Hoje, em nosso culto vespertino, tivemos a alegria de mais
uma vez acolher o Coro de Câmera de Piracicaba para celebrar conosco. Nesta celebração
foi apresentada uma composição do Maestro Ernst Mahle, regida pelo próprio compositor,
intitulada: "Missa de São Paulo".
Reconhecendo:
1) que a Igreja Metodista é um ramo do protestantismo e, portanto, não se
utiliza da nomenclatura MISSA ao referir-se à celebração de seus cultos; 2) que
historicamente, protestantes e católicos, criaram algumas barreiras relacionais
que geraram divisões e preconceitos existentes até os dias de hoje; 3) que as
peças musicais intituladas “missas” são cuidadosamente encaixadas em nossa
liturgia; 4) que o Coro de Câmera de Piracicaba tem sido nosso parceiro em
muitas celebrações e é composto por católicos e protestantes de várias
tradições, em minha função pastoral de guiar o rebanho e auxiliá-los no
amadurecimento de sua fé em Cristo, esclareci a toda a comunidade o significado do termo missa para os compositores de música sacra. Utilizei-me de um breve texto de D. Cidinha Mahle, esposa do compositor para auxiliar neste esclarecimento.
“A missa é o principal ato litúrgico da Igreja Católica, porém, para os compositores ela tem um sentido mais exato: música composta para acompanhar as partes fixas da Missa, ou sejam o Kyrie, Glória, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. A Missa foi a forma de música que mais atraiu os compositores de todas as épocas e nenhum deles, de mais renome, deixou de escrever uma obra dessa natureza, por serem as letras da mesma, altamente inspiradoras. Pois no Kyrie pedimos a Deus que tenha piedade de nós; no Glória, adoramos o Senhor; no Credo proclamamos nossa fé em Deus onipotente; no Sanctus dizemos que ele é Santo e de como os céus e a terra estão cheios de sua glória e no Bendictus, proclamamos bendito o que vem em nome do Senhor. Já no Agnus Dei invocamos o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que Ele nos dê a paz. Assim, Palestrina, Victoria, Bach, Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Bruckner e compositors posteriores todos eles escreveram Missas."A irmã Sonia Dechen, regente do coral de nossa igreja local, fez a seguinte observação:
“Compreendemos a importância que é ter a participação de um coro nos ajudando no louvor que queremos prestar a Deus. Ter a participação de um regente da envergadura do Maestro Mahle é oportunidade imperdível! E é oportunidade rara também, termos a participação de um maestro regendo sua própria composição”.
Veja mais fotos
Veja os SLIDES que utilizei no sermão
Compartilho a liturgia logo abaixo.
CULTO VESPERTINO
27/06/2010
“missa de São
Paulo”
Obra do Maestro Ernst Mahle
Participação especial
do Coro de Câmera de Piracicaba sob a regência do maestro Ernst Mahle
Como igreja,
adoramos ao Senhor
Intróito:
Coro de Câmera de Piracicaba:
Em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo
A vós graça e
paz!
Acolhida
e chamado à adoração:
Hino Congregacional: Louvor ao
Deus Trino – HE 104
1. Santo! Santo! Santo! Deus onipotente
Cantam de manhã nossas vozes com ardor
Santo! Santo! Santo! Bom e verdadeiro!
És um só Deus, excelso Criador!
2. Santo! Santo! Santo! Todos os remidos
Junto com os anjos proclamam teu louvor,
Antes de formar-se o firmamento e a terra
Eras, e sempre és, e hás de ser, Senhor!
3. Santo! Santo! Santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver tua glória sem tremor
Tu somente és santo; só tu és perfeito,
Deus soberano, imenso me teu amor.
Cantam de manhã nossas vozes com ardor
Santo! Santo! Santo! Bom e verdadeiro!
És um só Deus, excelso Criador!
2. Santo! Santo! Santo! Todos os remidos
Junto com os anjos proclamam teu louvor,
Antes de formar-se o firmamento e a terra
Eras, e sempre és, e hás de ser, Senhor!
