segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VAMOS PULAR O CARNAVAL?

VAMOS PULAR O CARNAVAL?
UM CONVITE PASTORAL

Estimados internautas, saúde e paz!

Estamos nos aproximando do carnaval e tenho um convite a te fazer: VAMOS PULAR O CARNAVAL? Explico melhor a minha pergunta.

A Festa Popular denominada Carnaval é um momento no calendário nacional, onde muitas pessoas liberam suas libidos de forma exagerada. Homens e mulheres que passam por crises, seja financeira, familiar ou emocional, durante todo o ano; nestes poucos dias que precedem à quarta-feira (de cinzas), procuram viver intensamente um momento de alegria. O problema não está em procurar alegria, mas sim, em não conhecê-la plena e verdadeiramente. Neste sentido, pode-se considerar o carnaval uma festa alienante, pois se apresenta como um momento de alegria, mas na realidade, os prejuízos pós-festa são catastróficos para muitas pessoas. Muitos se liberam na prostituição, nas drogas, na traição, ou por que não dizer numa total perversão. Colhendo assim, prejuízos futuros.

A alegria vivida pelos foliões, nestes poucos dias de festa, não é capaz de completá-los durante o resto do ano. Ela é uma alegria passageira, que só dura uns poucos dias. Uma alegria alienante, pois camufla a realidade da vida.

Deus em sua infinita bondade e misericórdia oferece ao homem uma alegria permanente. Alegria que começa “aqui e agora” e transcende para a eternidade. Portanto, seja prudente nestes dias de “CARNAVAL”. Ao invés de investir tempo admirando a alegria passageira dos foliões ou até mesmo sendo um deles, usufrua da verdadeira alegria. Aquela que só Jesus pode dar.

Por isso, convido você a “pular o carnaval”. Pular no sentido literal da palavra, ou seja, passar por cima desta data, sem dar significância. Imagine que bom será, investir o tempo deste feriado para a família, para acampar com a igreja, para realizar a missão junto aos necessitados, para estudar a Palavra de Deus, para orar, e muito mais. Acima de tudo destaco o fato de podermos pular esta festa, sem dar nenhum valor a ela. Pois nossa festa é permanente. É a festa daqueles que já experimentaram a graça de Deus e a ela não abandonam por uns poucos dias de “agito”.

Como nos afirma o apóstolo Paulo: “Andemos de acordo com o que já alcançamos” (Fl 3,16). Nossas atitudes devem refletir a graça que já alcançamos. Se você já experimentou a verdadeira alegria, não tem porque participar dessa alegria passageira.

Eu vou pular o carnaval e espero que você pule também!

SHALOM!!!

Rev. Paulo Dias Nogueira

CD - "É MARAVILHOSO CRER" - Coral Evangélico de Piracicaba

Tenho uma FOFOCA para fazer... uma fofoca santa é claro.

Ontem à noite, antes do culto vespertino, fui presenteado com um CD do Coral Evangélico de Piracicaba. Eles gravaram no final do ano de 2010 e fizeram o seu lançamento na Catedral Metodista de Piracicaba, no dia 14 de dezembro próximo passado. Como na ocasião eu estava em atividade na Faculdade de Teologia em São Paulo, não pude participar deste maravilhoso culto de lançamento. Devido a alguns desencontros pelo início do ano e minhas férias, somente ontem recebi meu presente.

Hoje à tarde, enquanto aproveitava meu dia de folga pastoral para colocar algumas coisas pessoais em ordem, coloquei o CD para ouvir. Foi um momento maravilhoso de paz e grande enlevo espiritual. Não pude deixar de testemunhar este fato aqui no blog e incentivar as pessoas a adquirirem este maravilhoso CD. São músicas que já marcaram a história do povo cristão e de muitos corais, e que poderá marcar também, a sua vida. Tenho acompanhado este coral, interdenominacional, nos últimos sete anos. Tive a oportunidade de ser o pregador oficial dos cultos de Ação de Graças do seu 10º e 15º aniversário. Vários homens e mulheres já passaram por ele cantando, regendo, tocando... edificando o Corpo de Cristo e pregando o Evangelho das Boas Novas ao mundo.

Ao atual grupo parabéns pelo trabalho e que Deus vos abençoe.


