domingo, 6 de junho de 2010

Culto/Oficina "Cantando nossa fé" - Catedral Metodista de Piracicaba


Hoje, celebramos um culto matutino diferente. Como fruto de uma proposta do Ministério de Ação Docente de nossa igreja local realizamos um culto/oficina. Investimos o tempo do culto para nos capacitar como celebrantes. Capacitamo-nos enquanto cultuávamos e cultuávamos enquanto nos capacitávamos. Neste encontro privilegiamos a música.
Contamos com a participação especial de quatro irmãos da Faculdade de Teologia (Lisete ao teclado, Francisco no violão e no carron, bem como a Tainara e a Keny no vocal), de nossas irmãs Joanice e Rinalva.
Baseado no Livro “TODO SER QUE RESPIRA... A missão da música na igreja” do Rev. Luiz Carlos Ramos, lançado dois dias atrás no Congresso Nacional de Educação Cristã e de Escola Dominical, apresentei uma breve reflexão sobre o Salmo 150.




Confira as fotos acima (clique) e a liturgia abaixo.
  

CULTO/OFICINA
“Cantando nossa fé”

Piracicaba, 06 de junho de 2010 – 9h
Catedral Metodista de Piracicaba

PRELÚDIO/ACOLHIDA

Instrumental

Acolhimento

Aquecimento das vozes e exercício postural

ADORAÇÃO

Convite a adoração: Salmo 95 (leitura responsiva)
Dirigente: Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação.

Mulheres: Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.

Homens: Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.

Mulheres: Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem.

Homens: Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes.

Todos: Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.

Adoramos a Deus pelo que Ele é.

Leitura: Ap 4.8b

Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir”.

Hino: Louvor ao Deus Trino (HE 104)

Recitado
1. Santo! Santo! Santo! Deus onipotente} mulheres
Cantam de manhã nossas vozes com ardor} mulheres
Santo! Santo! Santo! Bom e verdadeiro! } homens
És Deus triúno, excelso Criador! } homens
Normal 2. Santo! Santo! Santo! Todos os remidos
Junto com os anjos proclamam teu louvor,
Antes de formar-se o firmamento e a terra
Eras, e sempre és, e hás de ser, Senhor!
Lentíssimo 3. Santo! Santo! Santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver tua glória sem tremor
Tu somente és santo; só tu és perfeito,
Deus soberano, imenso me teu amor.
Samba
4. Santo! Santo! Santo! Deus onipotente!
Tuas obras louvam teu nome com fervor.
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo!
És Deus triúno, excelso Criador.

CONFISSÃO
Convite a confissão:

Leitura: Amós 5: 21-24

Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene”.

Oração silenciosa

Oração Cantada:

Hora Bendita - HE (91)
1. Bendita a hora de oração,
Que acalma o aflito coração,
Que leva ao trono de Jesus
Os rogos para auxílio e luz!
Em tempos de cuidado e dor
Refúgio tenho em meu Senhor;
Vencendo o ardil e a tentação,
Bendigo a hora de oração.

Senhor, eu preciso de Ti - HE 92
1. Eu creio, Senhor, na divina promessa,
Vitórias já tive nas lutas aqui,
Contudo, é mui certo que a gente tropeça,
Por isso, Senhor, eu preciso de ti.
3. Bem sei que nas preces eu posso buscar-te,
Jamais dessa bênção na vida eu descri.
Contudo, é possível que eu dela me aparte,
Por isso, Senhor, eu preciso de ti.
A ti , Senhor elevo a minha alma - Salmo 25 adptado por Luiz Carlos ramos; música Lisete Espíndola (samba).

A ti Senhor elevo a minha alma (4x)

Deus m eu em Ti confio plenamente
Meus lábios não se cansam de Ti adorar
Tu és o Deus da minha salvação
Tua bondade dura para sempre.

Alivia o coração que sente dor
E tira-me da angustia e da aflição
E tem compaixão, liberta este aflito coração
E tem compaixão e redime este pobre coração
E guia este novo coração.

LOUVOR

Convite ao louvor:

Cânticos
Tua fidelidade é grande
Tua fidelidade incomparável é
Ninguém como tu bendito Deus
Grande é Tua fidelidade

Tu és fiel Senhor meu Pai celeste
Pleno poder aos teus filhos darás
Tua mercê me sustenta e me guarda
Tu és fiel Senhor, fiel a mim

Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim;
Tua mercê me sustenta e me guarda,
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

Então minh’alma canta a Ti Senhor
Grandioso és Tu. Grandioso és Tu.