3. Santo! Santo! Santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver tua glória sem tremor
Tu somente és santo; só tu és perfeito,
Deus soberano, imenso me teu amor.
4. Santo! Santo! Santo! Deus onipotente!
Tuas obras louvam teu nome com fervor.
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo!
És Deus triuno, excelso Criador.
Tuas obras louvam teu nome com fervor.
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo!
És Deus triuno, excelso Criador.
Como igreja,
confessamos ao Senhor
Chamado
à confissão :
“Portanto, assim como por
um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a
morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm 5:12)
Oração
Audível: Coro de Câmera de Piracicaba
- Kyrie
Senhor, tende
piedade
Proclamação
do Perdão :
“... pois todos pecaram e
carecem da glória de Deus, sendo
justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo
Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para
manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os
pecados anteriormente cometidos; tendo
em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser
justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.(Rm 3.23-26)
Louvor:
Coro de Câmera de Piracicaba - Glória
Glória a Deus
nas alturas
Coro de Câmara de Piracicaba:
Epistola de S. Paulo: 1Co 13 (Meditação)
Ainda que eu
falasse
As línguas
dos homens e dos anjos
Se não tiver
caridade
Sou como o
bronze que soa
Ou címbalo
que tine
Mesmo que eu
tivesse o dom da profecia
E conhecesse
todos os mistérios
E toda a
ciência
Mesmo que
tivesse toda a fé
A ponto de
transportar montanhas
Se não tiver
caridade
Não sou nada
E ainda que
distribuísse
Todos os meus
bens
Em sustento
dos pobres
E entregasse
meu corpo para ser queimado
Nada disso me
aproveitaria
A caridade é
paciente, é benigna
A caridade
não é invejosa
Não se ufana,
não se ensoberbece,
Não é
ambiciosa
Não busca
seus próprios interesses
Não se irrita,
não se alegra com a injustiça
Mas se
rejubila com a verdade
Tudo
desculpa, tudo crê,
Tudo espera,
tudo sofre
As profecias
passarão
As línguas
cessarão
E a ciência
findará
A caridade
jamais há de acabar
Aclamação do Evangelho:
O Evangelho é
uma força vinda de Deus
Para a
salvação de todos os que crêem
No Evangelho
se revela a justiça de Deus
E pelo
Evangelho sereis salvos
No Evangelho
resplandece a glória de Cristo
Que é a
imagem de Deus
Afirmação de fé: – Credo
Creio em um
só Deus
Mensagem: Rev. Paulo Dias Nogueira
Como igreja , nos dedicamos ao Senhor
Coro de Câmara de Piracicaba:
Ofertório:
Deus ama
aquele que dá com alegria
Quem semear
no espírito
Do espírito
colherá a vida eterna
Não nos
cansemos de fazer o bem
Porque, a seu
tempo colheremos
Deus é
poderoso
Para fazer
transbordar em vós todos os bens
Ele
multiplicará a vossa semente
E aumentará
os frutos de vossa justiça
Adoração:
Santo e
Bendito
Consagração dos dízimos e das ofertas
Ministério de Acolhimento
Coro de Câmara de Piracicaba:
Cordeiro de
Deus
Cordeiro de
Deus
Justificados
pela fé
Justificados
pela fé temos a paz de Deus
Por meio de
Nosso Senhor Jesus Cristo
Por Ele temos
acesso a essa graça
Na qual
estamos firmes
E nos
gloriamos na esperança
De possuir um
dia a glória de Deus
A esperança
não ilude
Porque o amor
de Deus foi derramado
Em vossos
corações pelo Espírito Santo
Alegrai-vos
Alegrai-vos
sempre no Senhor
Seja
conhecida de todos vossa mansidão
O Senhor está
perto
Alegrai-vos
no Senhor
Oração
Final e Despedida:
Benção
Apostólica: Coro de Câmara de
Piracicaba - A paz de Deus
A paz de Deus, que está acima de todo
entendimento
Guarde vossos corações e vossos espíritos
Em Cristo
Jesus, amem!
