segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PASTOR METODISTA TESTEMUNHA SOBRE A TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.

Compartilho abaixo um testemunho do Rev. Alberto Tavares Alves, Pastor Titular da Igreja Metodista Central de Teresópolis, sobre a tragédia ocorrida em meados deste mês na Região Serrana do Rio de Janeiro e a ação solidária da igreja frente a mesma.


Tudo começou ás 05h30min do dia 12 de janeiro de 2011, quarta feira, quando o telefone celular tocou. Do outro lado era nosso Pr. Adílio, informando que uma catástrofe aconteceu em Teresópolis. O dia amanheceu e as primeiras notícias (meio desencontradas) começaram a chegar. As sirenes de ambulâncias e Corpo de Bombeiros se ouviam cruzando a Avenida principal da cidade.


Teresópolis (Foto: João Marcello Erthal)
A presidente da AMAS (Marilinda) e a coordenadora do ministério de discipulado (Viviane) correram para a igreja para preparar espaço com a finalidade de receber desabrigados e desalojados. Nesta hora a experiência de organizar retiros ajudou muito. Foi montada uma excelente estrutura.

As notícias não eram nada boas. O que aconteceu em Teresópolis atingiu também outras cidades (Vale do Cuiabá em Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Bom Jardim).

A Defesa Civil começou juntamente com os bombeiros a recolher sobreviventes e mortos. Rapidamente os hospitais e a UPA ficaram lotados. Os que não se feriram foram levados para o estádio Poliesportivo (Pedrão), e depois distribuídos pelos abrigos (como fomos os primeiros a nos preparar para receber as vítimas e ser próximo do Pedrão, logo começamos a receber famílias inteiras em nossa igreja).

O que aconteceu nos dias seguintes retratou um clima de guerra. Sirenes cortando as avenidas, helicópteros socorrendo vítimas, o poder público mobilizado da melhor maneira possível e toneladas de doações chegando a todo o momento de todo o Brasil.

O celular não parava de tocar, o que mais ouvíamos era: estamos orando, como podemos ajudar? Não faltou ajuda, das igrejas, do poder público, de pessoas conhecidas e não conhecidas.

Chegou o domingo. Como adorar nesse clima de dor e perda? Pela manhã parte de nossa comunidade foi para o templo adorar e outra parte continuou cuidando dos desabrigados e desalojados, e também recebendo doações.

No culto da manhã, ouvimos o testemunho do diácono da Assembleia de Deus, irmão Daniel, contando como ele e sua família escaparam da tragédia, um testemunho de fé e esperança. A frase que mais nos emocionou, dita pelo irmão Daniel foi: “Estamos vivos, mas não temos mais endereço. Nosso endereço agora é a Igreja Metodista Central de Teresópolis”.

No culto da noite, nós pastores (Eu, Pra Carla e Pr. Regison – SD do nosso distrito), procuramos trazer palavras de esperança e fé. Nunca tinha visto o povo de Deus tão triste e abatido.

Mas a palavra foi: Isaías 60. 1-5 “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti; Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti aparece resplandecente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes já se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo.”

Dentre as muitas promessas desse texto o que mais me tocou foi: “As riquezas das nações virão a ti”; Pois recebemos notícias de que igrejas e irmãos de outras nações demonstraram o desejo de nos ajudar.

Nosso trabalho pastoral nesse tempo foi liderar os voluntários, sepultar mortos (todos parentes de membros de nosssa comunidade). Na comunidade Metodista de Teresópolis, composta de várias Igrejas, não houve nenhuma vítima fatal ou ferido. Creio que o Senhor nos poupou para o serviço ao próximo.

Ao completar uma semana do acontecido os mortos foram contados e enterrados (mais de 300); os desaparecidos não se sabe ainda o número. Desabrigados e desalojados passam de 6 mil.

Essa foi a semana mais longa da minha vida. A sensação era que semanas haviam passado, com os dias começando antes das 6h e terminando depois da meia noite.

