quinta-feira, 8 de maio de 2014

Em junho iniciam-se 2 Polos de CFE na sub-região missionária da 5ª RE

No próximo mês, junho de 2014, iniciaremos o Curso de Formação para Evangelistas (CFE) em dois polos da Sub-Região Missionária da 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista (Cuiabá e Rondonópolis).

CONHEÇA O CURSO... INSCREVA-SE JÁ.

Curso semipresencial com uso da plataforma moodle (EaD)

I. OBJETIVO DO CURSO

Capacitar discípulas e discípulos que receberam o chamado ministerial laico para atuar no desenvolvimento e estabelecimento do trabalho evangelístico e missionário a partir da igreja local na perspectiva da vivência do tema da Igreja – Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão – e que expresse a identidade de Comunidade Missionária a Serviço do Povo.

II. ESTRUTURA DO CURSO

O Curso corresponde a 400 horas/aula e será ministrado no sistema semi-presencial (aulas presenciais e uso da plataforma moddle) - EaD. O Curso está organizado em dois núcleos: comum e específico.
O Núcleo Comum corresponde a 120h/a e é composto pelas mesmas matérias do módulo introdutório dos Cursos de Formação de evangelistas e Formação de Diáconos e Diaconisas.
O Núcleo Específico corresponde a 250h/a e é composto de conteúdos que aprofundam, capacitam e apontam desafios para a área específica de atuação do/a Evangelista.
Durante todo o curso o/a aluno/a desenvolve atividades práticas, em forma de Estágio Supervisionado (30h/a), visando fortalecer o princípio da indissossiabilidade da prática e da teoria missiológica, da academia e do campo missionário.


 n

 



NÚCLEO COMUM (mínimo de 120 h/a)
Compõe o núcleo comum aos cursos de Formação Missionária, Formação dos/as evangelistas e Formação de Diáconos e Diaconisas os seguintes conteúdos:

a) ÁREA DE BÍBLIA

Introdução à Bíblia.
Ementa: aborda uma visão panorâmica da Bíblia, enfocando temas como o contexto histórico, geográfico e literário das Escrituras Sagradas.
(Prof. Rafael Rogério)

Métodos de Estudo da Bíblia.
Ementa: apresenta recursos e técnicas de estudo e com destaque para uma leitura bíblica na realidade brasileira. Objetiva oferecer um panorama, técnicas e estratégias para a utilização da Bíblia nas atividades que envolvem as ações da Igreja.
(Prof. Rafael Rogério)


b) ÁREA DE HISTÓRIA, TEOLOGIA E ECLESIOLOGIA

História do Metodismo.
Ementa: Analisa a História do Metodismo utilizando-se de subsídios apresentados pela Ciência Histórica, situando o lugar próprio do movimento metodista na história geral do cristianismo com destaque aos acontecimentos históricos que permitiram o surgimento e a expansão do Metodismo na Inglaterra, EUA e Brasil;
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas
Ementa: Apresenta as principais ênfases teológicas do metodismo e as suas práticas sócio-eclesiais mais características, destacando a teologia da graça e distinguindo as tendências e os movimentos que influenciaram de modo peculiar a teologia e a ação de João Wesley. Estuda os documentos que norteiam as ações missionárias da Igreja Metodista no Brasil e sua organização
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

c) ÁREA DE MISSÃO

Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão.
Ementa: Analisa os fundamentos bíblicos e teológicos da missão da Igreja Metodista à luz do PNVM (Plano Nacional para a Vida e Missão) e o PNM (Plano Nacional Missionário), enfatizando a dimensão da inclusão como eixo das ações missionárias.
(Prof. Fabiano Rodrigo)

Liderança e Missão
Ementa: apresenta o conceito de liderança como um processo de influência para obter resultados. O/a Evangelista é apresentado como líder que contribui para que os objetivos da Igreja na sua missão de salvação sejam alcançados.
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

NÚCLEO ESPECÍFICO (mínimo de 250 h/a)

Culto e Liturgia
Ementa: desenvolve subsídios orientadores, em acordo com a teologia e prática do metodismo, para a elaboração e celebração do culto.
 (Prof. Paulo Dias Nogueira)

Pregação – preparação e apresentação (sermão)
Ementa: apresenta subsídios orientadores que auxiliam na elaboração e apresentação do sermão. Uma busca de excelência na pregação, através de uma comunicação envolvente, criativa e eficaz.
 (Prof. Paulo Dias Nogueira)

Educação Cristã
Ementa: apresenta os conteúdos próprios da Educação Cristã com ênfase na Escola Dominical e os princípios de implementação, organização e desenvolvimento ressaltando seu potencial evangelístico.
(Profª Karina Sahb)