Aos que desejarem adquirir um exemplar, basta enviar um e-mail para l_viegas@terra.com.br , a/c Luiz Fernando ou Júnia Helena e eles esclarecerão melhor a forma de pagamento e como enviarão o material. Por hora passo o valor que comunicamos à igreja: 1 CD R$ 15,00 e acima de 1 CD o custo é de R$ 12,00 cada unidade. Não ganho porcentagem, nem sou promotor de vendas. O que sou é incentivador da boa música e um apoiador desse grupo missionário.

Faça como eu, dedique um tempo para ouvir boas músicas. Ouça-as na voz deste abençoado coral: CORAL EVANGÉLICO DE PIRACICABA.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TRIBUTO A MEU PAI... Gildo Nogueira (in memorian)

“Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)”. (Ef. 6.2)


Gildo Nogueira

Hoje completou nove anos que sepultamos meu pai. Sua morte nos marcou profundamente, pois foi a primeira perda significativa que tivemos em nossa família. A dor e a saudade vêm sendo amenizada com o tempo. O uso da memória tem sido seletivo, pois fazemos questão de nos lembrar dos momentos agradáveis que passamos juntos.

Ele não foi o melhor pai do mundo e nem mesmo o melhor marido, MAS era o nosso pai e marido. Aprendemos a amá-lo como era. Sentimos falta de sua presença, mas nos consolamos com as lembranças dos bons tempos.

Ao trazer à memória o dia de sua partida para o Lar Celestial, aproveito como filho mais velho, para em nome de toda a família, celebrar ação de graças ao Senhor pela oportunidade de convivermos com o Sr. GILDO NOGUEIRA, nosso pai e marido. “O Senhor nos deu, o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor”.

Ao Senhor, nosso louvor! Ao meu pai, nosso tributo! À nossa família, a esperança do reencontro na eternidade e o compromisso de partilhar com o mundo o Evangelho da salvação.

Paulo Dias Nogueira

PALAVRA PASTORAL À CATEDRAL... Sobre crescimento qualitativo, quantitativo e orgânico (2).

O CRESCIMENTO DA IGREJA É NATURAL

E ele concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho de seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado, e consolidado pelo auxilio de toda a junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. (Ef 4.11-16)

 
Queridos irmão e irmãs, graça e paz!

O crescimento da igreja tem sido alvo das mais variadas denominações evangélicas, inclusive da Igreja Metodista. Ao analisar as produções bibliográficas evangélicas das últimas três décadas verifica-se um alto índice de títulos ligados a este tema. Sem detalhar, pois este é um espaço exíguo de reflexão, afirmo que muitas destas literaturas apresentam receitas simplistas para o crescimento da igreja, baseadas na experiência de outras comunidades de fé. Utilizam uma igreja que cresceu extraordinariamente como um paradigma a ser seguido. Esta proposta é uma verdadeira agressão à história, cultura, dons, economia, educação... da comunidade local. Cada comunidade deve crescer à partir de suas próprias possibilidades, levando em consideração suas forças e limites... “Tudo quanto te vier às mãos para fazer, fazê-o conforme as tuas forças” (Ec 9.10a).

O texto bíblico acima nos ensina que o crescimento/desenvolvimento da igreja é natural. Não precisamos, nem podemos, forçar este crescimento. O que podemos fazer é propiciar um ambiente saudável para que a igreja cresça/desenvolva. Assim como fazemos com a planta, regando, fertilizando, carpindo, podando, devemos fazer com a igreja. Assim como não basta dizer à uma plata que desejamos que ela cresça 10 centímetros durante o ano, não adianta estipularmos alvos numéricos para o crescimento de uma igreja como se isso bastasse. O que vai fazer crescer não é o alvo estipulado, mas sim, as condições oferecidas à igreja por ela mesma, sensibilizada pelo Espírito Santo de Deus. A igreja seguirá seu curso natural, ou seja, se bem cuidada crescerá segundo suas forças ou se mal cuidada ficará à mercê de sua “inanição”.

Como pastor titular da Catedral, reconhecendo que optamos por trabalhar este importante tema da fé, CRESCIMENTO DA IGREJA, convido-os a investir nesta bela planta de 130 anos que já deu muito fruto, mas que tem condições de crescer muito mais. No boletim passado apresentei as oito marcas das igrejas que crescem, segundo a pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Natural da Igreja (DNI), realizada em mais de 1000 igrejas de 32 países diferentes nos 5 continentes. Acredito, que considerar estas marcas/características, investindo em seu desenvolvimento, conseguiremos levar nossa com,unidade a experimentar um crescimento natural. Mais do que encher o templo de pessoas ou mesmo o Rol de Membros de nomes, correndo o risco de forçar um inchaço – algo patológico e que tende a diminuir, queremos um crescimento saudável, crescimento este que leve em consideração nossas forças e limites, e a completude de um crescimento quantitativo, qualitativo e orgânico.

