quarta-feira, 20 de julho de 2011

SERMÕES DO BISPO RAUL GARCIA - 19º Concílio Geral - Tradução dos esboços


Rev. Paulo Nogueira e Bispo Raul Garcia

Dentre as várias pessoas presentes no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista, tive a oportunidade de conhecer o Revmo bispo Raul Garcia, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do México. Ele foi convidado pela organização para ser o preletor de três Cultos, dentre eles o de domingo (10) à noite, com a presença de várias igrejas metodistas do distrito de Brasília.  Por estar na mesa, secretariando o concílio, em alguns momentos tive oportunidade de conversar com o Bispo Raul. Seu jeito de pregar é contagiante e sua mensagem edificante.

Compartilho abaixo a tradução de suas anotações em dois de seus sermões. Eu solicitei para que me enviasse por e-mail e ele o fez prontamente. Todas as palavras foram iniciadas com a expressão “A VISÃO DE DEUS É A MISSÃO DA IGREJA, E A MISSÃO DA IGREJA É A MINHA MISSÃO”.


Clique abaixo e confira os sermões


SERMÃO 1

A VISÃO DE DEUS É A MISSÃO DA IGREJA E A MISSÃO DA IGREJA É A MINHA MISSÃO




Quem transmite a visão é Deus.

Quem faz a missão é a Igreja. Mas a Igreja não faz a missão sem o criador da visão.


A Missão da Igreja é de ir e fazer discípulos, de modo que a visão de reconciliação pode chegar ao mundo.

A MISSÃO SÓ É POSSÍVEL SE EXISTIR UNIDADE
João 17:21 "Para que todos sejam um como tu ó Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles sejam um para que o mundo creia que tu me enviaste."

 João 17:23 "Para que eles sejam perfeitos na unidade, para que o mundo saiba que tu me enviastes"

A unidade foi elemento indispensável para derramamento DO ESPÍRITO SANTO e é indispensável para que não se entristeça o Espírito.

ASPECTOS QUE PRODUZEM UNIDADE ENTRE NÓS
1, a intercessão de Cristo. João 17:20-21

2. a glória de Jesus que nos foi dado. João 17:22 a glória da unidade do Pai e do Filho, que é eterno "antes que o mundo existisse." (17, 4-5), Por que existe entre o Pai e o Filho antes da fundação do mundo foi feito? A unidade da Igreja é um dom que Deus concedeu sobre ela.

3. A presença de Cristo em nós. "Eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos na unidade." - João 17:23

O que não procura a unidade da Igreja, promove a incredulidade do mundo.

Esta pode ser consciente ou inconscientemente.

Elemento essencial para a unidade: Efésios 5:21; 1 Pedro 5




SERMÃO 2

A VISÃO DE DEUS É A MISSÃO DA IGREJA E A MISSÃO DA IGREJA É A MINHA MISSÃO

A MISSÃO SÓ ACONTECE SE HÁ UNIDADE. Aquele que não procura a unidade da Igreja promove a descrença do mundo. E assume uma atitude carnal no melhor dos casos, se não uma atitude diabólica. 

A MISSÃO SE MOVE COM ORAÇÃO E EM SANTIDADE
Jesus orou por seus discípulos. João 17:9 "Eu rogo por eles: não rogo pelo mundo, mas para aqueles que me destes, eles são seus."

João 17:11: "Pai Santo, os que me tens dado, quero guardá-los em teu nome."

Jesus orou por aqueles que iriam crer nela, através da palavra dos seus discípulos (ou seja, nós). João 17:20 "Não rogo somente por estes, mas também para aqueles que virão a crer em mim por intermédio deles. 

Jesus viveu em oração: Orava à noite, manhã e durante vários dias seguidos (retiros pessoais). Oração Lucas 11:1-4 O Pai Nosso é uma oração ensinada no contexto da vida de oração de Jesus, não de uma classe de oração. Ele se comunica mais com uma vida de oração que com um curso completo. 

O cristão e o Pastor que não ora não tem compreensão da vontade de Deus não sabe para onde vai, não pode fazer a missão da Igreja. Talvez desenvolver um trabalho na igreja local ou ter uma profissão, mas não a missão da Igreja.

A oração é como acender os faróis durante a noite. Isto lhe permite ver o caminho a percorrer, identificar obstáculos e evitá-los.

SANTIFICAÇÃO E MISSÃO
João 17:17 "Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade." 

João 17:18-19 "Como Tu me enviaste ao mundo, também eu os envio ao mundo (MISSÃO) E POR ELES ME SANTIFICO A MIM MESMO ..."
Se você vai enviar, deixe que vejam em ti como devem andar. 

Santificaste-os para o seu bem, para que não tenham confusão em seus corações dizendo uma coisa e fazendo outra.

As pessoas não acreditam no que não vê você.

As pessoas são santificados pela Palavra, mas também pelo testemunho de pessoas santificadas, que promovem benefícios aos que os rodeiam. Se não vêem Cristo em mim, não vão crer em Cristo.

Imagine que um dia você prestará contas pelo fato de alguém não ter conhecido Jesus por seu descuido.

Se você se santificar a si mesmo, eles vão querer santificar-se na mesma verdade que você conhece.

Vamos consagrar-nos, para que a visão de Deus seja a nossa missão e possamos conseguir tudo que Deus tem preparado para nós.

Tomemos a decisão de não fabricar visões individuais de igrejas independentes. Nossa tarefa é concretizar a visão de Deus, que estabeleceu em Cristo antes da fundação do mundo, a nossa missão, na unidade no Espírito em uma vida de oração num testemunho de santidade, para que o mundo creia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...