quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARCEBISPO ELIAS CHACOUR... tive oportunidade de conhecê-lo e ouví-lo... um verdadeiro pacificador.


Compartilho aqui quão impactante foi para mim ouvir as palavras do Arcebispo Elias Chacour, arcebispo de Akko , Haifa , Nazaré e de toda a Galiléia da Igreja Católica Melquita Grega . Ele é conhecido por seus esforços para promover a reconciliação entre árabes e israelenses.

Ele começou sua fala de forma provocativa, dizendo: "Eu sou um palestino, mas não estou armado. Eu sou um cristão-árabe-palestino ... uma figura complicada - rsssss”.

Destaco algumas outras frases marcantes de Charcour:

“Nós, na Palestina não pedimos solidariedade política, podemos fazer isso por nós mesmos, o que pedimos a vocês é solidariedade cristã. Precisamos estar em contato com os cristãos do mundo todo. Por isso, chamo a atenção dos irmãos para que ao visitarem a terra santa, não só visitem santuários e pedras, mas também os cristãos que lutam na Palestina...”

“Nós podemos superar todos os problemas com alguma humildade e realismo. Palestinos e israelenses não precisam aprender a viver juntos, eles precisam é se lembrar de como eles viveram juntos no passado...”

“Não podemos alcançar a paz com armas, alcançamos sim o medo e a guerra ...” 

“Como aprendemos com o povo da África do Sul; vamos responder ao ódio com o perdão ...”
Ele é um reconhecido defensor da não-violência. Em reconhecimento aos seus esforços humanitários recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio da Paz Mundial Metodista. Outros prêmios que podem ser destacados são: o Chevalier de la Legion d'Honneur , o Niwano Peace Prize (Japão), doutorados honorários de cinco universidade (incluindo Duke e Emory), bem como, em 2001 foi nomeado "Homem do Ano" em Israel.

Este arcebispo é um cristão verdadeiramente comprometido com a pacificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...