segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS - Vida e Missão do Dr. Ken Yamada - Palavra Pastoral, Palavras de Homenagens e Palavra de Agradecimento do Dr. Ken Yamada (Catedral Metodista de Piracicaba)




Ontem no Culto Matutino da Catedral Metodista de Piracicaba realizamos uma celebração especial de ação de graças. Aproveitando a visita do Dr. Ken Yamada, Assistente Especial da Secretaria Geral da Junta de Educação e responsável pelo Fundo Global de Educação Metodista para Desenvolvimento de Liderança, ao Brasil, especialmente à Piracicaba, o COGEIME solicitou à nossa igreja local que permitisse homenagearem o ilustre visitante no momento do culto. O Rev. Luis de Souza Cardoso, Secretário Executivo do COGEIME e também um dos pastores da Catedral, preparou toda a liturgia. Foi um momento de grande enlevo espiritual. Apresento abaixo as palavras do Rev. Luis sobre o motivo desta celebração:
"O COGEIME presta uma homenagem especial de gratidão e ações de graças pela vida e ministério educacional do Dr. Ken Yamada, cuja ação se estende por mais de três décadas em dezenas de países de todos os continentes, por meio de suas funções na Junta de Educação Superior e Ministério. No final deste mês o Dr. Yamada estará deixando as suas atividades na Junta de Educação, para gozar de uma merecida aposentadoria, depois desse longo tempo de profunda dedicação, compromisso e dedicação com a educação metodista no mundo todo. Seu testemunho é de fato marcante e deixa uma contribuição e legado histórico de incomensurável significado."


Por convite do COGEIME o Prof. Dr. Almir de Souza Maia, que presidiu o COGEIME por vários anos , e atuou como diretor geral do Instituto Educacional Piracicabano e reitor da UNIMEP, bem como acompanhou o ministério do Dr. Ken por 32 anos, dirigiu uma palavra especial de gratidão e homenagem. Logo após, o Prof. Dr. Marcio de Moraes, Diretor Superintendente do COGEIME, Diretor Geral do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS) e Reitor da Universidade Metodista de São Paulo UMESP (UMESP), bem como integrante da Junta Diretiva da Associação Internacional de Escolas Metodista, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU) dirigiu algumas palavras e presenteou o homenageado. Assista o vídeo abaixo:


PALAVRA DO PROF. DR. ALMIR NA ÍNTEGRA... LEIA ABAIXO

Neste momento de celebração e ação de graças pela vida do Dr. Ken Yamada, agradeço ao COGEIME pelo convite que me fez para resgatar sua participação e contribuição à área educacional metodista em nosso país.  Tenho consciência de não realizá-la plenamente, mas aceitei com satisfação a tarefa que me foi confiada pelo COGEIME. 
Conheço Ken Yamada há cerca de trinta anos e neste período temos compartilhado sonhos e desafios na comunidade metodista, especialmente na área educacional. Somos irmãos de caminhada, de fé e missão. (CLIQUE ABAIXO E CONTINUE A LEITURA)

