domingo, 31 de julho de 2011

No Aeroporto de Guarulhos - Voo para Africa do Sul (Concílio Mundial Metodista)

Eu e o Professor Paulo Roberto Garcia (reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista) já chegamos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e estamos aguardando nosso voo. Tive a grata alegria de reencontrar o Rev. José do Nascimento (meu primeiro professor de filosofia) que também está embarcando para Durban - África do Sul, para participar do World Methodist Concil (Concílio Mundial Metodista).

Sempre que possível e tiver internet à disposição vou relatando a caminhada. Abraços!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PARTICIPAÇÃO NO CONCÍLIO E NA CONFERÊNCIA MUNDIAL METODISTA... Agradeço a Deus pela oportunidade.

WORLD METHODIST COUNCIL
WORLD METHODIST CONFERENCE


Dentre várias oportunidades de servir a Deus e a Igreja Metodista, neste início de agosto (1-8) estarei participando de dois eventos na cidade de Durban, África do Sul. Trata-se do Concílio Mundial Metodista (1-3) e Conferência Mundial Metodista (4-8). Estou adiantando algumas tarefas pastorais, bem como arrumando a mala. Aproveito este momento para partilhar com você sobre estes dois eventos de grande importância para o metodismo mundial.

O Concílio Mundial Metodista (World Methodist Council) representa cerca de 75 milhões de pessoas, membros de igrejas da família Metodista /Wesleyana espalhadas pelo mundo. Em sua declaração de missão encontramos as seguintes palavras: O Conselho Metodista Mundial é uma associação de Igrejas na tradição metodista em todo o mundo que promove a unidade e visa: aprofundar a comunhão, fomentar a participação Metodista no movimento ecumênico, unidade avanço das normas teológicas e morais, sugerir prioridades na atividade Metodista, promover o uso eficaz de recursos Metodista na missão cristã, incentivar o evangelismo, promover a educação cristã, orar e apoiar as necessidades dos cristãos perseguidos, incentivar os ministérios da justiça e da paz, estudo união e reencontro propostas que igrejas-membro efeito, patrocinar um programa de troca de ministro, incentivar o desenvolvimento do culto e da vida litúrgica nas Igrejas-membro, coordenar e apoiar interesses editorial no mundo inteiro Metodista e através do Prêmio Mundial da Paz Metodista, os indivíduos honra / grupos que trabalham para trazer a reconciliação e a paz na obra de Deus.

Este Concílio começou em 1881 em Londres, Inglaterra, e continua sendo o principal elo entre os fiéis que compartilham uma herança que remonta à vida de John Wesley. Ele reúne 500 membros em intervalos de cinco anos. O último Concílio aconteceu nos dias 18 e 19 de julho de 2006, em Seul, Coréia. 
A reunião conciliar acontecerá na Igreja Metodista Central de Durban - Central Methodist Church, 74 Aliwal Street - Samora Machel Street, Durban, South Africa.

A Conferência Mundial Metodista (World Methodist Conference) marca o encontro da família Metodista/Wesleyana de mais de 132 países. Ela é realizada pelo Concílio Mundial Metodista que deseja promover a comunhão entre os metodistas e wesleyanos de todo o mundo. Neste ano o tema da Conferência será: “Jesus Cristo: para a cura das nações”.
A Conferência acontecerá no Centro de Convenções Internacionais de Durban -  International Convention Centre - Durban - 45 Bram Fischer Road Durban - South Africa.


BLOGANDO
Não sei como será disponibilizada a internet por lá, mas estarei com meu arsenal em mão: notebook, câmera fotográfica e um pendrive. Pretendo estar postando algumas coisas enquanto estiver por lá, porém preciso verificar a “logística”.


FUSO HORÁRIO


A África do Sul está cinco horas à frente do horário brasileiro. Quando no Brasil são 9h, lá são 14h. 

INFORMAÇÕES:
Para mais informações sobre estes eventos visite os sites oficiais:


quarta-feira, 27 de julho de 2011

CECÍLIA CAPUCIM VISITA A CATEDRAL PELA PRIMEIRA VEZ... Seja bem vinda princesinha.

Domingo passado além da oportunidade que Deus me deu de batizar mais um bebê, a Maria Luíza, tive a oportunidade também de acolher pela primeira vez no templo a pequena Cecília, filha de nossos irmãos Murilo e Amanda Capucim. Fui o celebrante do casamento deles e agora já estamos preparando o batizado da pequena Cecília. Rogo a Deus que continue a abençoar o casal e auxiliá-los neste ministério maravilhoso da maternidade/paternidade.

