quarta-feira, 1 de abril de 2015

Celebrando a Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã


Ontem, 31/03/2015, tive a oportunidade de participar de uma celebração muito especial. Por convite do Grupo de Comunhão do Campos Elíseos (Igreja Metodista Central de Campinas) dirigi a reunião onde celebramos a Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã. Utilizando os vários elementos/alimentos e sua simbologia, retornamos ao deserto relembrando dos grandes feitos do Senhor e fomos caminhando até chegar na mais significativa experiência cristã que é a ressurreição de Jesus. 

Comemos a erva amarga (almeirão) para recordar dos momentos amargos da caminhada. Experimentamos o pão sem fermento relembrando que não há tempo para realizar projetos pessoais (levedar a massa) quando Deus nos ordena a caminhar rumo à libertação. Provamos o ovo cozido, rememorando os tempos de adversidade que nos amadureceram e nos fizeram ser melhores pessoas. Saboreamos a maçã com mel lembrando-nos que em meio às adversidades do deserto o povo de Deus caminhava rumo à promessa de Deus: terra que mana leite e mel. Comemos o cordeiro recordando que foi o seu sangue pintado nos umbrais da porta que protegeram os primogênitos dos Israelitas do "anjo da morte". Numa visão cristológica, relembramos que foi o sangue do cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que nos livrou do pecado e da morte. 

Em cada um destes momentos litúrgicos, além de degustarmos os alimentos fazendo uso de nosso paladar para compreender os vários momentos da caminhada humana sobre a terra, os participantes compartilharam experiências relativas à cada um deles. Houve momentos de choro e de risos durante estas partilhas. Encerramos o momento cúltico com a celebração da Ceia do Senhor. Em meio aos momentos litúrgicos entoamos vários cânticos, os quais a muito tempo não cantávamos:  Deus está aqui, O povo de Deus, No Egito escravo eu fui, Assim como a corça, Porque Ele vive e Estamos aqui Senhor. Ao final nossos anfitriões, Rosi e Adail, nos ofereceram um delicioso jantar. Foi um momento ímpar onde revisitamos nossa própria história como povo de Deus e a atualizamos. Tempo de grande enlevo espiritual.




Delicioso prato preparado por nossos anfitriões - Rosi e Adail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...