sábado, 31 de agosto de 2013

Precisamos de pregadores/as que se utilizem da EXEGESE e não da EISEGESE

Sou um amante do rádio. Gosto de ouvi-lo, principalmente quando estou dirigindo. Vou passando pelas várias emissoras até achar uma que me interesse. Ontem (30.08), quando saí de uma visita pastoral no Hospital Vera Cruz e me dirigia para outra visita hospitalar no Centro Médico de Campinas, sintonizei um programa religioso que me chamou a atenção através da manchete: “Venha participar do culto do descarrego de Eliseu”. 

Ao explicar do que se tratava este descarrego especial, o locutor/pastor disse que Elias chegou numa cidade que tinha de tudo para prosperar, mas um problema a impedia, sua água era amarga. Ele estava falando de Jericó e do primeiro milagre realizado por Eliseu após a morte de Elias (2Reis 2).  O pregador do rádio disse que Eliseu fez uma sessão de descarrego em Jericó e a água foi purificada. Convidou as pessoas a participarem desta “reunião forte”, para que possam prosperar. 

Fiquei pensando o quanto alguns pregadores distorcem os textos bíblicos para moldarem às suas convicções. Precisamos de comunicadores do evangelho que se preocupem mais com a “exegese” bíblica e abandonem a “eisegese”. Exegese é extrair do texto (ex)... eisegese é impor ao texto (ei). Como estamos carentes de pregadores e pregadoras que estudem mais a palavra de Deus, antes de proclamá-la. Essa é missa opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...