Estratégias para o crescimento da igreja
Ementa: auxilia na compreensão do tema, levando em consideração os aspectos Qualitativo, Quantitativo e Orgânico. Capacita para a elaboração de atividades e projetos de evangelização na localidade onde a igreja está inserida.
(Prof. Rogério Caputti)

Análise de Conjuntura - Contextualização
Ementa: Auxilia o missionário na compreensão da análise de conjuntura política, social, cultural e eclesiológica do contexto geral do país e mais especificamente do local onde se realizará a missão.
(Prof. Fabio Cosme)

Organização e Missão da Igreja Local
Ementa: fornece recursos necessários para planejar, organizar, coordenar, dirigir e avaliar as atividades e projetos da igreja, enfatizando a capacidade de trabalho em equipe e o entendimento da estrutura organizacional da igreja.
(Prof. Bruno Sahb)

Discipulado
Ementa: aborda as bases bíblicas e teológicas do discipulado a partir dos documentos normativos da Igreja Metodista produzidos pelo Colégio Episcopal. Apresenta também metodologia da implementação e exercício do discipulado nas atividades das igrejas, fortalecendo a dinâmica dos pequenos grupos.
 (Prof. Fabio Cosme)

Espiritualidade do/a Missionário/a
Ementa: estuda, incentiva e promove uma prática de espiritualidade que fortaleça o trabalho missionário com ênfase no discipulado, tutoria/mentoria, autoconhecimento, e saúde integral (física, mental e espiritual).
(Prof. Roberto Magalhães)

Ações Pastorais – visitação, aconselhamento e acolhimento
Ementa: reflete sobre o tema da pastoral (ministério) do/a evangelista, apresentando subsídios que o capacite para as tarefas de visitação, aconselhamento e acolhimento.
 (Prof. Osni Ferreira)

Estágio Supervisionado
Ementa: visa oferecer, sob supervisão pastoral, oportunidade ao/à aluno/a de desenvolver sua vocação nos ministérios da igreja local, congregações ou pontos missionários (local, distrital ou regional). Esta tarefa será aferida através de relatórios apresentados na plataforma no decorrer de todo o curso. 
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

III. ENCONTROS
O curso está estruturado em três encontros:

I ENCONTRO
História do Metodismo
Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas
Culto e Liturgia
Pregação – preparação e apresentação do sermão
Liderança e Missão


II ENCONTRO
Introdução à Bíblia
Métodos de Estudo da Bíblia
Organização e Missão da Igreja Local
Educação Cristã
Missão Urbana - contexto da cidade


III ENCONTRO
Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão
Espiritualidade do Evangelista - vida devocional
Estratégias para o crescimento da igreja
Discipulado
Ações Pastorais do Evangelista – visitação e acolhimento

IV. HABILITAÇÃO
Ao final do Curso o Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) oferece Certificado de Conclusão do Curso que habilita o/a evangelista à consagração e envio em nível local ou distrital. Havendo interesse da Região Eclesiástica, a partir de decisão episcopal, o egresso do curso pode receber designação na forma da regulamentação do Missionário Designado para a plantação de igreja em área prioritária da Região Eclesiástica.

V. CORPO DOCENTE

Prof. Paulo Dias Nogueira

Bacharel em Teologia (UMESP); Graduado em História (UFMT); Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Radialista - Locução (SENAC), Diretor do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco; Pastor da Igreja Metodista no Jardim Pacaembu - Campinas; Presidente do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (UMESP).

Prof. Rafael Rogério de Oliveira

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Tangará da Serra - MT.



Prof. Bruno de Oliveira Sahb

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Primavera do Leste - MT; Superintendente Missionário da Sub-Região Missionária - 5RE da Igreja Metodista...


Profª Karina Sahb
Bacharel em Teologia (UMESP); Pastora da Igreja Metodista em Primavera do Leste - MT... 

Prof. Rogério Caputi

Curso de Formação Teológico Pastoral (IEMBSF); Pastor da Igreja Metodista em Cuiabá - MT...

Prof. Fabiano Rodrigo Magalhães Lima

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Peixoto de Azevedo - MT...

Prof. Roberto Magalhães dos Santos

Bacharel em Teologia (UMESP); Especialista em "Docência no Ensino Superior" (UNICID); Cursando Licenciatura em História (Claretiano); Pastor da Igreja Metodista em Jaciara - MT.

 Prof. Fábio Cosme da Silva

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Rondonópolis - MT...
  
