quarta-feira, 30 de junho de 2010

Churrasco... pão... vinagrete... - amizade e comunhão

Hoje a noite participei de um churrasco na casa da família Caiuá. O Paulo estará completando anos na próxima semana. Como atual coordenador da Classe Alternativa (Escola Dominical de nossa igreja local) ele aproveitou o ensejo para convidar todos os participantes para um momento de confraternização em sua casa onde estariam  celebrando seu aniversário e também se despedindo da família Silveira (os pais são da classe - Antônio e Áurea). Aos poucos foram chegando os convidados, cada qual com sua contribuição em espécie (carne, linguiça, frango, queijo...). Foi uma noite descontraída e muito rica em amizade e comunhão. As fotos contam melhor a história. 

Reunião do Ministério de Liturgia

Hoje, das 16h às 17h30, realizamos mais uma reunião do Ministério de Liturgia. Estamos preparando o Culto Matutino de 11/06. O tema será: SOLIDARIEDADE. Serão utilizados os textos bíblicos sugeridos pelo Lecionário Cristão. O texto do Evangelho que servirá de base para toda a celebração é a parábola do Bom Samaritano. Estiveram presentes: Darlene (coordenadora), Lafaiette, Adolfo, Ivonete, Djanira e Clóris. Foi uma reunião muito edificante, pois investimos um bom tempo refletindo sobre o tema da solidariedade e a missão da igreja. Que Deus nos abençoe enquanto ministério para sermos bênção na vida da igreja.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Aniversário da Bia - Colégio Piracicabano

Ainda que o aniversário da Bia seja no dia 06 de julho, aproveitamos para realizar uma festinha juntamente com seus amiguinhos da escola, já que hoje era o último dia de aula. Portanto, no período da tarde, por volta das 16h ela comemorou com seus coleguinhas de classe seu aniversário de 3 aninhos. Todos que acompanharam nosso sonho, enquanto casal, de termos um bebê sabem o quanto a Beatriz é importante para nós. Eu e Valéria estamos muito felizes por vermos nossa filhinha crescendo e se desenvolvendo. 

Compartilho que o Colégio Piracicabano, com seus 128 anos de know-how, tem sido um  importante parceiro no processo educacional de nossa filha. Agradeço a Deus a oportunidade de ver a Bia amadurecendo seus conhecimentos a partir dos valores pregados por esta instituição educacional.

Como pai coruja, não poderia deixar de dizer: "Ela é uma gatinha".

Bodas de Ouro - Alfredo e Zenaide

Hoje a tarde tive a oportunidade de celebrar as Bodas de Ouro de um casal muito querido, Alfredo e Zenaide (casal Rebeque). Eles solicitaram realizar esta cerimônia de forma singela durante nossa Reunião de Oração (14h às 16h). Como eu estava responsável pela direção da reunião, preparei uma liturgia simples, porém significativa, para este momento singular. Após um breve momento de louvor (cânticos), convidei todos a uma reflexão à luz da Palavra de Deus. Utilizei dois textos bíblicos: Salmo 127 e Mateus 7.24-27. Logo após, realizamos um momento significativo de ação de graças e intercessão pelo casal e seus familiares. 
Porém, minha maior surpresa veio quando abri espaço para que os presentes pudessem externar seu carinho, homenageando o casal. Primeiramente foi a filha, Neiva, que testemunhou que apesar de todas as lutas e tribulações que eles possam ter passado, ela nunca viu seus pais gritarem. Agradecia a Deus pela educação e cuidado que os pais lhe proporcionou. Depois a presidente da Sociedade Metodista de Mulheres, Vera Alvim, dirigiu algumas palavras e logo após ofereceu um presente em nome de todas as sócias. As companheiras de cozinha da irmã Zenaide, ministério que ela exerce com dedicação e amor, também homenagearam o casal e ofereceram um presente. Uma vizinha, que acompanha o casal a 41 anos, também aproveitou o ensejo para tornar pública sua homenagem, testemunhando a idoneidade e companheirismo do casal Rebeque. A ajudante do lar, que acompanha o casal há 21 anos, também testemunhou sobre a vida exemplar dos irmãos Alfredo e Zenaide. 
Posso dizer que foi um momento muito emocionante. Eu afirmei lá e repito aqui, como é bom ver pessoas sendo homenageadas e honradas enquanto podem ouvir e ver. É uma pena que muitos deixem este momento somente para os funerais. Desejo ao casal as mais ricas bênçãos dos céus.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Minha "caipiracicabaninha" do coração - Beatriz