Poslúdio:
Participações
Especiais
Celebrante: Rev.
Paulo Dias Nogueira
Organista: Vera
Cantoni
Ministério do Acolhimento
Coro de
Câmara de Piracicaba:
Sopranos: Ana Foizer, Andréia
Vieira, Juliana Defacio, Graziele Tinós, Guilherme Monis Jr., Mônica Moraes,
Maria A. Mahle, Nara Sebastião, Raissa Amaral, Vera Vieira.
Contraltos: Ângela Tuppy,
Elisa Ayres, Lígia Mokreys, Luciana Pimpinato, Maria Regina Eckert, Odete
Ribeiro, Sonia Dechen.
Tenores: Anderson de Oliveira, Antônio
Pessotti, Cláudio Costa, Cláudio Vieira, Daniel Pedroso, Everson Paduan,
Roberto Gallo.
Baixos: Edison
Cerignoni, Levi dos Santos, Manoel Elias Maoly, Norberto Vieira, Sergio Pimpinato,
Silvio Pimentel Martins, Antonio Carlos Garcia.
Solistas: Ana Foizer, Mônica Moraes e Raissa Amaral (sopranos), Graziele Tinós (meio-soprano),
Sonia Dechen (contralto), Antonio Pessotti e Cláudio Vieira (tenores),
Norberto Vieira (baixo).
Preparadora do conjunto: Cidinha Mahle
Pianista: Eliana Asano
Ernst Mahle – nasceu em Stuttgart em 1929 e mudou-se para o Brasil
em 1951. Foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, em 1953, onde
exerceu cargo de diretor artístico durante 50 anos. É naturalizado brasileiro
desde 1962, membro da Academia Brasileira de Música e premiado em diversos concursos
de composição.
Alguns esclarecimentos sobre a participação do Coro de
Câmera de Piracicaba na Catedral Metodista
Reconhecendo:
1) que a Igreja Metodista é um ramo do protestantismo e, portanto, não se
utiliza da nomenclatura MISSA ao referir-se à celebração de seus cultos; 2) que
historicamente, protestantes e católicos, criaram algumas barreiras relacionais
que geraram divisões e preconceitos existentes até os dias de hoje; 3) que as
peças musicais intituladas “missas” são cuidadosamente encaixadas em nossa
liturgia; 4) que o Coro de Câmera de Piracicaba tem sido nosso parceiro em
muitas celebrações e é composto por católicos e protestantes de várias
tradições, em minha função pastoral de guiar o rebanho e auxiliá-los no
amadurecimento de sua fé em Cristo, compartilho abaixo um breve texto escrito
por D. Cidinha Mahle esclarecendo o que seja MISSA, enquanto gênero musical.
Portanto, não permita que este momento sublime de celebração e grande enlevo
espiritual seja minimizado por “preconceito” ao uso de uma palavra. Veja o
texto abaixo. (Rev. Paulo)
“A missa é o principal ato litúrgico da Igreja
Católica, porém, para os compositores ela tem um sentido mais exato: música
composta para acompanhar as partes fixas da Missa, ou sejam o Kyrie, Glória,
Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. A Missa foi a forma de música que
mais atraiu os compositores de todas as épocas e nenhum deles, de mais renome,
deixou de escrever uma obra dessa natureza, por serem as letras da mesma,
altamente inspiradoras. Pois no Kyrie pedimos a Deus que tenha piedade de
nós; no Glória, adoramos o Senhor; no Credo proclamamos nossa fé em Deus
onipotente; no Sanctus dizemos que ele é Santo e de como os céus e a terra
estão cheios de sua glória e no Bendictus, proclamamos bendito o que vem em
nome do Senhor. Já no Agnus Dei invocamos o Cordeiro de Deus que tira o pecado
do mundo e que Ele nos dê a paz. Assim, Palestrina, Victoria, Bach,
Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Bruckner e compositores posteriores todos
eles escreveram Missas”. (Cidinha Mahle)
Nenhum comentário:
Postar um comentário