A Palavra que continua nos fortalecendo é: “Desperta-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor nasce sobre ti’. Isaías 60.1

Pr. Carlos Alberto Tavares Alves
Titular– Igreja Metodista Central de Teresópolis

sábado, 15 de janeiro de 2011

ENCHENTES NO RIO DE JANEIRO... Palavra do Bispo Paulo Lockmann

Queridos amigos e amigas internautas
Saúde e paz!

Repasso a vocês um comunicado do Revmo. Bispo Paulo de Oliveira Lockmann sobre a situação do povo metodista em meio a tragédia que impera no Rio de Janeiro.


Estimados/as irmãos/irmãs
Graça e Paz!

Vivendo um dos mais difíceis momentos de nossa vida ministerial, é que compartilho a dor do nosso povo. Seguimos contando mortos e desabrigados. Na Igreja Central de Teresópolis já há 87 pessoas abrigadas. Nossas igrejas que permanecem de pé na Região Serrana do Rio de Janeiro estão abrigando diversas famílias em suas dependências. Precisamos de tudo: água, alimentos e roupas, para diminuir o sofrimento dos desabrigados.

Os números são ainda incertos, mas dois bairros em Teresópolis praticamente desapareceram: Calembe e Posse. Em Nova Friburgo a situação não é diferente, e em Petrópolis perdemos a casa do pastor Neliel em Cuiabá. Ele e a família estão bem, mas morreram 40 membros dessa igreja, além das outras 100 pessoas do bairro de Cuiabá.

Os que desejarem ajudar podem efetuar depósitos nas contas da Igreja Metodista Central de Teresópolis, Central de Petrópolis e Nova Friburgo.

Em Cristo,
Bispo Paulo Lockmann

Associação da Igreja Metodista - Central de Teresópolis
Banco Bradesco
Ag: 2801
c/c: 8948-6

Associação da Igreja Metodista -Central de Petrópolis
Caixa Econômica Federal
Ag: 0188
Op: 013
Conta Poupança: 3373-7

Associação da Igreja Metodista - Nova Friburgo
Caixa Econômica Federal
Ag. 0186
c/c: 664-2

Veja também a matéria abaixo:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A BELEZA QUE PROVOCA TRISTEZA: A beleza da cheia do Rio Piracicaba que provoca tristeza na população ribeirinha.



Neste início de janeiro (2011) o Rio Piracicaba já subiu aproximadamente três metros. Esta cheia do rio provoca um sentimento controverso nos piracicabanos, pois ao mesmo tempo que podem ver a beleza da força da água no salto, também, vêem a tristeza que estas muitas águas trazem para os moradores da Rua do Porto.

Numa época em que a maioria das pessoas tem câmara digital ou celulares com a possibilidade de fotografar, foi muito comum vê-las se dirigindo a vários locais do Rio para registrar a BELEZA ou a TRISTEZA provocada pelas chuvas de janeiro.

A BELEZA, registrei através do vídeo acima. A TRISTEZA, registrarei com as fotos abaixo. Elas não são minhas. Algumas foram enviadas por amigos e outras, retirei da internet. Não terminarei mostrando as fotos, pois assim alimentaria a tristeza em nossos corações. Portanto, ao final apresentarei uma entre outras possibilidades de SOLIDARIEDADE, para que possamos nos unir com ESPERANÇA na promoção de ALEGRIA neste tempo difícil de TRISTEZA. Curta o vídeo e veja as fotos, porém não se esqueça de agir solidariamente em favor das vítimas da enchente.

 
 
 

COMO AJUDAR AS VÍTIMAS DA ENCHENTE EM PIRACICABA:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) apresenta três locais para receber doações de alimentos, roupas, calçados, colchões e móveis:

Central de Voluntários – para roupas, calçados, colchões:
Rua Dom Pedro I , 1544 (atrás do Senai)
Contato: 3422-6170 / 3422-9677 - Assistente Social Cássia ou estagiária Sandra
Horários: segunda, quarta e sexta-feira das 8 às 14h; terça e quinta-feira das 11 às 17h

Banco de Alimentos
Rua José Rosário Losso, 954 – Jaraguá (próximo Laranjal Telhas)
Contato: 3434-6332 – Tatiana / Suelen
Horários: das 8 às 17h

Cata Cacareco – em caso de móveis:
Contato: Defesa Civil - 199
Além disso, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba terá disponível veículo para buscar as doações, caso necessário. Para mais informações, os telefones para contato são 3403-1065 / 1066 / 1067.

