

Assim que coloquei a carne na boca percebi que estava “Muuuuuuito” apimentada. Minha primeira solução foi colocar o vinagrete na boca, para aliviar o sabor picante. Minha surpresa foi que o vinagrete estava mais apimentado que a carne. Eu quase “soltei fogo pelas ventas”. Para amenizar... muitos goles de refrigerante.






Mais que palavras, convido-os a dar uma olhada nas fotos que postei no picasa. Clique abaixo e verifique.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DURBAM – ÁFRICA DO SUL (olhando para o oceano Índico)

Esta é a visão da janela do meu quarto - Manhã

Durante esta semana, a primeira de agosto, estou trabalhando na cidade de Durbam, África do Sul. Estou participando do Concílio Mundial Metodista e da Conferência Mundial Metodista. Cruzei o Atlântico e agora já conheço o oceano Índico. Estou hospedado em um hotel bem em frente este maravilhoso oceano. Acordo de manhã e antes de sair para as atividades, tenho a oportunidade de contemplar esta maravilha. Chego do trabalho e continuo contemplando, só que em outros tons. Durban é uma linda cidade.

Da janela do quarto à noite

COMPARTILHANDO... 2º DIA CONCÍLIO MUNDIA METODISTA

MOMENTO DEVOCIONAL
Iniciamos os trabalhos com um rico momento devocional dirigido pelo Dr. Swee Hong Lim.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE INDICAÇÕES E PROCESSO DE VOTAÇÃO
O presidente, Dr. John Barret, apresentou o primeiro assunto do dia: eleição das pessoas que assumirão os cargos de liderança no próximo qüinqüênio no Concílio Mundial Metodista (World Metodisth Concil). Após a apresentação do relatório, o tema foi colocado em debate. Após várias observações, verificou-se que por não se ter aprovada a nova Constituição do Concílio (WMC) definindo os cargos e seus papéis, seria difícil dar continuidade ao processo de eleição. Diante disso o presidente colocou esta questão em votação, para que se decidisse pela continuidade com a discussão e posterior votação ou suspender o tema e voltar com ele após a aprovação da Constituição. Por poucos votos, o plenário decidiu pela continuidade do tema.
Após esgotar as discussões, todos os nomes foram aprovados, num total de 26 pessoas. Apresento abaixo apenas a diretoria:

Paulo Tarso de Oliveira Lockmmann – Presidente (Bispo – Brasil)

Sarah Francis Davis – Vice-presidenta (Bispa – Jamaica)

Tesoureiro – Kirby Hickey (Leigo – Estados Unidos)

ELEIÇÃO DO REVMO. BISPO PAULO LOCKMANN
Como brasileiro e pastor que tem trabalhado ao lado do bispo Paulo Lockmann, foi motivo de muita alegria participar deste momento. Ver um bispo brasileiro na presidência do Concílio Mundial Metodista é motivo de alegria e “santo orgulho” (hehehe). Somando-se às muitas responsabilidades que ele tem em seu ministério episcopal, destaco representante do Colégio Episcopal junto à Faculdade de Teologia. Eu, juntamente com o Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, tive a oportunidade de cumprimentá-lo logo após sua eleição e abraçá-lo em nome da comunidade da Fateo. Desejamos a ele um ministério abençoado na liderança deste egrégio Concílio.

SECRETÁRIO GERAL
O presidente compartilhou que o Dr. George H. Freeman, atual Secretário Geral, pretende aposentar-se ao final de 2011. Diante disso o Comitê de Indicações, já há algum tempo, nomeou o Bispo Ivan Abrahams (MCSA - South Africa) para já vir trabalhando ao lado do Dr. Freeman. Sendo assim, convidou o bispo Ivam para que dirigisse algumas palavras ao plenário. Logo após suas palavras, o presidente submeteu a matéria à votação que teve 304 votos favoráveis, 05 abstenções e 03 contrários.

CORDENADOR MUNDIAL DE JOVENS E JOVENS ADULTOS
Dr. George H. Freeman, comunicou que Fabíola, atual coordenadora mundial de jovens e jovens adultos estará deixando seu cargo no final do ano. Logo após apresentou John Thomas III (AME – USA), nome apresentado pelo Comitê de Indicações para suprir este cargo, convidando-o a dar uma breve saudação ao plenário.