Lembrando-nos das oito marcas do crescimento segundo o DNI: 1) Liderança capacitadora; 2) Ministérios orientados pelos dons; 3) Espiritualidade contagiante; 4) Estruturas funcionais; 5) Culto inspirador; 6) Grupos familiares; 7) Evangelização orientada para as necessidades; 8) Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.

Vamos juntos investir nestas marcas na esperança de que o crescimento aconteça naturalmente? Contamos com o envolvimento de todos os irmãos e irmãs na construção deste jeito de ser igreja, que tem todas as características apresentadas pelo metodismo histórico e brasileiro. Aos poucos nos aprofundaremos no conhecimento deste tema. Por hora, basta a boa vontade em assumir com disposição nossa parte do trabalho. Quem vai ajudar na tarefa de regar? E podar? Como vamos comprar os fertilizantes e herbicidas? Tem muita coisa por se fazer para que esta planta cresça. O que você poderá fazer? Não basta falar que a igreja precisa crescer... não adianta estipular metas prá seu crescimento. O que precisamos é investir com amor e dedicação nos cuidados desta planta/igreja que ela cresce.

Rev. Paulo Dias Nogueira

Palavra Pastoral publicada no Boletim Mensageiro
Orgão Oficial da Catedral Metodista de Piracicaba

REUNIÃO DE ORAÇÃO - 22.02.2011 (Salmo 46)

Terça-feira passada, 22.02.2011, nossa reunião de oração foi marcada por momentos muito especiais. Fui o responsável por dirigir o encontro. No momento da reflexão bíblica utilizei o salmo 46 como texto base. Em síntese compartilhei que o salmo retrata o momento em que uma pessoa reconhece que seu mundo “virou de ponta-cabeça” e que sua esperança de refúgio está em Deus.

Após o momento de reflexão, destaquei a presença de duas famílias presentes. Primeiramente o Nivaldo, um jovem por quem temos orado incessantemente, vítima de um câncer agressivo, e que agradeceu à comunidade as intercessões. Disse que o médico havia lhe dado três meses de vida, mas ele já estava no nono mês. Naquela tarde, al invés de orar pelo Nivaldo, tivemos oportunidade de orar com ele. Chamei-o para estar ao meu lado na frente da congregação, onde investimos um tempo orando. Outra família que destacamos foi a do Márcio, Nilma, Marlon e Tawane, que estamos auxiliando na recomposição dos bens imóveis. Ao término de minhas atividades na igreja, tive oportunidade de levar a família em sua casa (um bairro muito afastado do centro da cidade).

A reunião de oração tem sido um espaço maravilhoso de refrigério mútuo, de cuidado com os necessitados e acima de tudo de promoção da vida. Parabéns à Sociedade Metodista de Mulheres pelo zelo para com esta importante reunião da igreja.

Rev. Paulo Dias Nogueira

CONCÍLIO EXTRAORDINÁRIO - DISTRITO DE PIRACICABA: Lista Tríplice Superintendência Distrital (19.02.2011)

Sábado passado, 19.02, presidi o Concílio Distrital Extraordinário que elegeu a lista tríplice a ser encaminhada ao bispo Adonias com vistas à nomeação da nova superintendência do distrito. Tive a oportunidade de servir neste ministério por onze anos, sendo sete neste distrito. Agradeço a Deus e àqueles e aquelas que apoiaram meu ministério apesar de minhas imperfeições e limitações. Desejo que o novo superintendente realize seu trabalho dentro da mais harmoniosa paz, contando com o apoio de todos. Particularmente, coloco-me à disposição para ser um canal de bênção em sua vida e missão. SHALOM, Distrito de Piracicaba!!!

Rev. Paulo Dias Nogueira

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PALAVRA PASTORAL À CATEDRAL... Sobre crescimento qualitativo, quantitativo e orgânico (1).


Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve



Queridos irmãos e irmãs
Graça e paz!