Para mais informações clique aqui: Prefeitura de Piracicaba

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS... 41 anos de vida... REV. PAULO


Ontem, dia do meu aniversário, fui surpreendido novamente pela igreja que pastoreio. Ao chegar no salão social da igreja para celebrar a ceia do Senhor, fui acolhido com um caloroso “Parabéns para você”.




Dirigi a reunião normalmente, ministrando a ceia do Senhor como faço toda 1ª terça-feira de cada mês. Ao término, a presidente da Sociedade Metodista de Mulheres, irmã Vera Baggio, assumiu a reunião para um momento de homenagem e felicitações.

Primeiramente, fui agraciado com um cartão maravilhoso contendo uma linda mensagem, confira abaixo. 


Depois das palavras de carinho fui abençoado com um presente pela SMM (uma linda camisa esporte, bem como alguns outros presentes). Algumas irmãs presentes de forma generosa teceram palavras de carinho e afeto. Foi um momento maravilhoso... momento para se guardar na memória. Logo após todos foram convidados a participar de uma festinha (modo carinhoso de se referir a uma linda festa, composta por vários pratos e um grupo amável e animado).
Como é bom sentir o carinho das ovelhas. Por vocação o pastor é chamado a amar e acariciar suas ovelhas, mas como é bom também receber o carinho e o afetro daqueles e daquelas que são alvo de nosso cuidado.

É bom amar e ser amado.

Louvado seja o nome do SENHOR!!!

MENSAGEM DO CARTÃO

Ao nosso amado Pastor Paulo no dia de seu aniversário.
Já faz quase oito anos que você chegou, nos conquistando com sua juventude, nos seus 34 anos, trazendo-nos consigo muita alegria, com seu canto ao violão, com vontade de amar e ser amado, se identificando conosco, porisso podemos juntos fazer grandes coisas.


A primeira mudança aconteceu nas reuniões de oração, quando você, Pastor, com seu entusiasmo, conseguiu ganhar outras sócias ampliando o grupo. Mudamos de local, para acolher mais gente. Aprendemos a orar com mais fervor pelos nossos irmãos e irmãs, necessitados de bênçãos.

No Lar Betel, a parceria continuou. Aos poucos os internos foram conhecendo e apreciando seus contos e suas mensagens dirigidas aos idosos. Sua alegria a eles também contagiou. “Roberto Carlos” chegou, dizem elas.

Não foi diferente nas reuniões mensais, esteve presente com o mesmo espírito, cantando e trazendo mensagens muito inspiradoras. Quando você não podia estar presente, a gente sentia a sua ausência.

Foi semp´re grande incentivador de “Gaivota”, escrevendo artigos, fotografando todos os nossos momentos para ilustrar nas páginas desse jornal. Recentemente, criou um blog dedicado à Gaivota e alimenta com notícias e artigos de nossos articulistas.

Hoje, comemoraremos seu aniversário na reunião de oração, com ceia, celebrada sempre na primeira terça-feira do mês.

Temos muito a agradecer por sua fidelidade, companheirismo, sua alegria, seu amor para conosco e ficamos muito, muito orgulhosos de nos chamar “esteio da Igreja”.Que Deus te abençoe e guarde para sempre!

Parabéns pelos seus 41 anos, dos quais 18 a serviço da igreja.

Um grande abraço das mulheres da Sociedade Metodista de Mulheres da Catedral de Piracicaba.
Piracicaba, 4 de janeiro de 2011.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MEUS PRIMEIROS SETE ANIVERSÁRIOS... Obrigado papai e mamãe por tudo que fizeram.

Maria, Paulinho e Gildo
Hoje estou completando 41 anos de idade. São 41 aniversários que já celebrei. Alguns deles foram registrados através da Câmara Kodak da minha mãe. Ela sempre gostou de fotos, inclusive revelava suas próprias fotos. Algumas de minha infância foi ela mesma quem revelou de forma artesanal. Compartilho aqui as fotos de meus aniversários até completar 7 anos.