SECRETARIA DE GENEBRA
Christine Elliott, apresentou uma proposta relativa ao cargo de secretário de Genebra. Após a apresentação e discussão do tema, a proposta foi aprovada com 237 votos favoráveis, 58 contrários e 5 abstenções.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE FINANÇAS
O Dr. Karl Stegall, Chairperson do Comitê de Finanças liderou a apresentação do relatório, auxiliado pelo tesoureiro, Dr. James W. Holsinger e o Chefe de finanças, Mr. Kirby Hickey. Após a apresentação e discussão, tanto a prestação de contas, quanto a proposta de orçamento para o próximo qüinqüênio foram aprovadas.

FUNDO DE DESENVOLVIMENTO
Ao discutir a proposta orçamentária do biênio 2012-2017, surgiu uma proposta de colocar como alvo de arrecadação para o Fundo de Desenvolvimento do Concílio, o valor de US 0,50 (cinqüentas centavos de dólar) para cada metodista. Segundo Holsinger, este valor seria suficiente para arrecadação do valor orçado. Após discussões, esta proposta foi aprovada.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE ECUMENISMO E DIÁLOGO
Dr. Robert Gribben liderou a apresentação do relatório, chamando a seu momento cada um dos responsáveis por apresentar sua parte no mesmo. Primeiramente relatou-se sobre o diálogo do Concílio Mundial Metodista com a Igreja Católica Romana e depois sobre o diálogo do mesmo com o Exército da Salvação.
Representantes de ambos os lados tiveram a oportunidade de rapidamente testemunhar sobre esta caminhada. Após as palavras de saudação, apresentou-se o trabalho da Comissão que tem dialogado com a Igreja Católica, buscando aproximação, diálogo e principalmente destacar os pontos de convergência das duas comunidades cristãs. Após discussão, o relatório foi acolhido, sendo aprovado o diálogo realizado até o momento e o fruto teológico desta abertura.

  

RELATÓRIOS:

COMITÊ DE EDUCAÇÃO
Dr. Amós Nascimento, coordenador do Comitê de Educação, liderou a apresentação do relatório. Convidando outros membros do comitê para partilharem sobre o relatório.






COMITÊ DE VIDA FAMILIAR
Dra. Bárbara Shaw compartilhou sobre a caminhada deste comitê e ressaltou sua responsabilidade e importância na sociedade atual.






FEDERAÇÃO MUNDIAL METODISTA DE MULHERES
Dra. Chita Millan compartilhou sobre o trabalho das mulheres metodistas ao redor do mundo.







FEDERAÇÃO MUNDIAL METODISTA DE HOMENS
Larry Malone compartilhou sobre a Federação de Homens Metodistas.

A reunião plenária foi suspendida às 17h35min com uma oração.

CONCÍLIO MUNDIAL METODISTA - um plenário em 5 línguas


TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

Para auxiliar na comunicação dos conciliares (membros, delegados e visitantes) o Concílio Mundial Metodista (WMC) disponibilizou a tradução simultânea do inglês para os seguintes idiomas: Português, Francês, Espanhol e Coreano. 

  

COMPARTILHANDO... CONCÍLIO MUNDIAL METODISTA - 1º DIA

COMPARTILHANDO...

Estas são anotações pessoais, que compartilho com meus amigos e amigas que visitam este blog. Lembrem-se, estas são as minhas leituras e perspectiva do World Methodist Council. Para mim tem sido uma oportunidade ímpar conhecer metodistas de vários lugares do globo terrestre e saber que temos projetos em comum. Mais do que palavras, verifica-se através de relatórios e conversas de corredor, os vários projetos de parcerias entre o povo metodista. Que Deus nos ajude a caminhar cada vez mais rumo ao diálogo e a conciliação. Que os metodistas possam ser reconhecidos por sua unidade que promove missão... missão que prega Jesus... Jesus que cura as nações.

