quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Compositor - Cantata: "O Esperado das Nações" - Albert Willard Ream


O Compositor - Cantata: "O Esperado das Nações"

Albert Willard Ream, missionário metodista, foi professor, escritor, compositor, autor de várias obras relacionadas à música na Igreja.  Nasceu em Cleveland, Ohio, EUA, em 12 de julho de 1913.  Chegou ao Brasil em 1937 e trabalhou na Igreja Metodista do Brasil em Juiz de Fora, MG, em Piracicaba, SP como Regente do Coro, na igreja Metodista Central em São Paulo e criou a Escola de Música Sacra no Colégio Bennett no Rio de Janeiro.  Também em Buenos Aires, Argentina, onde permaneceu por três anos, estabeleceu uma escola de música sacra na Facultad de Teologia.  Em seu retorno aos EUA em 1957, passou a ensinar na Florida Southern College ‑ FSC, onde formou um coro de sinos manuais que viajava por todo Estado de Flórida para representar a FSC.  Faleceu em 22 de abril de 1996.
Segundo Sandra Ream, filha de Albert W. Ream, depois de completar os estudos fundamentais, Ream estudou música no...
Westminster Choir College em Princeton, Nova Jersey, EUA.  Foi ali que encontrou Ethel Dawsey, estudante na mesma classe com ele.  Enamoraram-se e casaram-se depois da graduação.  Albert W. Ream continuou seus estudos na Universidade de Colúmbia na cidade de Nova Iorque.  Em livro escrito pelo Bispo Cyrus Bassett Dawsey, Sandra relata ter encontrado a informação que em 1937 o casal Ream chegou a São Paulo para estabelecer a primeira escola de música sacra para a preparação de regentes de coros para igrejas.  “Meu pai criou muita música para a igreja no Brasil, escrevendo peças originais e traduzindo e adaptando música para todas as idades, de crianças a adultos”.  Muito reservado, Ream não gostava de apresentar-se em público.  Muitas músicas que escreveu foram publicadas com pseudônimo.  E nunca colocava seu nome como regente nos inspirados programas que o Coro da Igreja Metodista Central em São Paulo preparava.
O documento reproduzido e digitado abaixo, do então Reitor do Colégio Piracicabano, pastor Afonso Romano Filho, faz parte do acervo do Centro Cultural Martha Watts, que gentilmente nos cedeu cópia, dá uma idéia do dinamismo e competência de Ream e Ethel.

O Casal Ream

Lá se vão dois anos, mais ou menos, desde que aportaram a nossas plagas, os distintos irmãos em Cristo e diletos artistas da música, Sr. Alberto Ream e D. Ethel Dawsey Ream.
Em nossa opinião dizíamos que deviam estabelecer-se em São Paulo, por ser o centro próprio e talhado para as suas atividades.  Foram a Juiz de Fora e lá estiveram um ano; daí vieram a Piracicaba, e mais um ano passaram.  Agora tomarão o rumo que nos parece acertado; irão fixar-se em São Paulo, junto à Faculdade de Teologia, dando de seu labor e de sua arte os benefícios para toda a igreja, e para as igrejas locais.
No sábado, 23 de dezembro, o casal Ream, despedindo-se de Piracicaba, ofereceu um sarau de arte evangélica, o que foi deveras surpreendente: como pôde preparar tantos números e alguns excelentes, contando com poucos elementos, na verdade consagrados, mas não suficientes ainda, dado o pouco treino?
Vaticinamos que haverá em São Paulo coisas extraordinárias, sendo este casal feliz, pois é oportunidade como ainda não tivemos.  São dois moços filhos da música, com brilhante curso, com prêmio de viagens, e nessa capital, onde há apaixonados do “bel canto” e os que apreciam de fato o ministério do canto; dados os dois anos de experiência que têm de nosso meio, antevejo grandes e solenes corais, saraus, demonstração de arte evangélica e ainda melhor, elementos novos preparados para a direção dos hinos cantados.
Agradecendo o que fizeram aqui, no Colégio Piracicabano, auguramos-lhes, aos irmãos Ream, feliz, proveitosa e abençoada estada na Capital bandeirante.
A. Romano Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...