No sábado tive a oportunidade de juntamente com a Valéria (minha esposa) levar nossa filhinha (Beatriz) para participar de sua primeira "Festinha Junina". Comprar o vestido... prepará-la para a ocasião foi muito legal, mas o mais emocionante foi vê-la interagindo na hora da "quadrilha" e depois brincando com os amiguinhos. Louvo a Deus pelo filha que nos deu, a lindíssima "CAIPIRACICABANINHA" Beatriz. Os que me conhecem, já sabem que sou um pai coruja.

Veja mais fotos

domingo, 27 de junho de 2010

Culto Vespertino - Participação especial do Coro de Câmera de Piracicaba


Hoje, em nosso culto vespertino, tivemos a alegria de mais uma vez acolher o Coro de Câmera de Piracicaba para celebrar conosco. Nesta celebração foi apresentada uma composição do Maestro Ernst Mahle, regida pelo próprio compositor, intitulada: "Missa de São Paulo". 
Reconhecendo: 1) que a Igreja Metodista é um ramo do protestantismo e, portanto, não se utiliza da nomenclatura MISSA ao referir-se à celebração de seus cultos; 2) que historicamente, protestantes e católicos, criaram algumas barreiras relacionais que geraram divisões e preconceitos existentes até os dias de hoje; 3) que as peças musicais intituladas “missas” são cuidadosamente encaixadas em nossa liturgia; 4) que o Coro de Câmera de Piracicaba tem sido nosso parceiro em muitas celebrações e é composto por católicos e protestantes de várias tradições, em minha função pastoral de guiar o rebanho e auxiliá-los no amadurecimento de sua fé em Cristo, esclareci a toda a comunidade o significado do termo missa para os compositores de música sacra. Utilizei-me de um breve texto de D. Cidinha Mahle, esposa do compositor para auxiliar neste esclarecimento.
A missa é o principal ato litúrgico da Igreja Católica, porém, para os compositores ela tem um sentido mais exato: música composta para acompanhar as partes fixas da Missa, ou sejam o Kyrie, Glória, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. A Missa foi a forma de música que mais atraiu os compositores de todas as épocas e nenhum deles, de mais renome, deixou de escrever uma obra dessa natureza, por serem as letras da mesma, altamente inspiradoras. Pois no Kyrie pedimos a Deus que tenha piedade de nós; no Glória, adoramos o Senhor; no Credo proclamamos nossa fé em Deus onipotente; no Sanctus dizemos que ele é Santo e de como os céus e a terra estão cheios de sua glória e no Bendictus, proclamamos bendito o que vem em nome do Senhor. Já no Agnus Dei invocamos o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que Ele nos dê a paz. Assim, Palestrina, Victoria, Bach, Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Bruckner e compositors posteriores todos eles escreveram Missas.
 A irmã Sonia Dechen, regente do coral de nossa igreja local, fez a seguinte observação:




Compreendemos a importância que é ter a participação de um coro nos ajudando no louvor que queremos prestar a Deus.  Ter a participação de um regente da envergadura do Maestro Mahle é oportunidade imperdível!  E é oportunidade rara também, termos a participação de um maestro regendo sua própria composição”.

O culto foi um momento maravilhoso de louvor a Deus e de grande enlevo espiritual. Preparei uma liturgia que foi distribuída a todos os presentes (tínhamos muitas visitas). 


Veja mais fotos

Veja os SLIDES que utilizei no sermão

Compartilho a liturgia logo abaixo.