Louvo a Deus pelos cuidados de meus pais, Gildo e Maria, durante este tempo de formação de minha personalidade. Se sou o que sou, foi porque eles assumiram responsavelmente a paternidade/maternidade que Deus os confiou. À eles meu carinho e agradecimento.


 ***** VEJAMOS AS FOTOS... *****

Aniversário de 2 anos - Americanópolis

Aniversário de 3 anos - Itaim Bibi
Aniversário de 4 anos - Itaim Bibi
Aniversário de 5 anos - Itaim Bibi
Aniversário de 6 anos - Itaim Bibi

Aniversário de 7 anos - Itaim Bibi


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DEDICATÓRIA NO CARTÃO DE ANIVERSÁRIO... me emocionei muito.

Querido Pastor Paulo – como gosta de ser chamado.

Estamos aqui como igreja – recém-nascidos, crianças, jovens e adultos – com a honrosa incumbência de cumprimentá-lo no seu melhor dia: o aniversário.

Desde o ano de 2004 está pastoreando nossa igreja. Veio com o desejo de amar e ser amado. Suas obras nos tocaram profundamente. Reconhecemos seu dinamismo quando introduziu “Templo de Portas abertas”, esteve à frente das obras de restauro, fase 1 e 2, lutou para a elevação da IMCP à Catedral Metodista em julho de 2006. Colocou a Catedral e a Gaivota na internet, agradável companheirismo nas visitas da SMM ao Lar Betel, cultos inspiradores na celebração de batismos, participação na peça “fragmentos da história” e grande apoio espiritual a membros hospitalizados e enlutados.

Ao lado dessas realizações, dois acontecimentos marcaram sua vida: o nascimento da Beatriz em julho de 2007 e os 23 dias de internação com gripe H1N1, ou seja, gripe suína. Vibramos com a chegada da Beatriz que alegrou sobremaneira sua vida e de Valéria, sua esposa, mas lamentamos e choramos quando de seu isolamento no hospital.

Graças a Deus tudo passou. A alegria voltou e a tristeza se foi. O mestrado foi obtido em tempo recorde. As bênçãos continuam.

Neste dia, receba a nossa gratidão pelo muito que tem realizado em nossa Catedral. Verdadeiramente, somos parceiros na obra de Deus.

Parabéns pelo seu aniversário!

Catedral Metodista de Piracicaba, 02 de janeiro de 2011

CATEDRAL FAZ HOMENAGEM PELO MEU 41º ANIVERSÁRIO... Obrigado pelo carinho!!!

Maria José, Cinira, Rev. Paulo e Gustavo

Ontem, nos cultos matutino e vespertino da Catedral, fui homenageado por ocasião de meu aniversário. Nos dois cultos fui pego de surpresa. No matutino quando chamei o Ministério do Acolhimento para saudar os visitantes e cumprimentar os aniversariantes da próxima semana, veio a primeira surpresa.

Ao invés do ministério anunciar os aniversariantes, eles chamaram o irmão Gustavo Alvim para ler um cartão e me entregar um presente em nome da igreja. A dedicatória no cartão me emocionou muito, pois lembrou-me de dois momentos significativos que passei junto com a igreja nos últimos anos: o primeiro foi a alegria da chegada da Beatriz e o segundo foi o tempo de internação em área de isolamento recuperando-me da gripe suína. Foi muito emocionante. Leia a dedicatória na postagem acima.

César e Márcia
No culto vespertino, após toda a celebração quando eu já me preparava para a oração final e impetrar a bênção, fui surpreendido pelos irmãos César Sarmento e Márcia Nicolau, que anunciaram meu aniversário (próxima terça-feira, dia 04.01) a toda a igreja e convidaram todos a cantar feliz aniversário.

Fui pego de surpresa (hehehe)




Neste momento desci do púlpito e posicionei-me ao lado deles. Pedi ao Rev. Luiz Ferraz, que também foi nosso organista, para que nos dirigisse na oração final e logo após impetrasse a bênção apostólica. Foram duas surpresas maravilhosas.
Queridos irmãos e irmãs da Catedral obrigado pelo carinho.
Amo vocês!