Neste ano de 2011, nossa igreja local está utilizando uma nova metodologia para a elaboração de seu Plano de Ação. Reconhecendo que por muitos anos reduzimos o ato de planejar à elaboração de um calendário de atividades, assumimos desta vez o compromisso de nos esforçar na construção de um plano que norteie/oriente as atividades de todos os ministérios.

Após algumas reuniões da liderança, bem como de vários ministérios locais, definimos como premissa principal para este ano o “crescimento quantitativo e qualitativo” da igreja local. Este tema deverá levar em consideração alguns apontamentos e preocupações assinalados pelos coordenadores/as de ministérios durante as discussões.

Lembro-lhes que em setembro próximo completaremos 130 anos de vida e missão em Piracicaba. As gerações que nos antecederam, realizaram sua parte da missão, cabe agora a esta geração fazer a sua. Somos os responsáveis pela sustentabilidade e expansão do metodismo em Piracicaba.

Ainda que o tema do CRESCIMENTO seja uma novidade para nossa igreja local, não o é para muitas denominações, e em especial para o metodismo brasileiro. Muitas Regiões Eclesiásticas tem apresentado desafios numéricos de crescimento, com o intuito de motivar a ação missionária da igreja. Podemos citar o exemplo da 1ª RE que deseja chegar a 1 milhão de metodistas no Rio de Janeiro ou da nossa Região (5ª RE) que tem como alvo alcançar 50 mil metodistas até 2016. Oficialmente, a Igreja Metodista tem orientado que o caminho do crescimento é fruto do DISCIPULADO CRISTÃO. Inclusive a palavra do Bispo Adonias no Informativo Regional deste mês foi dedicada a este tema, intitulada: Discipulado Cristão – chamado de Deus para os metodistas.

Não tenho dúvidas da grande importância do discipulado para o crescimento da igreja, crescimento este quantitativo, qualitativo e orgânico. Porém, gostaria de compartilhar aqui a tese de um pesquisador alemão que me tem influenciado muito. Trata-se de Christian Schwarz, fundador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Natural da Igreja. Após realizar uma minuciosa pesquisa em mais de 1000 igrejas de 32 países diferentes nos 5 continentes, em busca das causas do crescimento das igrejas no mundo, chegou a oito marcas de qualidade das igrejas que crescem. Segundo ele, se estas marcas forem colocadas em prática na caminhada da igreja, redundarão em crescimento quantitativo e qualitativo.

Apresento abaixo as 8 marcas apontadas por Schwarz:

1) Liderança capacitadora; 2) Ministérios orientados pelos dons; 3) Espiritualidade contagiante; 4) Estruturas funcionais; 5) Culto inspirador; 6) Grupos familiares; 7) Evangelização orientada para as necessidades; 8) Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.

Segundo a pesquisa de Schwarz se desejamos crescer em qualidade e quantidade, precisamos levar em consideração estas oito marcas. Por ser este um espaço exíguo para maiores discussões e aprofundamentos, apenas introduzo o tema e me comprometo a preparar um material para melhor expor esta tese. Como pastor local, desejo que conheçam esta metodologia de crescimento, que não tem nada de “mágico”, mas é verdadeiramente o “desenvolvimento natural da Igreja”.
Rev. Paulo Dias Nogueira

Palavra Pastoral  publicada no Boletim Mensageiro
Orgão Oficial da Catedral Metodista de Piracicaba

POV 2011 - 1º Encontro - Minha palavra como professor da disciplina Ministério Pastoral na Igreja Metodista


Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, tive a oportunidade de conhecer a turma do Programa de Orientação Vocacional (POV) que acompanharei este ano através da disciplina Ministério Pastoral na Igreja Metodista. Neste encontro, o primeiro de quatro que teremos no decorrer deste ano, foi possível perceber uma turma participativa.


Alguns dos participantes deste programa, eu já conhecia de outras atividades na vida da Igreja Regional, outros, porém, conheci durante este encontro. O grupo é bem heterogêneo. Temos homens e mulheres; pessoas com formação universitária e outros em busca do primeiro curso; alguns formados em teologia por EAD pela Universidade Metodista e outros com formação teológica em diferentes seminários; moradores da própria cidade onde acontece o curso (São José do Rio Preto) e outros que viajam dia e noite para chegarem (Tocantins por exemplo); gente tentando o programa pela primeira vez e outros persistindo por mais uma.