ACOLHIDA

Igreja Metodista da África do Sul
Igreja Metodista da África do Sul acolhe todos os participantes do World Metodisth Concil (Concílio Mundial Metodista). Representando a igreja sul-africana falaram:1) Ivan Abrahams, Host Presiding Bishop, Igreja Metodista Sul Africana; 2) Bike Mike Voster, Bispo do Distrito da Costa KwaZulu Natal; 3) Sisifo Khuzwayo, pastor da Igreja Metodista Central de Durdan.

Presidente do WMC
Logo após a calorosa acolhida, o presidente do World Metodisth Concil , Dr. John Barret saúda a todos acolhendo para o egrégio concílio. Inicio suas palavras declarando que muitas coisas foram realizadas no último qüinqüênio. Parte das tarefas realizadas, foram respostas aos desafios lançados pela diretoria anterior e a outra parte, desafios que surgiram no decorrer da caminhada. Em sua visão, o presidente afirma que os metodistas precisam valorizar seu Concílio Mundial. Cita o fato de dedicar-se apenas 2 dias para o Concílio, enquanto a Conferência Mundial perdura 6 dias. Salientou que o Órgão que regulamenta as ações dos metodistas no mundo é a Conferência, mas sim o Concílio. Afirma que faz-se necessário priorizar e valorizar o WMC. Suas palavras são acolhidas com palmas.

RECOMENDAÇÕES PARA NOVAS IGREJAS MEMBROS
Dr. John Barret, presidente, partilha que durante o qüinqüênio foram acolhidas a Igreja Metodista Wesleyana da Nova Zelândia e a Igreja Metodista da Austrália. Isto é gratificante, pois acolhemos mais pessoas à unidade da família metodista. Logo após, apresentou o nome das três novas igrejas que seriam apresentadas ao plenário para serem acolhidas: 1)Methodist Church of Nepal, 2)Methodist Church The Gambia, 3)Methodist Church of Tanzania. Este momento foi marcado pelo testemunho das igrejas candidatas, que foram recebidas de forma festiva e ao som das palmas.

RELATÓRIOS

Relatório do Secretário Geral do CMW – Dr. George H. Freeman
Dr. Freeman iniciou suas palavras agradecendo a Deus por ter trazido a cada participante do Concílio em segurança, e afirmo que estes dias seriam momentos de alegria e comunhão entre os metodistas de todo o mundo. Afirmou que a equipe organizadora poderia ter preparado tudo a partir de seu escritório, mas que a verdadeira alegria e satisfação estava no encontro com as pessoas. Saber que não são números, mas pessoas com rosto.

Disse que há alguns dias foi questionado quanto ao por que de um Concílio Mundial Metodista e poor que este ainda sobrevive. Após raciocinar um pouco ele respondeu que faz parte do DNA do metodismo reunir-se para conciliar. Isto é essência do metodismo... dialogar e conciliar. Após a apresentação de suas atividades seu relatório foi acolhido com palmas.

Relatório do “Strategic Planning CommitteReport (Parte 1) - Bispa Sarah Davis
Bispa Sarah conclamou todos a entoar um hino de invocação a Espírito Santo e depois orou. Logo após ela apresentou uma proposta de emendas ao documento máximo do Concílio Mundial Metodista, a Constituição. Este documento foi preparado pela Comissão que está sob sua liderança, para apreciação do plenário, colaboração e votação em plenário. Após sua leitura e apresentação, vários membros do concílio se manifestaram quanto ao documento. A matéria não foi votada, ficando sobre a mesa para encaminhamento em tempo oportuno.

ENCERRAMENTO
A reunião plenária foi suspendida às 17h45min com uma oração pelo bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, vice-secretário do Concílio.

CHEGADA À JOHANNESBURG... POUSO DO AVIÃO



Esta foi a primeira vez que atravessei o oceano Atlântico. Tem sido uma experiência interessante a mudança de fuso horário. O vôo de São Paulo à Johannesburg durou nove horas. Como o avião tinha uma câmera externa que mostrava o tempo todo o que se passava do lado de fora, aproveitei para registrar o pouso de meu vôo em Johannesburg. Veja as fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...