BATISMO INFANTIL - MARIA LUIZA


Domingo passado, como parte do culto matutino, celebramos o batismo da pequena Maria Luiza, filha de nossos irmãos José Geraldo e Graziela. Assim como faço em todas as celebrações de batismo infantil, conversei com os pais e testemunhas, sobre o significado do batismo cristão e quais os compromissos que assumimos como adultos ao levarmos uma criança ao altar.

Uma de minhas marcas litúrgicas ao celebrar um batismo infantil é preparar uma oração em acróstico com o nome da criança batizada para ser lida/orada pelos pais. Além de um momento poético, reconheço-o como um momento “profético”, tempo de compromisso no altar de Deus. Vejam a Oração feita pelo José Geraldo e a Graziela no batismo da Maria Luiza:

ACRÓSTICO

Muitas são, ó Senhor, as bênçãos recebidas de Tuas mãos.
A maior de todas elas é a chegada de nossa pequena Maria Luiza.
Reconhecemos que este presente veio dos céus. Herança do Senhor!
Infinitamente mais valiosa que qualquer tesouro material.
Assim sendo, louvamos ao Senhor pela graça concedida.

Louvamos-te pelo dom da maternidade e paternidade.
Unânimes em reconhecer as responsabilidades deste novo estado de vida.
Investiremos nossas forças para sermos bons pais, seguindo a Tua Palavra.
Zelosamente, cumprindo nossas responsabilidades diante do Senhor e dos homens.
Assim desejamos. Assim o faremos. Amém e amém!.
Rev. Paulo Dias Nogueira

terça-feira, 26 de julho de 2011

GAIVOTA 162 - JULHO E AGOSTO DE 2011... Confira!!!

Compartilho com vocês a edição 164 (julho e agosto de 2011) da Gaivota, Jornal bimestral da Sociedade de Mulheres da Catedral Metodista de Piracicaba. Dentre outras ações que realizo na vida da igreja, sou o fotógrafo oficial deste respeitável jornal. Claro que recebemos colaboração de fotos de outras pessoas, em especial neste número, de meus amigos Marcelo e José Geral, que fizeram a cobertura oficial do Concílio Geral. Aguardo sempre com expectativa a chegada da Gaivota, pois ela a cada dia nos surpreende. Parabenizo o corpo editorial através de sua redatora, irmã Vera Baggio Dias Alvim, pelo primoroso trabalho.

Eu sou assinante e já fiz a leitura desta edição. Você também pode fazê-la através da edição on-line. Clique abaixo e confira.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

SERMÕES DO BISPO RAUL GARCIA - 19º Concílio Geral - Tradução dos esboços


Rev. Paulo Nogueira e Bispo Raul Garcia

Dentre as várias pessoas presentes no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista, tive a oportunidade de conhecer o Revmo bispo Raul Garcia, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do México. Ele foi convidado pela organização para ser o preletor de três Cultos, dentre eles o de domingo (10) à noite, com a presença de várias igrejas metodistas do distrito de Brasília.  Por estar na mesa, secretariando o concílio, em alguns momentos tive oportunidade de conversar com o Bispo Raul. Seu jeito de pregar é contagiante e sua mensagem edificante.

Compartilho abaixo a tradução de suas anotações em dois de seus sermões. Eu solicitei para que me enviasse por e-mail e ele o fez prontamente. Todas as palavras foram iniciadas com a expressão “A VISÃO DE DEUS É A MISSÃO DA IGREJA, E A MISSÃO DA IGREJA É A MINHA MISSÃO”.


Clique abaixo e confira os sermões

terça-feira, 19 de julho de 2011

19º Concílio Geral - Culto de Abertura - Sermão do Bispo João Carlos (anotações)


O 19º Concílio Geral foi iniciado às 17h do dia 09 de julho com um lindo e significativo culto de abertura, intitulado “Testemunhar a Alegria e Esperança do Serviço Celebrando e Testemunhando os sinais da Graça na unidade do Corpo de Cristo”. A celebração começou com uma entrada em processional dos bispos ativos, eméritos e honorários e bispa da Igreja, a secretária de Vida e Missão e o pastor local. 


Um coral masculino formado por vários pastores e leigos metodistas do distrito de Brasília teve uma participação especial. A pregação ficou sob a responsabilidade do Revmo bispo João Carlos Lopes, intitulada “És mestre em Israel e não sabes destas coisas” (João 3.1-12). veja abaixo as anotações utilizadas pelo bispo João Carlos e generosamente cedidas.




