terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMPARTILHANDO... 2º DIA CONCÍLIO MUNDIA METODISTA

MOMENTO DEVOCIONAL
Iniciamos os trabalhos com um rico momento devocional dirigido pelo Dr. Swee Hong Lim.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE INDICAÇÕES E PROCESSO DE VOTAÇÃO
O presidente, Dr. John Barret, apresentou o primeiro assunto do dia: eleição das pessoas que assumirão os cargos de liderança no próximo qüinqüênio no Concílio Mundial Metodista (World Metodisth Concil). Após a apresentação do relatório, o tema foi colocado em debate. Após várias observações, verificou-se que por não se ter aprovada a nova Constituição do Concílio (WMC) definindo os cargos e seus papéis, seria difícil dar continuidade ao processo de eleição. Diante disso o presidente colocou esta questão em votação, para que se decidisse pela continuidade com a discussão e posterior votação ou suspender o tema e voltar com ele após a aprovação da Constituição. Por poucos votos, o plenário decidiu pela continuidade do tema.
Após esgotar as discussões, todos os nomes foram aprovados, num total de 26 pessoas. Apresento abaixo apenas a diretoria:

Paulo Tarso de Oliveira Lockmmann – Presidente (Bispo – Brasil)

Sarah Francis Davis – Vice-presidenta (Bispa – Jamaica)

Tesoureiro – Kirby Hickey (Leigo – Estados Unidos)

ELEIÇÃO DO REVMO. BISPO PAULO LOCKMANN
Como brasileiro e pastor que tem trabalhado ao lado do bispo Paulo Lockmann, foi motivo de muita alegria participar deste momento. Ver um bispo brasileiro na presidência do Concílio Mundial Metodista é motivo de alegria e “santo orgulho” (hehehe). Somando-se às muitas responsabilidades que ele tem em seu ministério episcopal, destaco representante do Colégio Episcopal junto à Faculdade de Teologia. Eu, juntamente com o Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, tive a oportunidade de cumprimentá-lo logo após sua eleição e abraçá-lo em nome da comunidade da Fateo. Desejamos a ele um ministério abençoado na liderança deste egrégio Concílio.

SECRETÁRIO GERAL
O presidente compartilhou que o Dr. George H. Freeman, atual Secretário Geral, pretende aposentar-se ao final de 2011. Diante disso o Comitê de Indicações, já há algum tempo, nomeou o Bispo Ivan Abrahams (MCSA - South Africa) para já vir trabalhando ao lado do Dr. Freeman. Sendo assim, convidou o bispo Ivam para que dirigisse algumas palavras ao plenário. Logo após suas palavras, o presidente submeteu a matéria à votação que teve 304 votos favoráveis, 05 abstenções e 03 contrários.

CORDENADOR MUNDIAL DE JOVENS E JOVENS ADULTOS
Dr. George H. Freeman, comunicou que Fabíola, atual coordenadora mundial de jovens e jovens adultos estará deixando seu cargo no final do ano. Logo após apresentou John Thomas III (AME – USA), nome apresentado pelo Comitê de Indicações para suprir este cargo, convidando-o a dar uma breve saudação ao plenário.

SECRETARIA DE GENEBRA
Christine Elliott, apresentou uma proposta relativa ao cargo de secretário de Genebra. Após a apresentação e discussão do tema, a proposta foi aprovada com 237 votos favoráveis, 58 contrários e 5 abstenções.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE FINANÇAS
O Dr. Karl Stegall, Chairperson do Comitê de Finanças liderou a apresentação do relatório, auxiliado pelo tesoureiro, Dr. James W. Holsinger e o Chefe de finanças, Mr. Kirby Hickey. Após a apresentação e discussão, tanto a prestação de contas, quanto a proposta de orçamento para o próximo qüinqüênio foram aprovadas.

FUNDO DE DESENVOLVIMENTO
Ao discutir a proposta orçamentária do biênio 2012-2017, surgiu uma proposta de colocar como alvo de arrecadação para o Fundo de Desenvolvimento do Concílio, o valor de US 0,50 (cinqüentas centavos de dólar) para cada metodista. Segundo Holsinger, este valor seria suficiente para arrecadação do valor orçado. Após discussões, esta proposta foi aprovada.

RELATÓRIO DO COMITÊ DE ECUMENISMO E DIÁLOGO
Dr. Robert Gribben liderou a apresentação do relatório, chamando a seu momento cada um dos responsáveis por apresentar sua parte no mesmo. Primeiramente relatou-se sobre o diálogo do Concílio Mundial Metodista com a Igreja Católica Romana e depois sobre o diálogo do mesmo com o Exército da Salvação.
Representantes de ambos os lados tiveram a oportunidade de rapidamente testemunhar sobre esta caminhada. Após as palavras de saudação, apresentou-se o trabalho da Comissão que tem dialogado com a Igreja Católica, buscando aproximação, diálogo e principalmente destacar os pontos de convergência das duas comunidades cristãs. Após discussão, o relatório foi acolhido, sendo aprovado o diálogo realizado até o momento e o fruto teológico desta abertura.

  

RELATÓRIOS:

COMITÊ DE EDUCAÇÃO
Dr. Amós Nascimento, coordenador do Comitê de Educação, liderou a apresentação do relatório. Convidando outros membros do comitê para partilharem sobre o relatório.






COMITÊ DE VIDA FAMILIAR
Dra. Bárbara Shaw compartilhou sobre a caminhada deste comitê e ressaltou sua responsabilidade e importância na sociedade atual.






FEDERAÇÃO MUNDIAL METODISTA DE MULHERES
Dra. Chita Millan compartilhou sobre o trabalho das mulheres metodistas ao redor do mundo.







FEDERAÇÃO MUNDIAL METODISTA DE HOMENS
Larry Malone compartilhou sobre a Federação de Homens Metodistas.

A reunião plenária foi suspendida às 17h35min com uma oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...