Culto Matutino - Tempo e Mudança (acolhida e despedida)

Hoje, em nosso culto matutino, realizamos uma celebração especial com o tema TEMPO & MUDANÇAS. Este culto foi a oportunidade de acolher a família do Rev. Tavernard (pastor coadjutor) e despedir da família Silveira.
O Rev. Tavernard já estava nomeado para a Catedral desde meados do ano passado, porém designado para as atividades da Chácara Rev. Cyrus B. Dawsey, principalmente a Escola Dominical Missionária. A partir de agora ele estará ampliando suas ações, me auxiliando também em algumas atividades da Catedral. Tenho sido o professor da Escola Dominical de seu filho, o Nasser, e tem sido muito legal acompanhar a família. Desejo que a família Tavernard, ou seja, o reverendo, a irmã Ivone e o Nasser sintam-se acolhidos e abençoados em nosso meio.
A Família Silveira chegou a 4 anos atrás em nossa comunidade advindos de Porto Velho-RO. Antonio Lafaiette e Áurea (pais) professores universitários vieram realizar seu doutorado. Agora que chegaram ao fim dos estudos estão retornando para suas atividades docentes. Posso dizer que toda a família marcou nossa comunidade. Tanto os pais, quanto Carol, Cecília e Pedro. Carol e Cecília são minhas alunas na Escola Dominical, boas alunas. O Pedro é um garotinho fanático por futebol que se tornou torcedor do XV de Piracicaba, além de torcer para o Inter é claro (influência do pai - coisa de gaúcho).
Apesar da mistura de sentimentos (alegria da acolhida e tristeza da despedida) o culto foi muito significativo e de grande enlevo espiritual. O Ministério de Culto e Liturgia preparou todos os atos do culto baseado em uma oração muito bonita, que a cada momento era lido pela irmã Clóris Alessi. O sermão foi pregado pelo Rev. Tavernard, baseado no texto bíblico de Eclesiastes 3.1-7.
Foi uma manhã abençoada!!!


Veja mais fotos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Compartilhando meus sermões na internet...

Estou colocando a disposição os vários materiais que tenho preparado no decorrer de meu ministério pastoral e docente. Tenho me utilizado de vários serviços da internet para tornar isso possível. Os Slides (PPS) estarei postando no SLIDESHARE. Estarei organizando os temas, títulos e datas dos sermões em meu site, que estará linkado ao Slideshare. De forma ilustrativa apresento abaixo o sermão que preguei no Domingo de Páscoa deste ano.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Palestra sobre Postura Corporal - Catedral Metodista de Piracicaba

Hoje a tarde (14h30 às 16h) realizamos uma atividade especial na Catedral Metodista de Piracicaba. Como fruto do Projeto de Revitalização da igreja local, o Ministério de Ação Docente e a Sociedade Metodista de Mulheres promoveram um encontro especial de capacitação com o tema "Postura Corporal". O palestrante foi o fisioterapeuta Dr. Paulo Caiuá especialista em fisioterapia biomecânica. 
Ele é membro da Catedral participando ativamente como coordenador da Classe Alternativa da Escola Dominical e integrante dos ministérios de Música e de Acolhimento. Foi um momento rico de conhecimento  e informação sobre o corpo humano e a busca por uma melhor qualidade de vida. 


VEJA MAIS FOTOS

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reunião do Ministério de Liturgia

Hoje das 16h às 17h30 o Ministério de Liturgia da Catedral Metodista de Piracicaba reuniu-se para preparar o culto matutino do próximo domingo (27/06). Decidimos que o tema do Culto será o TEMPO, tendo como base o texto bíblico de Eclesiastes 3:1-8. Preparar o culto já foi um momento de grande enlevo espiritual, acredito que teremos uma celebração maravilhosa. O sermão está sob a responsabilidade do Rev. Tavernard (pastor coadjutor) que estará pregando pela primeira vez na Catedral. Aproveitaremos a ocasião para acolher oficialmente toda a família pastoral. Nesta celebração também estaremos nos despedindo da família Silveira, que após três anos convivendo conosco retornam para Porto Velho no próximo mês. Há tempo de chegada e tempo de partida.

sábado, 19 de junho de 2010

A família Nogueira está paramentada para torcer pela seleção brasileira.

