sábado, 18 de abril de 2015

Dinâmica de Grupo - Caricaturando Conflitos existentes nas igrejas locais.


Durante esta semana, dias 14 a 16 p.p., participei do Curso de Capacitação para Missionários/as Designados/as e Aspirantes ao pastorado e prebiterado. Tive a oportunidade, juntamente com meu amigo e companheiro de estudos Rev. Márcio Divino de Oliveira de dirigir o momento de reflexão sobre os seguintes temas: "Gestão de Conflitos na Igreja Local" e "Resiliência Ministerial".



Uma das dinâmicas de grupo realizada foi a de caricaturar algumas situações de conflitos na igreja local. Baseado numa definição de Ariano Suassuna sobre caricatura, expliquei o significado e comentei o que gostaria que eles fizessem. Para que você leitor possa entender o que eu disse, apresento abaixo uma declaração de Suassuna em uma de suas aulas-espetáculo disponíveis no YOUTUBE. Segundo ele o primeiro a a explicar o riso foi Aristóteles. Ele deu a seguinte definição de cômico: "O cômico é uma desarmonia de pequenas proporções e sem conseqüências dolorosas". A caricatura é uma arte do cômico e se baseia na desarmonia. É muito difícil caricaturar uma mulher bonita, porque suas feições são harmoniosas e não tem o que exagerar. Na caricatura ressalta-se os olhos esbugalhados, o nariz pontudo, os lábios grossos, etc,  porém, sem levar a conseqüências dolorosas. Disse-lhes então que gostaria que eles de forma artística exagerassem em algumas desarmonias existentes em nossas relações interpessoais na igreja.



Foi neste momento que abri a "caixa preta" cheia de meus badulaques (vários tipos de óculos, diversas perucas, gravatas e máscaras). Pedi que eles pensassem em quais desarmonias eles queriam encenar. De posse de seus adereços eles começaram a representar. Foi um momento de muita descontração, alegria, risos e reflexão profunda. Os participantes foram tremendamente criativos. Vejam algumas fotos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...