sexta-feira, 3 de abril de 2015

SERMÃO - Páscoa... vitória da vida sobre a morte

No Domingo de Páscoa, muito mais do que saborear deliciosos ovos de chocolate, somos convidados a celebrar a vitória da vida sobre a morte. Aproveito o ensejo para contar um pouco da história desta celebração, bem como fazer um convite a todos vocês. Que este domingo seja um dia de esclarecimento e compromisso.


A Páscoa é uma festa muito antiga do povo hebreu. Teve seu início com os pastores nômades, que no verão mudavam-se de local, em busca de novos pastos para seus rebanhos. Antes de cada viagem eles celebravam uma grande festa.

Quando da experiência de libertação do jugo egípcio, esta festa foi reinterpretada pelo povo hebreu, como a memória do livramento que Deus dera ao povo, guiando-os rumo à terra prometida.

Jesus, o Filho do Deus Vivo, reinterpreta novamente esta celebração dizendo que o pão passaria a significar seu corpo e o cálice seu sangue, símbolos da nova aliança de Deus com Seu povo.

Com a ressurreição de Jesus, todos os seus projetos e promessas ressuscitaram. A partir daí a Igreja reinterpretou a festa como sendo a vitória de Jesus sobre a morte.  

A festa da PÁSCOA, portanto, desde sua origem significou a vitória da vida sobre a morte. É o momento oportuno de optar pela vida em meio a tantos sinais de morte. Segundo o Calendário Litúrgico esta é uma festa que dura 50 dias. Tem seu início no Domingo de Páscoa e encerra-se com a celebração do Pentecostes.

LEITURA BÍBLICA: Atos 10.34-43
34 Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
35 pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.
36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou,
38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;
39 e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro.
40 A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto,
41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos;
42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos.
43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Nosso texto é um resumo de tudo que aconteceu a Jesus por realizar a missão que o Pai lhe dera.  Ele veio ao mundo para pregar um novo reino, mas o mundo não acolheu sua mensagem preferindo condená-lo à morte de cruz. PORÉM, Deus o ressuscitou dos mortos, dando lhe poder para redimir a humanidade de seus pecados e reconciliá-la com Deus

Estamos diante de um discurso de Pedro que chamamos de KERIGMA. O livro de Atos apresenta dois protagonistas principais: PEDRO e PAULO. O primeiro representa a igreja que se desenvolveu entre os judeus e o segundo a igreja gentílica.

A igreja é a continuadora desta missão. Tal como os discípulos, ela continua a proclamar a nova vida em Jesus Cristo, aquele que pode remir o homem de todos os seus pecados. PORTANTO, em meio a todos os sinais de morte existentes neste mundo, somos chamados a proclamar a VIDA em Jesus. ELE VENCEU A MORTE.


Sejamos fiéis à nossa vocação. Preguemos a Cristo o único capaz de gerar uma nova vida - vida em abundância. Festejemos juntos esta longa e significativa festa… festa da VIDA… da RESSURREIÇÃO… do RENOVO… da REVITALIZAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...