sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mais que ORATÓRIA vamos exercitar ESCUTATÓRIA

Deus nos criou com dois ouvidos e uma só boca, mesmo assim teimamos em falar mais do que ouvir.

Gosto muito de um texto de Rubem Alves intitulado ESCUTATÓRIA. Nele, o autor nos chama a atenção para o fato de que estamos tão ansiosos por falar que nem mesmo prestamos a atenção no que outro está dizendo.

Nosso desejo de falar é tanto que existe até curso para nos ajudar nesta arte: ORATÓRIA. O problema é que não existe um curso para nos ajudar a escutar, daí o vocábulo “escutatória”. Rubem Alves toca num tema extremamente instigante: o diálogo.

Vivemos numa sociedade onde parece reinar o monólogo. Mesmo quando tentam interagir, muitas pessoas apresentam seus discursos sem levar em conta o que o outro lhe disse. Não prestamos atenção no que o outro tem a dizer, porque estamos preocupados em elaborar nossa próxima fala. É a apresentação de monólogos de duas ou mais pessoas num mesmo local.

Parece que este estado pernicioso tende a se agravar quando nos propomos a conversar com alguém que necessita desabafar... colocar para fora suas dores. Por estarmos interessados em dar conselhos... receitas prontas, não levamos em conta o processo terapêutico da catarse. Achamos que nossa visão do assunto vai ajudar a pessoa. Uma ação de fora para dentro.

Lembro-me da expressão de Jó ao querer ser ouvido, mais que ensinado. Ele apresentou sua defesa frente às acusações (receitas) de seus “amigos”. Ele disse: “Ah! quem me dera um que me ouvisse” (Jó 31:35).

Mesmo com toda a tecnologia da comunicação em mãos, ainda hoje não somos capazes que nos calar para ouvir o outro... principalmente o outro que sofre. Acredito que precisemos de seguir a ideia de Rubem Alves e realizar cursos de “escutatória”... ou seja, curso de capacitação para ouvir.


Enquanto não é possível realizar o curso, que tal realizar exercícios de escutatória. Disponha-se a ouvir mais e falar menos. Este exercício poderá beneficiar o outro, bem como a você. Eu quero iniciar meu exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...