A copa do mundo chegou! 
Não costumo acompanhar os campeonatos de futebol. Nem mesmo acompanho meu time, PALMEIRAS. Mas no período da Copa do Mundo acompanho e torço fanaticamente pela seleção brasileira. Neste ano eu comprei vários apetrechos para animar a torcida organizada aqui de casa... eu, Valéria e Bia. Apesar do primeiro jogo, contra os norte-coreanos, ter sido muito "sem graça" a galera da geral aqui de casa estava animada... se bem, que no segundo tempo minhas companheiras de torcida foram cochilar e eu vi os gols sozinhos.

domingo, 13 de junho de 2010

Encontro Nacional de Mulheres - FATEO (Palestra)

Durante este final de semana, 11 a 13 de junho, nas dependências da FATEO (SBC) aconteceu o Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista promovido pelo Centro Otília Chaves  e apoiado pela Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres, com o tema: “Mulheres anunciam boas notícias”. Hoje pela manhã tive a oportunidade de ministrar o IV Painel deste encontro, com o tema “Anunciando Boas Notícias” e logo após participar do culto de encerramento. 

 
Iniciei o painel com a leitura bíblica de Eclesiastes 9.10a, que diz: "Tudo quanto te vier às mãos para fazer, fazê-o conforme as tuas forças". Após uma breve explanação sobre o texto, disse-lhes que não deveríamos ir além, bem como ficar aquém de nossas forças, ao realizar a missão de Deus.

Por se tratar de um painel, apresentei em 30 minutos o tema que me foi proposto e depois abri espaço para depoimentos, contribuições e questionamentos. O difícil foi retomar a palavra para concluir minha contribuição, pois várias mulheres participaram com testemunhos enriquecedores. Mesmo depois de encerradas as inscrições para o debate, muitas participantes pediram para compartilhar. Foi um momento rico de troca de experiências e de grande enlevo espiritual. 

Logo após foi realizado o culto de encerramento do Encontro com pregação da Palavra e celebração da Ceia do Senhor. A direção do culto ficou sob a responsabilidade da Federação de Mulheres da Quinta Região Eclesiástica e a pregadora foi a irmã Kátia Regina Torres, presidente da Federação. Tive a oportunidade de auxiliar na elaboração da liturgia e depois na celebração do culto. Compartilho que o sermão da irmã Kátia foi profundo, impactante e radicalmente didático. Que o Senhor a conserve assim, um VASO PARA A HONRA.

 Agradeço às pastoras Revda. Margarida e Revda. Suely, coordenadoras do Encontro, por me oportunizarem este momento marcante. Desejo que o Centro Otília Chaves continue a promover estes riquíssimos encontros de capacitação para as mulheres metodistas. Rogo a Deus que continue a abençoar a Confederação Metodista de Mulheres, e através dela, as várias Federações e Sociedades de nossa Igreja. Parabenizo a equipe de EVENTOS da FATEO pela competência e dedicação.

Assim como afirmei no início do painel, concluo minha partilha neste blog: "As mulheres metodistas estão muitos anos luz à frente de outras sociedades e ministérios  no que diz respeito a utilização dos recursos de comunicação social para a edificação e capacitação da igreja".


VEJA MAIS FOTOS - CLIQUE AQUI

sábado, 12 de junho de 2010

Encontro de Mulheres Metodistas - Distrito de Piracicaba

Hoje, 12 de junho das 8h às l7h na Igreja Metodista da Paulista aconteceu o Encontro de Mulheres Metodistas 2010 do Distrito de Piracicaba. Várias irmãs de nossa igreja local participaram integralmente deste encontro. Tive a oportunidade de participar em alguns momentos deste Encontro e ao final dirigir uma breve devocional de encerramento. Após a leitura bíblica de João 4, ressaltei o fato de que a mulher samaritana que estava no Poço de Jacó, após acolher a graça de Deus proclamada por Jesus, saiu ao encontro de outros, convidando a conhecerem esta graça e aquele que a pode promover. 