Como professor da disciplina de Ministério Pastoral na Igreja Metodista, tenho o desafio de ajudá-los a compreender melhor o que seja este ministério (do pastor e da pastora) entre muitos outros na vida da igreja. Após conhecerem mais de perto o que seja este ministério, cada candidato/candidata deve se perguntar se sua vocação é para realizar estas tarefas. Afirmo sempre aos participantes do programa: “É preferível a uma pessoa ser um/a bom/boa leigo/a na vida da igreja, do que um/ pastor/a medíocre”. Cito sempre o exemplo utilizado no livro O Monge e o Executivo, como uma analogia: Quando uma loja promove seu melhor vendedor de televisão a gerente, pelo simples fato de ser bom vendedor de televisões, corre o risco de perder um ótimo vendedor e ganhar um péssimo gerente. Quando bons leigos e leigas que servem ao Senhor com dedicação e destemor são coagidos por uma comunidade de fé, ou por sua família, ou até mesmo por seus desejos pessoais a assumir o pastorado sem ter dom/vocação, corre-se o risco de se perder um/a ótimo/a leigo/a e ganhar-se um péssimo/ pastor/a.


Tenho participado como professor deste programa desde seu início em 2000. Tive a oportunidade de acompanhar muitos alunos e alunas e constatar esta verdade. Muitos que passaram por aqui, estão desempenhando um ótimo ministério pastoral em suas igrejas locais. Outros, porém, não subsistiram ao fardo próprio imposto ao ministério, sucumbindo na caminhada. Alguns além de não estarem no ministério local, nem mesmo na igreja local como leigos estão. Optaram por afastar-se. Desejo que o POV seja orientador/norteador para os irmãos e irmãs que deixando suas igrejas locais dirigem-se ao Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco em busca de auxilio quanto aos rumos ministeriais a serem tomados. Que Deus os ajude a entender Sua vontade... que o Programa seja bênção para cada um/a.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ACERTANDO OS PONTEIROS: fim do horário de verão


Iniciado em 17 de outubro do ano passado o Horário de Verão encerra à meia noite desse domingo nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Com o fim do horário de verão os relógios deverão ser atrasados em uma hora, conforme determina o decreto presidencial número 6.558/2008. Decreto este onde foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Quando a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para o domingo seguinte. De acordo com o governo federal, nas três regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

HOMENAGENS AO PROF. DR. RUI DE SOUZA JOSGRILBERG

Como parte das festividades do início do ano letivo 2011, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO) realizou um momento solene de homenagem ao Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg pelos anos dedicados na reitoria e vice-reitoria da Escola. Foram oportunizadas palavras ao Bispo Paulo Lockmann, bispo assistente da Fateo; a mim (Paulo Dias Nogueira), como presidente do Conselho Diretor da Faculdade; ao Prof. Dr. Márcio de Moraes, reitor da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP; e finalmente ao atual reitor, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia. Foi um momento muito significativo, onde foi possível externar de forma pública, o reconhecimento da dedicação ao ministério docente e administrativo do Prof. Dr. Rui frente a nossa Casa de Profetas.

Rev. Paulo Dias Nogueira (Presidente do Conselho Diretor)

Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia (Reitor da Fateo)


Prof. Dr. Márcio de Moraes (Reitor da UMESP)


Fui seu aluno no início dos anos 90 e tive o prazer de trabalhar ao seu lado durante os três últimos anos. Já o admirava como professor, mas neste último triênio, minha admiração cresceu ainda mais por ver a forma a qual conduz processos na vida da igreja. Em tudo que acompanhei, vi o caráter de um cristão que vive pautado pela ética bíblica. Ao Prof. Rui meu carinho, respeito e admiração.

Afirmei diante da comunidade reunida, que em minha percepção, vi se cumprir na vida do Prof. Rui o que afirma o texto bíblico de eclesiastes 9.10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Justifiquei minha afirmação dizendo que ao acompanhar sua trajetória ministerial, vemos alguém que equilibrou sua competência com a dedicação ao serviço. Não assumiu tarefas ALÉM das que poderia cumprir, daí a constância de suas colaborações com a igreja e sociedade, mas também não ficou AQUÉM, dos que recebeu do Senhor. Tenho o Prof. Rui como um exemplo a ser seguido. Desejo muito que neste novo momento de sua caminhada, ela possa produzir pesquisas e materiais, frutos de saber acumulado no decorrer de seu serviço ministerial e acadêmico.

