sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DESERTO: espaço/tempo de provação, milagres e escolhas

Nos últimos dias tenho escrito sobre a QUARESMA e sua significância no Calendário Litúrgico. De forma específica no post de ontem compartilhei sobre a oportunidade de aproveitarmos este tempo para reflexão, arrependimento e conserto.

Eu já havia escrito um texto que esperava publicá-lo logo após o almoço, quando uma necessidade familiar modificou meu calendário pessoal. Minha tarde foi completamente diferente do que eu imaginava. Mas, como afirmava John Wesley, "o melhor de tudo é que Deus está conosco". Existem momentos na vida que só a graça pode nos sustentar.

Há um ditado popular, que apesar de ter uma conotação do catolicismo popular, parece representar certos momentos na vida da gente: "Quanto mais reza, mais assombração aparece". De fato há momentos que a busca por Deus e sua vontade nos coloca diante de certas lutas e tribulações que não conseguimos entender. Nossa mente, calcada no raciocínio lógico e na explicação científica de todas as coisas, fica tremendamente perturbada. Como nos afirma o cântico: "Há momentos em que as palavras não resolvem".

Lembrei-me então de que a quaresma também é simbolizada pelo deserto. Lembrei-me, também, que este na teologia de Israel apesar de significar o local de "prova" e "tentação" também é considerado o lugar de encontro com Deus. Foi no deserto que o povo de Israel experimentou o cuidado do SENHOR através de vários milagres. Foi lá, também, que venceram a tentação de abandonar os desígnios  divinos. Quando olhamos para a experiência de Jesus no deserto antes de assumir seu ministério publicamente, vemos que ao ser confrontado com a tentação de abandonar o projeto do Pai para assumir outros caminhos, ele teve o discernimento de manter-se fiel ao seu envio.

Dentre os vários significados do deserto apresentados pela Bíblia, destaco o de ser um espaço/tempo de escolhas. Somos chamados a escolher se nos comprometemos com o projeto divino ou o projeto do adversário/Satanás/acusador. Assim como Jesus, desejo na autoridade da Palavra, assumir o projeto divino e viver uma vida reta.

Anseio por escolher o caminho certo nas encruzilhadas do deserto da vida. Convido você a também assumir o projeto de Deus diante das tentações que nos são impostas dia após dia. Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...