sábado, 8 de março de 2014

O MONGE E O EXECUTIVO & COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR - Resenha

O MONGE E O EXECUTIVO
e
COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR
James C. Hunter


James C. Hunter, um renomado consultor norte americano, ficou mundialmente famoso ao escrever o livro O MONGE E O EXECUTIVO - uma história sobre a essência da liderança. Nascido em Detroit/Michigan, em 26 de junho de 1955, tem trabalhado com treinamento e desenvolvimento humano há mais de 30 anos, a maioria deles como diretor da J. D. Hunter Associates, L.L.C, consultoria de treinamento e desenvolvimento humano, com sede nos Estados Unidos. Ele é muito solicitado como consultor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Ele se apresenta da seguinte forma: “Sou um pai cristão e um marido que vislumbra glorificar Deus através de sua vida”.

No livro O MONGE E O EXECUTIVO nosso autor apresenta seus conceitos de liderança através de uma história fictícia. Apresenta a experiência de John Daily, um homem bem sucedido, casado há 18 anos com Rachel, pai de John Jr e Sara. Porém sem que ele se desse em conta sua vida se desestruturou, com problemas no trabalho, na família e até mesmo no time de beisebol que ele treinava.

A pedido de sua esposa, John vai conversar com seu pastor, que lhe sugeri participar de um retiro espiritual de sete dias, cujo tema era: A essência da liderança. Meio a contra gosto, mas desejando agradar sua esposa, ele se dispõe a participar. Outro fator que o motivou foi o de poder encontrar Leonard Hoffman, um ex-executivo de sucesso de uma das maiores empresas dos Estados Unidos da América, que morava no mosteiro onde aconteceria o retiro.

Os conceitos vão se formandos no decorrer das aulas expositivo-dialogadas de Leonard Hoffman, agora irmão Simeão. Os outros personagens da história são: Lee, um pastor batista; Greg, um jovem sargento do exercito bastante vaidoso; Teresa, de origem hispânica, diretora de uma escola pública; Cris, uma mulher negra, alta e atraente, treinadora do time de basquete da Universidade estadual de Michigan; e Kim.

A princípio, os alunos do seminário reagiam com certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo irmão Simeão, mas em pouco tempo de convivência se renderam à sua experiência e LIDERANÇA. Segundo a história, o alicerce da verdadeira liderança está em se ter autoridade e não poder. Esta autoridade só pode ser conquistada pelo amor, dedicação e sacrifício. Dentre as virtudes indispensáveis a um líder, estão o respeito, a responsabilidade e o cuidado com pessoas.

Esta é uma história envolvente, que apresenta as marcas de um verdadeiro líder... um líder servo, tal como o maior líder de todos os tempos, o líder dos líderes, Jesus Cristo. O livro aborda um tema que julgo importantíssimo, trata-se da questão das escolhas de um líder. Ainda que eu tenha algumas reservas à crítica que ele faz à Freud e à psicanálise, acho que precisamos refletir sobre nossa responsabilidade de escolher. Precisamos fugir de um "determinismo" ilógico e irracional.

Para facilitar a compreensão dos conceitos sobre liderança serva, trabalhados no Monge e o Executivo, James C. Hunter, escreveu outro livro, intitulado: COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR - os princípios de liderança de O MONGE E O EXECUTIVO.  Hunter afirma que seu segundo livro tem dois objetivos claros: O primeiro é compilar os princípios de liderança servidora de uma maneira simples, concisa e clara. O segundo objetivo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho.

BIBLIOGRAFIA
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro, Brasil. Editora Sextante, 2004.
________.  COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR - os princípios de liderança de O Monge e o Executivo.  . Rio de Janeiro, Brasil. Editora Sextante, 2006.


Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. ..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...