Ao Prof. Rui nosso agradecimento, bem como um pedido do coração: Publique materiais que nos auxiliem no aprofundamento de temas teológicos, filosóficos e pastorais. Estamos no aguardo!!!

Para auxiliá-lo na leitura dos textos, a Fateo lhe deu este simples, mas significativo mimo. BOA LEITURA PROFESSOR!!! 

AULA INAUGURAL 2011 - Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO)

Ontem, quarta-feira (16.02), tive o prazer de participar da Aula Magna ministrada pelo Revmo. Bispo Dr. Paulo Tarso de Oliveira Lockmann aos alunos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Na realidade deve-se usar o plural, Aulas Magnas, pois ele ministrou por duas vezes a palestra. A primeira foi no período da manhã (9h30) para os alunos e alunas do curso presencial matutino, bem como para o Curso Teológico Pastoral (Semi-Presencial). Já no período da noite, participaram os alunos e alunas do Curso de Bacharel em Teologia – presencial.

A palestra do bispo foi uma apresentação resumida de sua tese de doutorado, intitulada: “Um Messias Profeta no Evangelho de Lucas”, analisando principalmente Lc 9.51-19.48. Segundo suas pesquisas, Lucas ao apresentar o perfil messiânico de Jesus, destacou o de um Messias-Profeta.

Ao final da Palestra, o Prof. Dr. Helmut Renders, responsável pelas publicações da Editeo (Editora da faculdade de Teologia), comunicou aos presentes uma nova série a ser publicada pela editora, intitulada Teses. Este foi um desafio lançado pelo do atual Conselho Diretor, cujo corpo editorial acolheu e está implementando. Trata-se de publicar as teses de doutorado dos professores e professoras da casa, reconhecendo assim que a produção dos conhecimentos realizados deva ser compartilhada com um maior número de pessoas. Para inaugurar esta série – TESES – a primeira publicação será da tese do Bispo Paulo Lockmann.

Diante do exposto, compartilho aqui que foi muito bom poder participar deste momento de grande relevância das atividades acadêmicas da Fateo e poder ouvir em primeira mão a exposição do revmo. Bispo. Se você não pode participar deste evento, aguarde para comprar o livro. Vale a pena.

Ao bispo Paulo Lockmann meus cumprimentos, no desejo de que esta pesquisa, que será transformada brevemente em livro, gere muitos frutos na construção do saber bíblico, teológico e pastoral. Que os pregadores e pregadoras encontrem neste livro, ferramentas que auxiliem na melhor compreensão do Evangelho de Lucas. PARABÉNS bispo Paulo... PARABÉNS Fateo!!!

CONSELHO DIRETOR DA FATEO – 1ª Reunião de 2011

Ontem, quarta-feira, em meio às festividades da Aula Inaugural e da solenidade onde o Prof. Dr. Rui Josgrilberg foi homenageado, o Conselho Diretor da Fateo realizou sua primeira reunião de 2011. As atividades do Conselho iniciaram-se às 8h com um café da manhã estendendo-se até as 23h.

Dentre os vários temas discutido destaco aqui, na qualidade de presidente do Conselho, que iniciamos diálogo sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o próximo qüinqüênio ( ou sextênio... à definir). Em uma instituição de ensino teológico com uma tradição de mais de 120 anos, faz-se necessário a construção de um PDI bem fundamentado, que apresente com clareza o caminho já percorrido e o mapa de onde desejamos chegar.

Que Deus nos abençoe na tarefa de formar os pastores e pastoras que nos são confiados pelas igrejas locais, metodistas e não-metodistas. Que possamos instrumentalizá-los da melhor forma para que possam dar frutos para a glória de Deus e a redenção do homem.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IGREJA... UMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

Neste domingo, 13.02, dirigi uma palavra especial à congregação durante o culto matutino. Logo após o momento de confissão eu desci do púlpito para ficar mais próximo de todos. Ao passar os olhos pela congregação, fui citando algumas dificuldades enfrentadas por algumas pessoas de nossa igreja e testemunhando o quanto a solidariedade da igreja foi importante e ainda o é para a superação de crises.

Destaquei o processo de enlutamento enfrentado pela irmã Antônia, que era a cuidadora principal de seu esposo que faleceu em meados de janeiro. Para ela tem sido difícil esta caminhada. Como era a primeira vez que ela retornava à comunhão da igreja após o início de seu luto, alguns irmãos que estavam próximos dela se levantaram e a abraçaram demonstrando acolhimento e amor.