Parabenizo a Secretaria Distrital, irmã Zoé Barbosa, que coordenou com maestria o encontro. Louvo a Deus pela Igreja Metodista da Paulista (Piracicaba-SP) pelo acolhimento do Encontro e o oferecimento da alimentação. Que o Rev. Callaú (Pastor Titular) e a Revda. Romilde (Presidente da Sociedade Metodista de Mulheres), sejam ricamente ricamente abençoados pelo Senhor. Louvo a Deus pela vida e ministério da Revda. Ângela Pierangelli, que partilhou reflexões importantes, durante todo o dia. Que o Senhor continue a abençoar as mulheres de nossa igreja local, distrito e região através deste ministério/serviço abençoador (Sociedade Metodista de Mulheres).

Reunião do Ministério de Ação Administrativa - Catedral Metodista de Piracicaba



Agora pela manhã, o Ministério de Ação Administrativa de nossa igreja local está realizando sua terceira reunião após o início do Projeto de Revitalização da Catedral Metodista de Piracicaba. Estão presentes os seguintes irmãos e irmãs: Adriano Inácio Ferreira, Alfredo Rebeque, Ana Maria de Oliveira Orsini Rossi, Juscelino Rodrigues Monção Neto, Maria Aparecida Rossi, Maximiliano Monteiro, Pedro Luís Franco de Moraes, Priscila Barroso Segabinazzi, Rafael Januário Franco de Moraes, Rônalde Segabinazzi e Sonia Carmela Falci Dechen. Estamos dialogando sobre a continuidade do Projeto de Restauração de nosso prédio, já que ele é tombado como patrimônio histórico da cidade de Piracicaba. Que bom podermos retomar este projeto. Que Deus nos ajude.


VEJA MAIS FOTOS: CLIQUE AQUI

Palestra no Programa de Saúde da Família - Boa Esperança II

Hoje ministrei uma palestra intitulada "Ética profissional como fruto da vocação" para os funcionários da Unidade II do Programa de Saúde da Família do bairro Boa Esperança, Piracicaba, SP. Todas as sextas-feiras no período da tarde a equipe de funcionários realiza sua reunião semanal para diálogo, capacitação e avaliação. Após o momento de reflexão fomos para a cozinha do "Posto" onde foi servido um delicioso lanche. Agradeço a toda equipe pelo acolhimento e interesse em dialogar o tema. De forma especial agradeço à Valéria, minha esposa, que ao realizar suas atividades como mestrando em Saúde Coletiva pela FOP-UNICAMP, colocou-me em contato com esta equipe.  Agradeço também à Angela (enfermeira responsável pelo Posto), bem como à Lourdes (enfermeira) por acreditarem que eu poderia colaborar com a equipe. Após a experiência de ficar internado na UTI para tratar de uma pneumonia intersticial causada pelo vírus H1N1, tenho me sentido "chamado/vocacionado" a auxiliar os profissionais da saúde a compreenderem a importância de um tratamento humanizador para a recuperação do cliente/paciente. 


Utilizei o seguinte esboço para a palestra (veja abaixo)




quarta-feira, 9 de junho de 2010

Semana de Enfermagem 2010 - UNIMED Piracicaba - Depoimento de minha experiência na UTI em 2009


