quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CORO DE CÂMERA DE PIRACICABA PARTICIPA DO CULTO VESPERTINO NA CATEDRAL METODISTA DE PIRACICABA EM 09.10.11




Como pastor da Catedral Metodista de Piracicaba, tenho a oportunidade de acolher vários corais e orquestras em nossos cultos. Dentre as muitas apresentações, algumas delas eram MISSAS. A pergunta para alguém que não esteja acostumado com música erudita, seria como pode uma igreja protestante celebrar uma missa? Aproveito este momento para esclarecer que MISSA no contexto da música erudita é um gênero musical. Embora este gênero leve em consideração os momentos litúrgicos da celebração católica, ele pode ser adaptado para todo tipo de celebração cristã. A título de curiosidade, a maior MISSA de todos os tempos (Missa em si menor) foi composta por um protestante (Bach).

Aqui na Catedral tenho aproveitado as belas apresentações dos corais e orquestras da cidade para celebrarmos juntos ao Senhor (coro, orquestra, igreja e visitantes), ouvirmos uma boa música durante os cultos e convidarmos visitantes para ouvir as peças e a proclamação da Palavra de Deus.

O Coro de Câmera de Piracicaba no último domingo (09.10.11) apresentou a Missa Pentatônica para Coro Misto versão 2010  do Maestro Ernst Mahle. Conforme o nome diz, Escalas Pentatônicas são formadas de cinco tons (do grego "penta", cinco).  Essas escalas são muito usadas em música folclórica de vários países.  Mais recentemente, compositores clássicos como Claude Debussy e Maurice Ravel também as usaram em suas peças.  Ernst Mahle as usou nesta sua Missa para Coro Misto.  Além das partes litúrgicas (Senhor, tende piedade de nós, Glória, Santo, Hosana, Bendito, Cordeiro de Deus), nesta versão 2010 da Missa Pentatônica, composta em 1972, Mahle inseriu: Canto de Entrada, Salmo 23, Aclamação, Ofertório e dois Cantos de Comunhão (Louva ó minha alma, louva o Senhor e Cantai ao Senhor um canto novo).

Foi numa linda celebração. Parabéns ao Coro de Câmera de Piracicaba e especialmente ao Maestro Mahle e D. Cidinha. Aos que desejarem assistir parte da apresentação é só clicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...