quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


MAESTRO UMBERTO CANTONI
Tenho participado de algumas reuniões com o maestro Umberto Cantoni e presenciado seu entusiasmo na preparação da Cantata “O Esperado das Nações”. Como tenho acompanhado ele e sua esposa, Vera Quintanilha Cantoni, nos últimos anos não tenho medo em afirmar que este trabalho o empolgou tanto que ele rejuvenesceu. Como tem sido bom vê-lo revigorado, vibrante e animado. Este homem respira música. Aproveito o ensejo para partilhar uma breve biografia deste irmão amado, a quem tenho pastoreado com carinho. Maestro Cantoni tem uma linda história de dedicação e compromisso com a música sacra. Veja sua história...

BREVE BIOGRAFIA
Mário Cantoni, jovem descendente de italianos, instrumentista e amante de música, passando em frente à Igreja Metodista de Franca, SP, ouviu vozes cantando com alegria e entusiasmo lindas melodias que tocaram seu coração.  Comovido, entrou na igreja, converteu-se e trouxe toda a sua família.  Alguns anos depois, o Coro da Igreja Metodista Central de São Paulo veio a Franca cantar na igreja.  Durante os cânticos do Coro um adolescente de treze anos, estudante, filho de Mário, observava tudo com a maior atenção: o repertório, a harmonia das vozes, o timbre dos cantores, a afinação perfeita e, sobretudo, a alegria estampada na face dos coralistas.  O regente Albert Willard Ream, Ministro de Música e exímio regente, comandava com autoridade e maestria os contores e, entre eles, Wilson Cantoni, irmão do Cantoni, o Umberto.  A partir dessa experiência, o jovem Umberto decidiu dedicar-se ao serviço da música sacra na igreja.
Logo depois, a família Cantoni mudou-se para São Paulo, transferindo-se para a Igreja Metodista da Lapa, onde Umberto assumiu os cargos de Organista e Regente dos Coros Adulto e Infantil.  Foi cantor fundador do Coral Evangélico de São Paulo, criado pelo Reverendo Natanael Inocêncio do Nascimento.  Posteriormente assumiu a regência desse Coro por cerca de quarenta anos.  Fundou e regeu um Coro Evangélico Masculino.  Mudou-se para Londrina onde criou e dirigiu um Conservatório Musical e o Coro Evangélico da cidade.
Cursou o Conservatório de Canto Orfeônico em São Paulo.  Estudou canto com Eládio Perez González, e piano com Menininha Lobo, assistente de Magdalena Tagliaferro.  Na década de sessenta, viajou aos Estados Unidos, onde freqüentou cursos de música sacra no Peabody College, em Nashville, Tennessee e no Westminster Choir College em Princeton, New Jersey.
De volta ao Brasil, retomou à regência do Coral Evangélico de São Paulo.  Gradativamente assumiu os seguintes cargos: regente e organista da Igreja Metodista Central de São Paulo; regente do Coro Masculino da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em Rudge Ramos; regente do Coro Feminino do Curso de Diaconisas na Chácara Flora em Santo Amaro; regente do Coro da Faculdade de Direito do Largo São Francisco; regente do Coro da Faculdade de São Bernardo do Campo; regente do Coro da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; regente do Coro da ACM – Associação Cristã de Moços; regente do Coro do Clube Monte Líbano; diretor dos seminários de música sacra, realizados no Instituto José Manoel da Conceição em Jandira, SP e posteriormente na Chácara Flora; professor de Educação Musical no Ginásio Experimental da Lapa em experiência piloto da Secretaria Estadual de Educação; coordenador Regional de Campinas do Movimento Coral do Estado de São Paulo pela Secretaria Estadual de Cultura; na década de 80 (1981-1983) regeu o Coral Rev. James William Koger da Igreja Metodista Central de Piracicaba; em 1994 foi organizado o Coral Evangélico de Piracicaba e Umberto Cantoni foi seu regente até 2005.  Em 1985 foi criado o NUC ‑ Núcleo Universitário de Cultura da UNIMEP, sendo indicado Coordenador.  As atividades culturais desenvolveram-se de tal forma que atualmente o NUC é uma referência nacional.
Coros criados pelo NUC:
·                     Os Coros Universitários UNIMEP Matutino e Vespertino do Taquaral foram criados em 1980.  A seguir, foram criados os Coros Universitários do Campus de Santa Bárbara e Lins.
·                     Madrigal UNIMEP: foi criado em 1997 para cantar no Festival Internacional de Música Sacra em Berna, na Suíça.
Projetos criados pelo NUC:
·                     Encontros de Coros Infantis e Infanto-Juvenis de Piracicaba: quatro edições.
·                     Master Class de piano e pedagogia pianística: cinco edições.
·                     Festival Nacional de Canto Erudito (único existente no país): nove edições.
 
Teatro UNIMEP: administrador do Teatro UNIMEP, inaugurado em 1998.
 
Cantoni teve um grande sonho na juventude: estudar no Colégio Piracicabano.  Realizou esse sonho depois de adulto, quando prestou seus serviços profissionais na Universidade Metodista de Piracicaba (1980).  Deus confirmou a sua obra entregando nas mãos deste humilde servo que na adolescência dedicara seu talento a serviço da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...