segunda-feira, 28 de abril de 2014

AULA - "Espiritualidade Wesleyana" - CFE em Uberlândia (IEMBSF)

No sábado passado, 26 de abril, ministrei a disciplina "Espiritualidade Wesleyana" no Curso de Formação de Evangelistas (CFE) do Pólo de Uberlândia-MG. Este é um tema de grande relevância para a vida de todos os metodistas.

Iniciei afirmando o quão difícil é definir ou conceituar a o termo ESPIRITUALIDADE, pois embora seja uma expressão religiosa, na atualidade tornou-se um termo abstrato, vago e presente em quase todos os seguimentos da vida.

Após apresentar alguns exemplos do uso deste termo, disse-lhes que iríamos nos restringir à concepção de espiritualidade para o metodismo, apresentada principalmente através da vida e da obra de João Wesley.


Alguns apontamentos da aula:

Steve Harper, no clássico “A vida devocional na tradição wesleyana”, destaca que a espiritualidade de João Wesley tinha algumas bases: o realismo, a disciplina, a amplitude, o sentido de comunidade e a dimensão da igreja.

João Wesley procurava meios de expressar a sua vida espiritual durante o dia todo.  A estes chamou de “MEIOS DE GRAÇA”. Eram disciplinas espirituais que devem ser utilizadas para expressar a fé e receber a graça divina.

Ele dividiu-as em duas categorias: INSTITUCIONAIS e PRUDENCIAIS

Ele afirmava: “Por meios de graça entendo os sinais exteriores, palavras ou ações, ordenados por Deus, e designados para esse fim, para serem canais ordinários pelos quais Ele comunica aos homens (e mulheres) sua graça preventiva, justificadora e santificadora.”

Os meios INSTITUCIONAIS eram aqueles evidentes na vida e nos ensinamentos de Jesus. Os PRUDENCIAIS eram meios que haviam sido desenvolvidos pela igreja para dar maior ordem e expressão à vida cristã.

Pode-se destacar:
•               O culto público a Deus;
•               O ministério da Palavra, seja lida ou exposta;
•               A Ceia do Senhor;
•               Oração particular e familiar;
•               Estudar as Escrituras;
•               Jejum e abstinência.


Esta turma está na reta final, faltando-lhes apenas a disciplina "Teologia Wesleyana", que será ministrada no próximo dia 24 de maio. No sábado posterior, dia 31, acontecerá a formatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...