quinta-feira, 20 de maio de 2010

FIM DO MESTRADO... momento de gratidão

Meu curso de pós-graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) foi excelente. Estou feliz por terminar mais uma etapa de estudos. Sei que o Deus que providenciou minha entrada no programa, foi quem me acompanhou em todos os momentos.

Eu havia me formado bacharel em Teologia em 1994 e professor de história em 1997. Desde a primeira graduação iniciei meu trabalho pastoral de tempo integral. Dediquei-me ao pastoreio da igreja e à docência no Seminário Metodista Bispo Scilla Franco. Além dessas duas áreas centrais em meu ministério também servi a igreja como superintendente distrital, como membro de conselhos diretores de instituições de ensino, de comissões regionais e de Grupos de Trabalho.

Envolví-me plenamente nas atividades para as quais era nomeado. Procurei sempre fazer o melhor pçossível dentro de minha capacidade física, mental e espiritual. Porém, eu escondia atrás de todas estas atividades o meu desejo, bem como também o medo de fazer mestrado. A questão que ecoava em minha mente era: e se eu não conseguir, o que vão dizer de mim? Isso me intimidava.

Porém, um amigo que havia sido meu aluno no Seminário Metodista e que naquele momento era meu companheiro de ministério no Distrito de Piracicaba, estava cursando sua pós-graduação na UMESP. Ele foi o grande incentivador para que eu iniciasse meu mestrado. Por meu amigo tenho muita gratidão. Obrigado Márcio Divino de Oliveira, sua insistência me ajudou demais.

Quanto ao programa é de altíssimo nível. Os professores são todos titulados (doutores), demonstrando uma grande experiência docente e domínio dos conteúdos tratados. Há uma boa inteiração entre docentes e dicentes, docentes e docentes, discentes e discentes. É uma relação respeitosa marcada pela tolerância e rigor acadêmico. O incentivo para que os dicentes tenham uma visão crítica diante dos temas estudados é patente, isto contribuiu para uma boa formação acadêmica. Acrescente-se a tudo isso, a excelente infra-estrutura e meios tecnológicos oferecidos pela universidade, tais como: biblioteca, sala de computação, multi-midias, sala de estudos individuas e coletivos etc.

De forma especial agradeço ao meu orientador Prof. Dr. Geoval Jacinto da Silva que me acolheu, incentivou e acompanhou durante a jornada. Ressalto aqui além de sua competência acadêmica sua sensibilidade humana. Ouso dizer que seu carisma pastoral está presente em seu trabalho docente. Obrigado Bispo Geoval.

Durante o programa, fui acometido por uma enfermidade que quase me levou a óbito. Duas semanas após protocolar minha dissertação na secretaria acadêmica e marcar o dia de apresentação para a banca, algo inesperado aconteceu. Num dia estava em plena atividade acadêmica/ministerial/pessoal, no outro uma tosse... febre... falta de ar... vírus... bactéria... me colocaram numa rotina de consultas médicas e posterior internação na UTI. Fui diagnosticado com pneumonia intersticial por H1N1. Foram momentos muito difíceis. Isto fez com que o período de minha pós-graduação se estendesse.

Após todos estes percalços, nesta última terça-feira (18/05/2010), tive a oportunidade de entregar as cópias de minha dissertação para o acervo da biblioteca da UMESP, bem como assinar os documentos pertinentes ao encerramento do programa, na secretaria acadêmica.

Há muitas outras pessoas que merecem agradecimentos, porém o farei em fóruns diferentes. Hoje quero apenas expressar minha alegria por terminar o mestrado e agradecer a Deus, ao amigo Márcio e ao Bispo Geoval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...