Ken é uma pessoa humilde, discreta, serena e atenciosa.  Tenho acompanhado o seu ministério e posso assegurar sua dedicação à missão educacional metodista. Portanto, é uma tarefa prazerosa registrar a sua contribuição à educação metodista, em especial, à educação brasileira, através do COGEIME, e, de forma particular, sua relação com  a UNIMEP e Colégio Piracicabano, em Piracicaba.
Inicio esta manifestação afirmando que Ken Yamada é, reconhecidamente, uma das mais proeminentes personalidades e lideranças mundiais comprometidas com a educação metodista numa perspectiva wesleyana. Segundo Roger Ireson, ex-Secretário Geral da GBHEM e Presidente da IAMSCU, com quem trabalhou muitos anos, Ken é uma das lideranças mais valiosas da Igreja Metodista na área de administração do ensino superior. Sua visão e criatividade têm multiplicado as oportunidades educacionais disponíveis aos estudantes em universidades ao redor do globo.   
Destaco em sua trajetória a atenção especial a programas de formação de liderança, avaliação e expansão da educação metodista. Entre inúmeras contribuições, tem tido uma atuação relevante no projeto da Africa University desde o seu início. Participou ativamente no processo de criação, implantação e sustentação da IAMSCU em seus vinte anos de existência (1991/2011).  Sua contribuição mais recente é a criação e o desenvolvimento do Fundo Global Metodista para Educação, criado em 2006 pela Igreja Metodista Unida. Desde então tem coordenado esse projeto. O braço latino americano do Fundo, a partir de março 2008, é administrado pelo COGEIME, por indicação de Ken, conforme acordo celebrado entre a GBHEM da Igreja Metodista Unida e o COGEIME.                       
Como resultado deste destacado trabalho, Ken tem recebido o reconhecimento da comunidade internacional pelas  suas atividades em prol da missão educacional em praticamente, todos os continentes onde a obra educacional metodista se faz presente (África, América  Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, Europa), abrangendo cerca de 70 países. Sua presença pode ser sentida pelo mundo afora. Vale destacar, entre inúmeras homenagens, uma recebida mais recentemente em Washington. Durante a 6ª Conferência da IAMSCU foi anunciada a criação do “Prêmio Ken Yamada para Lideranças Destacadas” (Flame of Excellence).  Na ocasião, ele foi o primeiro condecorado com o Prêmio que leva seu nome.
No contexto latinoamericano, em especial no Brasil, quero testemunhar, juntamente com vários de seus amigos e suas amigas, o carinho de Ken pela América Latina ao escolhê-la para a sua última viagem de serviço, antes da aposentadoria, depois de servir mais de trinta anos à GBHEM.
 Com relação ao Brasil podemos afirmar que sua colaboração às instituições metodistas já acontece há mais de três décadas. No início dos anos 1980, no Peabody College, da Vanderbilt University, em Nashville, Tennessee, já colaborava com a capacitação em nível de pós-graduação de docentes da UNIMEP. À época, Ken Yamada era Diretor de Pesquisas Educacionais da Divisão de Ensino Superior da GBHEM.
É importante ressaltar um fato histórico que traduz o começo da colaboração de Ken à educação metodista brasileira.  Em 1987 o COGEIME iniciou uma nova trajetória, com a aprovação pela Igreja do Sistema Metodista de Educação (SME), implantado com o propósito de acompanhar o desenvolvimento  das instituições educacionais do país. Um dos eixos dessa nova etapa do COGEIME era direcionado à área internacional, já no contexto do chamado movimento de globalização. Nesse novo desafio pudemos contar com o significativo apoio de Ken Yamada, na época Secretário Geral Assistente da Divisão de Educação Superior do GBHEM (1987/1988), que  abriu um canal de comunicação com mais de 120 instituições educacionais ligadas à Igreja Metodista Unida dos EUA. Fomos incluídos nos programas e eventos acadêmicos da NASCUMC, associação que congrega as instituições educacionais metodistas nos EUA.
 Nosso objetivo era a formalização de um Convênio de Cooperação Internacional. Recordo-me de seu apoio e consideração ao COGEIME, já na década de 1990, quando lideramos  um vasto programa de cooperação e aproximação com as instituições dos dois países. A partir de 1987 iniciamos as conversações e em agosto de 1989 Ken e John White estiveram no Brasil, ocasião em que foi discutida a minuta do Convênio, posteriormente assinado, em 3 de março de 1990, entre o Colégio Episcopal, COGEIME e NASCUMC.  Mais tarde (2008), Ken afirmou que essa internacionalização era “a visão com a qual a GBHEM estava procurando trabalhar”.
Este Convênio abriu inúmeras parcerias com programas, projetos de intercâmbios acadêmicos, publicações, visitas, etc. Foi viabilizada a oportunidade de realização de muitas viagens de grupos para os EUA e para o Brasil. Como exemplo, a primeira dessas missões, em dezembro de 1990,  levou aos Estados Unidos 24 reitores e diretores das escolas metodistas brasileiras. Depois, em maio de 1992, recebemos no Brasil um grupo de 14 reitores e dirigentes das instituições americanas. Esses acontecimentos foram amplamente noticiados nos jornais e boletins do COGEIME e NASCUMC.
Em 2008 este Convênio foi ampliado com a assinatura de outro instrumento de cooperação, centrado em programas da área de educação, entendida como prioridade para o desenvolvimento da  missão da Igreja Metodista.
Ao longo de sua relação com o continente latinoamericano, eu sou uma testemunha da dedicação  de Ken à causa educacional, apoiando as iniciativas da ALAIME, criada em 1997.  Ele esteve conosco em encontros, reuniões de trabalho, congressos e conferências, patrocinados pelo COGEIME e ALAIME, que aconteceram em diversos países. Tenho absoluta consciência do significado de sua vida  como parte da missão de Deus para a redenção do homem e da mulher.
Quero registrar, finalmente, um fato pessoal. Ao deixar as minhas funções como dirigente do IEP/UNIMEP e Presidente da ALAIME, continuei atuando na área educacional, com o estímulo de Ken Yamada, desenvolvendo voluntariamente projetos de pesquisas sobre educação metodista.  O último deles foi sobre a história da IAMSCU (1991/2011), cujos resultados foram apresentados na 6ª Conferência da IAMSCU, ocorrida no final de julho de 2011 em Washington, DC.
Finalizando, podemos afirmar que Ken Yamada é um cidadão do mundo e, para ele, à semelhança de Wesley, o mundo é a sua paróquia.  Rendemos graças a Deus pela sua vida e testemunho, desejando-lhe as mais abundantes bênçãos na sua caminhada nessa nova etapa de sua existência.

Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós  as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra de nossas mãos”. Salmo 90.17


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...