ÉS MESTRE EM ISRAEL E NÃO SABES ESSAS COISAS?
João 3.1-12

Nos primeiros 11 capítulos de João há uma série de encontros com Jesus. Na verdade são 07 encontros ao todo. Um bom desafio para nós seríamos ler a narrativa desses encontros como se fossemos aquelas pessoas que se encontraram com Jesus.
Em João 4, somos uma mulher  samaritana à beira do poço. História tão conhecida!
Em João 5, somos um homem paralítico por 38 anos. E não podemos entrar na piscina. Jesus passa por nós e faz uma pergunta aparentemente ridícula: quer ficar bom? Quer ser completo?
Em João 6: somos um menino, tudo o que...

SERMÃO DA BISPA MARISA - 19º Concílio Geral

SERMÃO DO BISPO ILDO - 19º Concílio Geral (Culto da Unidade)



No dia 14.07 às 9h como parte da sexta sessão plenária, realizamos uma celebração especial, intitulada “Testemunhando os Sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo – Culto da Unidade”. A mensagem bíblica, proferida pelo bispo José Ildo de Mello – presidente da Igreja Metodista Livre, destacou a importância do ajuntamento, porém, que este deve ter o objetivo de unir pessoas para fazer o bem. Como referência bíblica utilizou o texto de I Samuel capítulos 2 a 7, destacando as experiências de ajuntamento de pessoas ao redor de líderes. 

 A primeira experiência relembrada foi a dos filhos de Eli (Hofni e Finéias), que diante de um momento difícil de sua história realizou uma cerimônia fervorosa, porém, seus pecados foram motivos para que fossem consumidos por fogo e a Arca da Aliança fosse capturada pelos inimigos (Filisteus). Na segunda experiência de ajuntamento, quem lidera o povo é Samuel, e este vence os Filisteus. Dentre as diferenças entre os grupos, destaca-se o fato de não se preocuparem com o barulho ou mesmo afirmarem sua vitória (confissão positiva) antes da hora, mas de se arrependerem dos pecados, rompendo com os falsos deuses e voltando-se para o Senhor.

 Duas palavras podem resumir os ajuntamentos, uma o nome do filho de Finéias e a outra o nome do altar erigido por Samuel: o primeiro Icabode (foi-se a glória do Senhor) e o segundo Ebenézer (até aqui nos ajudou o Senhor). O pregador conclui seu sermão perguntando, qual tipo de ajuntamento se está fazendo neste concílio? Reunião onde a glória do Senhor vai embora ou onde pode-se afirmar que Ele nos está ajudando até o momento?

19º Concílio Geral - Algumas Entrevistas

19º Concílio Geral... Rev. Paulo Dias Nogueira - Secretário de Atas

Depois de 9 dias de intenso trabalho (09 a 17 de julho) ao lado de 240 delegados/as (votantes e não votantes) e mais a equipe de apoio e infraestrutura do 19º Concílio Geral, tirei o dia de ontem para descansar. Dentre as várias oportunidades de servir a igreja, me foi dada a de secretariar este concílio geral. A demanda do trabalho, bem como a responsabilidade são imensas. Tive a oportunidade de ter ao meu lado a Revda. Hideide Brito, com quem divido o fruto do trabalho. Sem sua assessoria, não me seria possível em tempo hábil encerrar as atas para passar à comissão responsável por revisá-las. Aproveitarei o fato de ter sido o secretário deste colendo concílio, para compartilhar através de meu blog algumas anotações. 

Sei que o site oficial da igreja, através do Expositor Cristão, fez uma cobertura completa do evento. Eu mesmo compartilhei resultados e materiais com os jornalistas, Marcelo Ramiro e José Geraldo, pessoas por quem tenho alta estima. Por falta de tempo não pude blogar no Brasil Metodista, mas entre uma discussão e outra eu abria rapidamente no Portal para ver as postagens. 


Além é claro, de receber as várias atualizações de matérias em meu e-mail pelo moderador, meu amigo e irmão José do Egito. Além do site oficial da Igreja Metodista e  do portal Brasil Metodista, outros delegados ou blogueiros de plantão que acompanhavam on line   publicaram notas e notícias em seus blogs, twitter, facebooks e outros.

Como não tive tempo hábil durante o concílio para postar algumas matérias, o farei nestes próximos dias. Fique atento!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...