CATEDRAL CELEBRA CEIA DO SENHOR... 1º Domingo de 2011


Culto Matutino
Ontem, o primeiro domingo de 2011, celebramos a Ceia do Senhor em nossos cultos matutino e vespertino. Foram momentos de grande enlevo espiritual.

Culto Vespertino






Pela manhã, me auxiliaram no serviço da mesa os irmãos Rev. Luis Cardoso, Alfredo Rebeque, Benedito Florencio e Júlio Toledo. No culto vespertino auxiliaram-me os irmãos Alfredo Rebeque, Adolpho Baisemann e César Sarmento. Que a graça de Cristo, aquele que morreu e ressuscitou, esteja com todos. Feliz 2001!!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

PRINCESA BEATRIZ... nossa querida filhinha Bia (papai e mamãe cada vez mais corujas)

A Bia ganhou de natal de seus padrinhos (Priscila e Ronalde) este vestido de princesa. Além do vestido, lhe deram também, uma sandália transparente, que a Bia diz ser um “sapatinho de cristal”. Ela que gosta muito de historinhas e contos de fada, está se sentindo a verdadeira princesa. Em casa, ela começou a brincar dizendo que estava num calabouço e que a rainha mamãe e o rei papai precisavam ajudá-la. Estes momentos são muito especiais!!! Obrigado SENHOR por nossa princesinha.

CULTO DE PASSAGEM DE ANO... 2010...2011.

No último dia de 2010, às 23h, iniciamos nosso culto de passagem de ano. Contamos com a presença de várias famílias, que unidas em fé e esperança celebraram culto ao Senhor agradecendo por Seu cuidado durante 2010 e clamando Sua graça para 2011. Foi uma celebração muito agradável com momentos marcantes de louvor e oração.

No momento da reflexão bíblica utilizei-me do texto de Lucas 5.1-11. Enfatizei o fato de Pedro mesmo sabendo que não era hora de pescar, confiou na ordem de Jesus. Ao obedecer, ele e seus sócios experimentaram uma grande bênção. Disse a todos que ao iniciar o ano temos duas opções diante desta palavra: 1ª) ficar questionando a ordem de Jesus, apresentando nossos conhecimentos dos fatos ou 2ª) assumirmos sua ordem com fé, sabendo que Ele sabe o que faz. Concluí a breve reflexão pastoral dizendo que precisamos fazer menos análises de conjuntura para apresentar a Deus, pois Ele sabe muito mais que nós, e passarmos a confiar plenamente em Seus cuidados. Ele, o Eterno, sabe de todas as coisas e poderá nos auxiliar em toda a jornada de 2011.

Faltando 5 minutos para a virada do ano nos colocamos em oração. Terminamos este momento de oração somente após cessar o barulho dos fogos de artifícios que sinalizavam a chegada do novo ano. Sei que muitas pessoas passaram seu revellion em lugares agradáveis... muitos tiveram a oportunidade de estar em família, isto é muito bom. Gostaria, porém, de compartilhar que para mim tem sido muito simbólico comemorar esta passagem na Casa do Senhor. Principalmente investir o momento da virada, orando. Desde minha infância tenho experimentado isso, e não me lembro desde meus 10 anos de ter passado algum revellion em outro lugar que não a Igreja. Portanto, são 30 anos celebrando a virada do ano na Casa de Deus.

Após o Culto, algumas famílias da igreja se juntaram para saborear uma deliciosa ceia preparada por todos. Foi muito bom!!!

CEIA DE ANO NOVO!!! HUMMMM, QUE DELÍCIA!!!



Algumas famílias de nossa igreja local reuniram-se no salão social para realizar uma deliciosa ceia de ano novo. Assim como em anos anteriores, os que desejassem festejar precisariam apenas de trazer um prato especial.




Foi deliciando todos os pratos produzidos por nossas famílias que festejamos a chegada de 2011. Após tanta coisa gostosa, só nos resta fazer caminhada para queimar calorias (hehehe).

ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...