terça-feira, 30 de junho de 2015

Uma dose de boa música para reencantar a vida - Orquestras da Unicamp

Orquestra de Flautas - Unicamp       (foto: Gabi)

Ontem (29/06) por convite da Cleide Trigo, amiga e companheira de ministério no IEMBSF, fui à Casa do Lago (Unicamp) para prestigiar a Orquestra de Flautas e a Orquestra Comunitária, ambas da Universidade Estadual de Campinas. 


Sob a regência da maestrina Sarah Selles (flautas) e do maestro João Stecca (Comunitária) ouvimos lindas músicas que nos levaram a locais diferentes em tempo e espaço. A harmonia dos instrumentos (como fruto da  dedicação dos músicos aos estudos e ensaios) somada à inspiração dos compositores (eruditos ou não) sob a regência (com batuta ou não) de maestros competentes demonstram como a dedicação permite apresentar algo tão belo e de grande enlevo espiritual.

Orquestra Comunitária - Unicamp

Tive oportunidade de me assentar na primeira fileira à praticamente três metros dos maestros. Apreciei cada movimento. Não só os movimentos das peças musicais, mas sobretudo os movimentos dos músicos. O manuseio dos instrumentos, a intensidade dos sopros, a força das batidas, a coreografia dos gestos, demonstram como é possível em meio à diversidade construir-se algo harmonioso e belo.



Como pastor e professor, olhando para aquele espetáculo que somava a harmonia dos sons com  a beleza coreográfica dos movimentos, lembrei-me de uma frase de Nelson Mandela que afirma: "Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da origem, ou de sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar".

Turma de amigos e irmãos       (foto:Gabi)

Para construir um mundo melhor e mais harmonioso precisamos educar o nosso povo para isso. Em tempos de violência, inclusive religiosa, precisamos ensinar a paz. Ninguém nasce sabendo. Para saber é necessário aprender. Nossa geração tem responsabilidade sobre a educação da próxima. O que temos ensinado? Que valores temos passado?

Aprendamos com as orquestras, pois da diversidade (instrumentos, instrumentistas, compositores, maestros,idade, gênero, tempo, lugar, etc) em meio à adversidade (individualidade, hedonismo, vaidade, etc) constroem a harmonia.


Vamos aprender com a música e reencantar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...