terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUER VIR APÓS MIM? NEGUE-SE A SI MESMO... TOME SUA CRUZ E SIGA-ME

Compartilho as anotações do sermão que preguei domingo pela manhã na Catedral Metodista de Piracicaba. Desejo que possa edificá-los ou mesmo servir como recurso homilético aos colegas pregadores e pregadoras da Palavra de Deus.




QUER VIR APÓS MIM?

NEGUE-SE A SI MESMO... TOME SUA CRUZ E SIGA-ME

TEXTO

21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;
25 pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?
27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

CONTEXTO

Mateus escreve o seu Evangelho no final do séc. I (anos 80/90), para comunidades que já haviam se acomodado a um cristianismo pouco exigente. Diante da proximidade das perseguições, necessitará reavaliar suas posturas e sua escala de valores. Por isso Mateus chama estas comunidades à realidade do evangelho de Cristo, onde o caminho percorrido foi marcado por confiança plena em no Senhor e não pelas facilidades deste mundo.

MENSAGEM

Nosso texto dividi-se em duas partes.


1ª PARTE: vers. 21-23

A primeira parte começa com o anúncio de Jesus de que está consciente de sua missão. O fato de ser fiel aos propósitos da missão o levará à Jerusalém e lá ela será morto. Diante disso, Pedro, representando a voz da comunidade dos discípulos, se opõe aos planos eternos. Jesus se dirige a Pedro com certa aspereza, com o objetivo de corrigir a perspectiva dos discípulos quanto ao plano de Deus. O plano de Deus não passa por triunfos humanos, nem por esquemas de poder e de domínio; pelo dom da vida e pelo amor até às últimas conseqüências.

2ª PARTE: vers. 24-28

Na segunda parte, Jesus instrui sobre as atitudes próprias do discípulo. Quem quiser ser discípulo de Cristo, tem de “renunciar a si mesmo”, “tomar a cruz” e segui-lo. Ou seja, renunciar ao seu egoísmo e auto-suficiência, para fazer da vida um dom a Deus e aos outros. A cruz é a expressão de um amor radical, que entrega a própria vida por amor. “Tomar a cruz” é ser capaz de gastar a vida – de forma total e completa – por amor a Deus e para que os irmãos sejam mais felizes.

APLICAÇÃO PASTORAL

Na reflexão, considerar os seguintes dados:

• A lógica dos homens (Pedro) X a lógica de Deus (Jesus).

A lógica dos homens aposta no poder, no domínio, no triunfo, no êxito; garante-nos que a vida só tem sentido se estivermos do lado dos vencedores, se tivermos dinheiro em abundância, se formos reconhecidos e incensados pelas multidões, se tivermos acesso às festas onde se reúne a alta sociedade, se tivermos lugar no conselho de administração da empresa.

A lógica de Deus aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos; garante-nos que a vida só faz sentido se assumirmos os valores do Reino e vivermos no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade.

Em nosso dia a dia estas duas perspectivas confrontam-se o tempo todo. Qual tem sido sua escolha? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...