Prof. Osni Ferreira Benedito

Bacharel em Teologia (IMA - Instituto Metodista da Amazônia); Pastor da Igreja em Várzea Grande - MT
  
Prof. Marcio Divino de Oliveira

Bacharel em Teologia (UMESP); Graduado em Filosofia (UNIMEP); Especialista em: Psicopedagogia (UGF); Metodologia do Ensino Fundamental (UFG); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais (UNIFEI). Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Marília - SP.

VI. INVESTIMENTO
R$ 420,00: 3 parcelas de R$ 140,00
1ª parcela no 1º encontro
2ª parcela no 2º encontro
3ª parcela no 3º encontro

VII. DATA, LOCAL E INSCRIÇÕES (POLO CUIABÁ)
1º encontro:  07 e 08 de junho de 2014
2º encontro:  27 e 28 de setembro de 2014
3º encontro:  07 e 08 de março de 2015
Formatura: junho de 2015
Igreja Metodista Central de Cuiabá: Rua Tietê, 250, Jd Paulista
Site: www.metodistacuiaba.com.br
E-mail: contato@metodistacuiaba.com.br
Fones (65) 3054-2036 / 3052-1248

VIII. GRADE DE HORÁRIO (POLO CUIABÁ)

Junho de 2014 (1º Encontro)
Sábado - 07
História do Metodismo - Paulo Dias Nogueira (9h45 - 12h)
Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas - Paulo Dias Nogueira (13h30 - 15h45)
Culto e Liturgia - Paulo Dias Nogueira (16h - 18h15)
Liderança e Missão - Paulo Dias Nogueira (19h45 - 22h)
Domingo - 08
Pregação – preparação e apresentação do sermão - Paulo Dias Nogueira (8h45 - 11h)

Setembro de 2014 (2º Encontro)
Sábado - 27
Introdução à Bíblia - Rafael Rogério de Oliveira (9h45 - 12h)
Métodos de Estudo da Bíblia - Rafael Rogério de Oliveira (13h30 - 15h45)
Organização e Missão da Igreja Local - Bruno de Oliveira Sahb (16h - 18h15)
Educação Cristã - Karina Leite Santana Sahb (19h45 - 22h)

Domingo - 28
Análise de Conjuntura - Contextualização - Rogério de Jesus Caputi (8h45 - 11h)

Março de 2015 (3º Encontro)
Sábado - 07
Espiritualidade do Evangelista - vida devocional - Roberto Magalhães (9h45 - 12h)
Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão - Fabiano Rodrigo (13h30 - 15h45)
Discipulado - Fábio Cosme (16h - 18h15)
Ações Pastorais do Evangelista - Osni Ferreira (19h45 - 22h)

Domingo - 08
Estratégias para o crescimento da igreja - Rogério de Jesus Caputi (8h45 - 11h)

IX. DATA, LOCAL E INSCRIÇÕES (POLO RONDONÓPOLIS)
1º encontro:  21 e 22 de junho de 2014
2º encontro:  11e 12 de outubro de 2014
3º encontro:  21e 22 de março de 2015
Formatura: junho de 2015
Igreja Metodista em Rondonópolis: Av. Marechal Rondon, 1626, Centro
Site: www.metodistarondonopolis.com.br
Fone (66) 3423-3828

X. GRADE DE HORÁRIO (POLO RONDONÓPOLIS)

Junho de 2014 (1º Encontro)
Sábado - 21
História do Metodismo - Paulo Dias Nogueira (9h45 - 12h)
Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas - Paulo Dias Nogueira (13h30 - 15h45)
Culto e Liturgia - Paulo Dias Nogueira (16h - 18h15)
Liderança e Missão - Paulo Dias Nogueira (19h45 - 22h)
Domingo - 22
Pregação – preparação e apresentação do sermão - Paulo Dias Nogueira (8h45 - 11h)

Outubro de 2014 (2º Encontro)
Sábado - 11
Introdução à Bíblia - Rafael Rogério de Oliveira (9h45 - 12h)
Métodos de Estudo da Bíblia - Rafael Rogério de Oliveira (13h30 - 15h45)
Organização e Missão da Igreja Local - Bruno de Oliveira Sahb (16h - 18h15)
Educação Cristã - Karina Leite Santana Sahb (19h45 - 22h)
Domingo - 12
Análise de Conjuntura - Contextualização - Fábio Cosme (8h45 - 11h)

Março de 2015 (3º Encontro)
Sábado - 21
Espiritualidade do Evangelista - vida devocional - Roberto Magalhães (9h45 - 12h)
Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão - Fabiano Rodrigo (13h30 - 15h45)
Discipulado - Fábio Cosme (16h - 18h15)
Ações Pastorais do Evangelista - Osni Ferreira (19h45 - 22h)

Domingo - 22

Estratégias para o crescimento da igreja - Fábio Cosme (8h45 - 11h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...