terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMPARTILHANDO... CONCÍLIO MUNDIAL METODISTA - 1º DIA

COMPARTILHANDO...

Estas são anotações pessoais, que compartilho com meus amigos e amigas que visitam este blog. Lembrem-se, estas são as minhas leituras e perspectiva do World Methodist Council. Para mim tem sido uma oportunidade ímpar conhecer metodistas de vários lugares do globo terrestre e saber que temos projetos em comum. Mais do que palavras, verifica-se através de relatórios e conversas de corredor, os vários projetos de parcerias entre o povo metodista. Que Deus nos ajude a caminhar cada vez mais rumo ao diálogo e a conciliação. Que os metodistas possam ser reconhecidos por sua unidade que promove missão... missão que prega Jesus... Jesus que cura as nações.

ACOLHIDA

Igreja Metodista da África do Sul
Igreja Metodista da África do Sul acolhe todos os participantes do World Metodisth Concil (Concílio Mundial Metodista). Representando a igreja sul-africana falaram:1) Ivan Abrahams, Host Presiding Bishop, Igreja Metodista Sul Africana; 2) Bike Mike Voster, Bispo do Distrito da Costa KwaZulu Natal; 3) Sisifo Khuzwayo, pastor da Igreja Metodista Central de Durdan.

Presidente do WMC
Logo após a calorosa acolhida, o presidente do World Metodisth Concil , Dr. John Barret saúda a todos acolhendo para o egrégio concílio. Inicio suas palavras declarando que muitas coisas foram realizadas no último qüinqüênio. Parte das tarefas realizadas, foram respostas aos desafios lançados pela diretoria anterior e a outra parte, desafios que surgiram no decorrer da caminhada. Em sua visão, o presidente afirma que os metodistas precisam valorizar seu Concílio Mundial. Cita o fato de dedicar-se apenas 2 dias para o Concílio, enquanto a Conferência Mundial perdura 6 dias. Salientou que o Órgão que regulamenta as ações dos metodistas no mundo é a Conferência, mas sim o Concílio. Afirma que faz-se necessário priorizar e valorizar o WMC. Suas palavras são acolhidas com palmas.

RECOMENDAÇÕES PARA NOVAS IGREJAS MEMBROS
Dr. John Barret, presidente, partilha que durante o qüinqüênio foram acolhidas a Igreja Metodista Wesleyana da Nova Zelândia e a Igreja Metodista da Austrália. Isto é gratificante, pois acolhemos mais pessoas à unidade da família metodista. Logo após, apresentou o nome das três novas igrejas que seriam apresentadas ao plenário para serem acolhidas: 1)Methodist Church of Nepal, 2)Methodist Church The Gambia, 3)Methodist Church of Tanzania. Este momento foi marcado pelo testemunho das igrejas candidatas, que foram recebidas de forma festiva e ao som das palmas.

RELATÓRIOS

Relatório do Secretário Geral do CMW – Dr. George H. Freeman
Dr. Freeman iniciou suas palavras agradecendo a Deus por ter trazido a cada participante do Concílio em segurança, e afirmo que estes dias seriam momentos de alegria e comunhão entre os metodistas de todo o mundo. Afirmou que a equipe organizadora poderia ter preparado tudo a partir de seu escritório, mas que a verdadeira alegria e satisfação estava no encontro com as pessoas. Saber que não são números, mas pessoas com rosto.

Disse que há alguns dias foi questionado quanto ao por que de um Concílio Mundial Metodista e poor que este ainda sobrevive. Após raciocinar um pouco ele respondeu que faz parte do DNA do metodismo reunir-se para conciliar. Isto é essência do metodismo... dialogar e conciliar. Após a apresentação de suas atividades seu relatório foi acolhido com palmas.

Relatório do “Strategic Planning CommitteReport (Parte 1) - Bispa Sarah Davis
Bispa Sarah conclamou todos a entoar um hino de invocação a Espírito Santo e depois orou. Logo após ela apresentou uma proposta de emendas ao documento máximo do Concílio Mundial Metodista, a Constituição. Este documento foi preparado pela Comissão que está sob sua liderança, para apreciação do plenário, colaboração e votação em plenário. Após sua leitura e apresentação, vários membros do concílio se manifestaram quanto ao documento. A matéria não foi votada, ficando sobre a mesa para encaminhamento em tempo oportuno.

ENCERRAMENTO
A reunião plenária foi suspendida às 17h45min com uma oração pelo bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, vice-secretário do Concílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...