Sede fiéis, sede fiéis
E a Cristo imitai.
Ministério do Acolhimento:

Cânticos - crianças

Escola Dominical - Zeni S. Lima / Umberto Cantoni – Fabiano Lozano

Amiguinho, sê bem vindo
A um lugar especial
Onde nós nos reunimos
Em Escola Dominical.

Nossa escola se alegra
Em poder te receber
Com amor e amizade,
Alegria e prazer.

Nós queremos convidar-te
Pra conosco trabalhar
Anunciando a vida nova
Que Jesus nos veio dar.

Aleluia... glória ao Senhor (tradicional)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Glória ao Senhor

Glória ao Senhor
Aleluia
Glória ao Senhor
Aleluia
Glória ao Senhor
Aleluia

Glória ao Senhor

EDIFICAÇÃO

Salmo 150

AÇÃO DE GRAÇAS

Declaração da Instituição da Ceia do Senhor
Dirigente:         Amados irmãos e irmãs, o Senhor Deus onipotente, nosso Pai Celestial, entregou Jesus Cristo, seu unigênito Filho, à morte de cruz para nossa redenção. E o Senhor, pela oferta de si mesmo, feita uma só vez, fez um sacrifício pleno, perfeito e suficiente pelos pecados de toda a humanidade; e instituiu perpétua recordação de sua morte, ordenando-nos, em seu Evangelho, que a continuemos até a sua segunda vinda. Portanto, agradecidos, consagremo-nos a Deus em resposta ao seu amor.

Litania de Ação de Graças
Dirigente:         Elevai os vossos corações.
Congregação: Ao Senhor os elevamos.
Dirigente:         Demos graças ao Senhor nosso Deus.
Congregação: Assim fazê-lo é digno e justo.
Dirigente:         É verdadeiramente digno, justo e de nosso estrito dever, que em todos os tempos e lugares te rendamos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente e eterno Deus. Portanto, louvamos e engrandecemos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre e dizendo:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente. Os céus e a terra estão cheios da tua glória. Glória te seja dada, ó Senhor altíssimo. Amém.

Oração de Consagração
Dirigente:         Toda a glória seja a ti, ó Pai onipotente, Pai nosso celestial! Obedientes à instituição de teu ama­do Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, nós realiza­mos aqui, diante de tua divina majestade, o memorial que teu Filho nos mandou celebrar, tendo na lembrança sua bendita paixão e morte, sua poderosa ressurreição e ascensão, rendendo-te graças de todo co­ração pelos inumeráveis benefícios com que elas nos agraciam. E humildemente nós te suplicamos, ó Pai, que nos ouças com teu Filho Jesus Cristo, conceda-nos o Espírito Santo e, por tua infinita bondade, consagres os dons de pão e vinho para que, recebendo-os segundo a instituição de teu Filho, nós sejamos participantes do seu abençoado corpo e sangue, para todo o sempre. Amém.

Oração de Humilde Acesso
Todos:            Ó misericordioso Pai, nós humildemente te imploramos que nos santifiques com o teu Espírito e abençoes as dádivas do pão e do vinho, a fim de que o pão que vamos comer seja a comunhão do corpo de Cristo e o vinho que vamos beber seja a comunhão do sangue de Cristo. Concede-nos a graça de alcançar a unidade da fé e crescer em todas as coisas naquele que é o Cabeça, Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Memorial
Dirigente: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante mo­do, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim” (1Co 11.23-25).

Convite e distribuição dos elementos
Processional

DEDICAÇÃO

HE 414 - INTENTOS  DE  DEUS (cânone)
1. Os seus intentos cumpre Deus
No decorrer dos anos.
Ele executa seu querer
De acordo com seus planos.
Eia! Aproxima-se o final!
Bem perto o dia vem
Quando a glória de Deus
Há de o mundo inundar,
Como as águas cobrem o mar.


2. Desde o longínquo norte ao sul,
Em todos os recanto,
Sai a mensagem do Senhor
Da boca de seus santos.
Nações e povos atendei,
O seu apelo ouvi,
Para a glória de deus
Vir ao mundo inundar,
Como as águas cobrem o mar.


3. Com a bandeira de Jesus,
Unidos caminhemos;
Seu Evangelho, a salvação,
Ao mundo anunciemos.
Contra o pecado e todo o mal
Lutemos com vigor,
Para a glória de Deus
Vir ao mundo inundar,
Como as águas cobrem o mar.


4. Trabalho nosso vão será,
Se Deus não for presente;
Só ele o esforço aqui bendiz,
E é quem nutre a semente
Eia! Aproxima-se o final!
Bem perto o dia vem
Quando a glória de Deus
Há de o mundo inundar,
Como as águas cobrem o mar.


Oração Final

Bênção

Amém Quíntuplo


POSLÚDIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...