Nesta quarta-feira no período da tarde tive a oportunidade de participar do encerramento da "Semana de Enfermagem" do Hospital Unimed de Piracicaba. Fui convidado pela organização do evento para compartilhar minha experiência como cliente quando de minha internação na UTI para tratamento de uma pneumonia intersticial, resultante da Gripe A (H1N1). 
Como minha relação com a equipe de enfermagem havia sido boa e eu tornara público minha gratidão por seus cuidados, as enfermeiras Roberta Libardi e Rosana Berretta (que faziam parte da equipe organizadora e cuidaram de mim no hospital), sugeriram que eu participasse do evento compartilhando minhas impressões dos cuidados de enfermagem. Assim que fui procurado por elas aceitei o convite pois, sabia que era uma oportunidade ímpar de agradecer publicamente aos profissionais que cuidaram de mim, além de poder testemunhar aos profissionais cuidadores o quanto um tratamento humanizador pode ajudar na recuperação do paciente. 
Durante o período que fiquei internado na UTI me autorizaram ficar com meu laptop. Este fato me permitiu que enquanto eu passava por um momento muito sombrio (segundo o salmista, o "vale da sombra da morte") pudesse registrar muita coisa. Tenho um texto que está guardado em meu laptop onde falo de minhas percepções e sentimentos durante os 13 dias de internação, dentre os quais 11 foram em isolamento na UTI. Ainda não sei o que farei com o texto, mas por enquanto, ele aguarda seu primeiro aniversário (agosto de 2010), que me lembra também que é o primeiro de minha "segunda milha". Sou grato a Deus pelo seu cuidado para comigo e por ter usado várias pessoas como instrumentos de cuidado. 
Como afirmei através de um e-mail na época da internação e hoje na Semana de Enfermagem, a Bíblia Sagrada afirma através do salmo 91 que  "os anjos do Senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os guarda" e eu reconhecia que Deus usou os profissionais da saúde para serem estes anjos que me guardaram e cuidaram.  Espero ter sido um canal de bênção na vida destes profissionais.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Encontro Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical



Tive a oportunidade de participar deste encontro de forma integral. Como pastor de uma das igrejas da cidade e superintendente do distrito coloquei-me a disposição para auxiliar a equipe de apoio em algumas questões. Foi um prazer servir a área nacional da igreja. Ele aconteceu entre os dias 03 e 05 de junho de 2010 com a presença aproximada de 350 pessoas de todo Brasil. O tema do Encontro foi “Da Arte de Aprender à Alegria de Ensinar”. Além de oferecer 3 palestras, 24 oficinas e 4 painéis, este Encontro/Congresso permitiu o encontro e reencontro de muitos irmãos e a possibilidade de celebrações maravilhosas e de grande enlevo espiritual.

Nele também foram lançadas duas publicações frutos da parceria da Coordenação Nacional de Educação Cristã com a Faculdade de Teologia: “A Educação na Bíblia” do Bispo Josué Adam Lazier e “Todo ser que respira... a missão da música na Igreja” do Rev. Luiz Carlos Ramos.

Durante o Encontro foi lançada a campanha nacional de escola dominical “Escola Dominical feita pra mim e pra você” um chamado para todas as igrejas se unirem em prol do fortalecimento e valorização da Escola Dominical, que é marca da nossa história, da nossa tradição e a principal agência de educação cristã em nossa igreja.

Minha esposa (Valéria) e minha filhinha (Beatriz) também participaram e aprovaram. Inclusive elas ensaiaram para participar da coreografia que foi apresentada no culto de encerramento, mas devido a um imprevisto elas necessitaram viajar.



domingo, 6 de junho de 2010

Culto/Oficina "Cantando nossa fé" - Catedral Metodista de Piracicaba


Hoje, celebramos um culto matutino diferente. Como fruto de uma proposta do Ministério de Ação Docente de nossa igreja local realizamos um culto/oficina. Investimos o tempo do culto para nos capacitar como celebrantes. Capacitamo-nos enquanto cultuávamos e cultuávamos enquanto nos capacitávamos. Neste encontro privilegiamos a música.
Contamos com a participação especial de quatro irmãos da Faculdade de Teologia (Lisete ao teclado, Francisco no violão e no carron, bem como a Tainara e a Keny no vocal), de nossas irmãs Joanice e Rinalva.
Baseado no Livro “TODO SER QUE RESPIRA... A missão da música na igreja” do Rev. Luiz Carlos Ramos, lançado dois dias atrás no Congresso Nacional de Educação Cristã e de Escola Dominical, apresentei uma breve reflexão sobre o Salmo 150.




Confira as fotos acima (clique) e a liturgia abaixo.
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...