Outro exemplo foi da irmã Ivone Tavernard que estava com a possibilidade de um diagnóstico complicado para as dores que sentia, mas após o diagnóstico médico que a tranqüilizou (e a nós também) ela voltou hoje à igreja para agradecer ao Senhor. Outros irmãos a procuraram para abraçar e externar o carinho. Foi um momento muito bonito e de grande enlevo espiritual.

Que a Catedral Metodista de Piracicaba seja verdadeiramente uma comunidade terapêutica... comunidade esta onde seus membros se cuidam e cuidam uns dos outros. Que Deus nos ajude.

HORA DO RANGO... boa refeição & bom papo

Após o culto de abertura do ano letivo da FATEO, fui fazer uma visita ao bispo Geoval, um mestre e amigo. Logo após, dirigi-me para a reitoria da Fateo para me encontrar com os professores Paulo Garcia e Nicanor Lopes (Reitor e Vice-Reitor), bem como com o bispo Adriel de Souza Maia (bispo da 3ª RE) para almoçarmos juntos. Foi um momento muito agradável, pois além de saborearmos uma deliciosa refeição, conversamos bastante.

VISITA ESPECIAL A ALGUÉM ESPECIAL: BISPO GEOVAL

Na quarta-feira passada, 09.02, aproveitando minha estadia na Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo, fui visitar o Bispo Geoval Jacinto da Silva. No início do ano ele sofreu um infarto que o levou a uma cirurgia cardíaca. Ao visitá-lo, constatei sua progressiva  recuperação, o que muito me alegrou. Tenho um carinho muito grande pelo Bispo Geoval, pois tive a oportunidade de ter sido orientado por ele durante meu curso de mestrado na UMESP. Mais que um MESTRE, foi um PASTOR nos momentos difíceis pelos quais passei durante este período. Encontrei-o ao lado de sua esposa Profa. Vera, por quem também tenho muito respeito. Após um momento conversando e matando saudades, trouxemos à memória o salmo 46 e depois oramos. Foi um momento agradável de reencontro e grande enlevo espiritual. Ao amado pastor e mestre meus sinceros votos de recuperação plena.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CULTO DE ABERTURA – FATEO 2011


Nesta quarta-feira (09.02) participei do culto de abertura do ano letivo da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO). O pregador foi o novo reitor o Prof. Dr. Rev. Paulo Roberto Garcia. Estava presente também o Revmo. Bispo Adriel de Souza Maia, bispo da 3ª Região Eclesiástica, que ministrou a Ceia do Senhor.


Um dos momentos marcantes da liturgia em minha opinião foi o momento em que Prof. Ms. Rev. Nicanor chamou todos os novos alunos e alunas à frente para apresentá-los à comunidade. Foi um total de 59 alunos/as (46 homens e 13 mulheres) do curso matutino presencial.

O número de matriculados até o momento nos cursos da FATEO é de mais 1300 estudantes, sendo: 216 no Curso de Teologia Presencial, 800 no Curso de Teologia EAD, 218 Programa de Integralização de Créditos e 103 no Curso Teológico Pastoral. Ainda está havendo matrículas.

Como presidente do Conselho Diretor muito me alegro com os avanços na matrícula dos cursos e acima de tudo pelo ministério prestado por esta importante Casa de Profetas. Que Deus continue a nos abençoar na tarefa de formar pastores e pastoras para o Reino de Deus.

EDUCANDO NOSSA FILHA... o desejo de fazer o melhor

1º dia de aula 2011 - Colégio Piracicabano
Stúdio 415 - Profa. Bruna
Semana passada nossa filha (Beatriz) retornou para as suas atividades estudantis. Com apenas 3 anos já tem sua própria agenda e compromissos de estudos. Ensino Infantil e atividades alternativas no Colégio Piracicabano, musicalização na Escola de Música Ernst Mahle e balé no Studio 415. Como pais, procuramos proporcionar algumas possibilidades, porém respeitando sua infância. 
Escola de Música
 Além de investir em todas estas áreas de formação, valorizamos em muito a Escola Dominical, pois nela a Bia tem aprendido histórias da Palavra de Deus. Histórias estas que a ajudará na construção de um caráter segundo os valores do Reino de Deus. Desejamos cumprir o mandato bíblico: “Ensina a criança no caminho em que deve andar...”


