sábado, 29 de outubro de 2011

CRISTÃO, CRENTE, PROTESTANTE OU EVANGÉLICO?


Se perguntarmos a uma pessoa que frequenta nossas igrejas se ela é cristã, crente, protestante ou evangélica, ela ficará  momentaneamente confusa. Na tentativa de responder, algumas enfatizarão diferenças entre os termos, outras dirão que se trata da mesma coisa, porém há muita confusão.

Segundo o Prof. Dr. Mendonça, que foi um exímio pesquisador do protestantismo e especificamente do protestantismo brasileiro, enquanto na Europa e nos Estados Unidos os cristãos católicos e não-católicos se auto-identificam como cristãos, sendo secundária a identificação pelo ramo a que pertencem, no Brasil, assim como em toda a América Latina, a auto identificação protestante e denominacional tem sido  fundamental . Este fato tem uma história.

Como julgo este tema interessante e curioso, compartilho neste breve artigo sobre quais circunstâncias surgiram os termos e seus significados naquele momento.

CRISTÃO: Esta expressão já é citada na Bíblia (At 11.26; 26.28; 1Pe 4.16). Segundo alguns estudiosos do Novo Testamento este termo já era usado desde 44 d.C. quando ocorreu os eventos narrados no texto de At 11.26. Outro texto que demonstra a utilização do termo no 1séc é At 26.28, quando , o Rei Herodes Agripa II, a maior autoridade do local, disse a Paulo: "Por pouco me persuades a me fazer cristão." — At 26:28. Portanto, desde Antioquia da Síria (44 d.C.) aqueles que seguem a Cristo podem ser chamados de cristãos.

PROTESTANTE: Este termo vem do alemão e significa declaração pública de protesto, foi utilizado pelos príncipes luteranos contra a decisão da Dieta de Speyer de 1529, que reafirmou o Édito de Worms de 1521, banindo as 95 teses de Lutero. Ele não foi aplicado aos reformadores propriamente ditos, mas ao movimento que foi crescendo e protestando contra a Igreja oficial. Este termo foi ganhando um forte acento pejorativo e preconceituoso por parte do catolicismo.

EVANGÉLICO: Termo cunhado pelo movimento evangelical. Este movimento surgiu no início do século XIX na Europa e depois se expandiu para os Estados Unidos. Ele foi uma reação frente expansionismo ultramontanista católico. Diante dessa força católica os protestantes se uniram através de ligas e alianças no propósito de fortalecer alguns princípios doutrinários comuns que os ajudasse a combater esse movimento. Pode-se chamar de uma “frente unida” evangélica. A auto-identificação de “evangélico” era individual e significava o compromisso da pessoa com esse conjunto de princípios doutrinários. Antes do indivíduo pertencer a uma denominação, ele era “evangélico”.

CRENTE: Diferentemente do que muitos possam imaginar que esta expressão signifique aquele que crê, no contexto do protestantismo brasileiro ela tem um significado sectarista e preconceituoso.  Foi introduzida pelos missionários norte-americanos (protestantismo de missão) que para identificar as pessoas que iam aderindo às suas denominações, diziam este agora é verdadeiramente crente. Ou seja, era aquele que, abandonando suas antigas crenças e práticas religiosas (catolicismo), “convertiam-se” verdadeiramente às novas doutrinas.

Ainda que estes termos tenham seus significados específicos e um momento histórico definido, parece haver uma interpretação que movimenta o interior de nossas comunidades e alimenta o senso comum. Atrevo-me a dizer que muitos definem assim as expressões:


CRISTÃOS
CONCEITO – os que seguem a Cristo.

PROTESTANTE
CONCEITO - São as igrejas mais históricas (antigas); 
PRECONCEITO – São aqueles que protestam contra Deus.

EVANGÉLICO
CONCEITO – Aqueles que seguem o evangelho; 
PRECONCEITO – São os crentes da classe média.

CRENTE
CONCEITO – Aqueles que crêem; 
PRECONCEITO – Evangélicos pobres.

Os termos precisam ser entendidos a partir de seu contexto (sitz in leben) e valorizado. Por isso, a pessoa pode-se se considerar um cristão, protestante, evangélico, crente e (metodista, presbiteriano, assembleiano, etc). A pessoa trás em si a tradição de muitos movimentos. Portanto, se bem entendidos e utilizados, estes conceitos muito podem nos ajudar. Espero ter ajudado um pouco.

3 comentários:

  1. Olá irmão, a paz do Senhor. Gostei de seu post, deixa a mente mais clara e um verdadeiro entendimento com relação as divisão das denominações. Frequento a Igreja Assembléia de Deus e me considero: Cristão, evangélico, crente e também Protestante. Não me considero Protestante pelo fato de protestar "contra" Deus, mas de protestar contra tudo que está em desacordo com A Bíblia Sagrada que é a nossa regra de Fé.

    Continue com Deus, forte abraço.

    Se desejar visite: www.musicocristao.com

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito meu irmão. Agora me autodenomino como cristã protestante metodista.Paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Sou da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos e lá nos chamamos de crentes, evangélicos e PRINCIPALMENTE CRISTÃOS.
    Não me considero protestante, eu NÃO protesto.
    Não gosto de quando falam mal da minha religião, mas também não gosto que falam mal de outras religiões.
    Acho que se você não gosta da religião da pessoa, beleza. Mas o MÁXIMO que você pode fazer é orar por essa pessoa.
    Obrigada.
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...