quinta-feira, 3 de abril de 2014

DEPRESSÃO... uma breve reflexão (motivado pelo depoimento de Chico Anysio)

Motivado por uma reportagem apresentada no FANTÁSTICO (programa dominical veiculado da Rede Globo de Televisão) do último domingo sobre depressão, escrevi algumas palavras sobre este tema. Na reportagem foi apresentada uma entrevista com Chico Anysio pouco tempo antes de sua morte. O humorista mais versátil da televisão brasileira confessou que sofria de depressão há mais de 24 anos.

Além de incentivar meus leitores a assistirem esta matéria (CLIQUE AQUI - Entrevista com Chico Anysio), apresento abaixo um breve comentário sobre este tema.

Numa sociedade pautada pela filosofia neoliberal onde as pessoas são valorizadas por aquilo que produzem ou consomem, não há espaço para acolher e cuidar daqueles que sofrem de depressão. O preconceito é o instrumento que mais marginaliza estas pessoas.

Dê um lado pode-se falar do preconceito daqueles que olham para a pessoa com depressão e duvidam de sua enfermidade, dizendo que se trata de preguiça, mamparra ou falta de esforço, bem como também daqueles que espiritualizam esta fragilidade humana transformando-a em um problema espiritual (religioso).

De outro lado pode-se destacar o preconceito da própria pessoa que está com depressão, que não aceitando sua enfermidade, não procura ajuda especializada.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo da Silva, "a depressão atinge de 20 a 25% da população. E significa que 20 a 25% da população, tem, teve ou terá um quadro de depressão ao longo da vida. Portanto pode atingir a qualquer pessoa, em qualquer idade".

Portanto, ninguém está livre dela. Em algum momento de nossa existência poderemos experimentar seu gosto amargo ou acompanhar alguém de nosso convívio que esteja experimentando.

Faz-se necessário aprofundarmos nosso conhecimento quanto a esta enfermidade para nos compreendermos melhor quando passarmos por esta experiência, bem como também, quando temos que acompanhar alguém nesta situação.

Depressão não é brincadeira... é uma enfermidade... enfermidade que leva à morte.


Portanto, cuide-se e cuide de quem necessita de cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...