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SERMÃO: O PODER PERTENCE A DEUS, NÓS SOMOS INSTRUMENTOS EM SUAS MÃOS (06.02.2011 - Culto Vespertino - Catedral Metodista de Piracicaba)

O Poder pertence a Deus, nós somos instrumentos em suas mãos

Segundo o Calendário Litúrgico, hoje é o 5º Domingo após a Epifania. Dentre as leituras bíblicas, propostas pelo Lecionário Comum encontra-se a de 1ª Coríntios 2,1-5. Este texto é a continuidade do texto que eu preguei na semana passada, que foi o de 1Coríntios 1,10-31.

Na semana Passada, vimos que mesmo mudando-se de Corinto, Paulo continuou em contato com a igreja que ele havia fundado. Mesmo de longe, ele continuava a acompanhar a vida da comunidade e se inteirava regularmente das dificuldades e problemas que os seus filhos na fé estavam enfrentando.

Quando escreveu a primeira carta aos Coríntios, Ele estava preso na cidade de Éfeso. Havia chegado algumas notícias da igreja de Corinto, que o deixou alarmado. Haviam se formado alguns partidos dentro da igreja. Parecia estar se reproduzindo na igreja o mesmo que acontecia na sociedade. Ou seja, discípulos seguindo seus mestres.

Neste sentido, o cristianismo se tornava mais uma escola de sabedoria, na qual era possível optar por mestres distintos. Essa situação preocupou em muito o apóstolo Paulo: além dos conflitos e rivalidades que a divisão provocava, estava em jogo a essência da fé. O cristianismo corria o perigo de se tornar mais uma escola de sabedoria, cuja validade dependia do poder de persuasão de seus mestres. Paulo ficou muito alarmado: esta perspectiva punha em xeque o essencial da fé.

Ele vai se esforçar para demonstrar aos coríntios que entre os cristãos não...

SERMÃO: Vós sois SAL e LUZ (06.02.2011 - Culto Matutino - Catedral Metodista de Piracicaba)

VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO

INTRODUÇÃO:

Conforme tenho compartilhado nos últimos domingos, estamos vivendo, segundo o Calendário Litúrgico Cristão, o primeiro período do Tempo Comum. Hoje em especial é o 5ª domingo após a epifania, tempo em que a igreja reflete sobre a manifestação de Cristo ao mundo e a chegada do Reino de Deus.

Domingo passado, compartilhei o texto de Mt 5, 1-12, onde intitulei o sermão de: As Bem Aventuranças. Hoje, convido-os a...

REUNIÃO DE PROFESSORES - INSTITUTO EDUCACIONAL METODISTA BISPO SCILLA FRANCO

Sábado passado, 05.02, participei da reunião de professores do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco, em Campinas – SP. Dentre os vários assuntos, tratamos dos programas e cursos promovidos pelo Instituto: Programa de Orientação Vocacional (POV), Curso de Formação de Evangelistas (CFE), Curso de Formação Pastoral Continuada (CFPC) e Curso de Formação Ministerial (CFM). A equipe estava reduzida devido a dificuldade de alguns em comparecer. Participaram portanto: Rev. Eber Borges da Costa (Diretor), Rev. Afrânio de Castro, Rev. Paulo Dias Nogueira e Revda. Ângela Pierangelli. Foi uma reunião produtiva.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MINISTÉRIO DE LITURGIA: Primeira reunião em 2011 (Catedral Metodista de Piracicaba)

Ontem, das 16h às 17h30, o Ministério de Liturgia da Catedral realizou sua primeira reunião do ano. Sob a coordenação da irmã Darlene Schützer, dialogamos sobre as ações realizadas pelo ministério no ano anterior e iniciamos conversas sobre a elaboração do Plano de Ação para este ano. Para não permitir que o ministério se antecipasse aos encaminhamentos da CLAM (Coordenação Local de Ação Missionária), de eleger desafios missionários relevantes para constarem nos planos de ação ministeriais, a coordenadora esclareceu sobre a dinâmica de planejamento que utilizaremos este ano na Catedral. Foram muito ricas as reflexões do grupo, que serão levadas à liderança no momento oportuno.

Cada membro do ministério adquiriu um Anuário Litúrgico da Igreja Metodista, ferramenta de fundamental importância para a elaboração de nossas liturgias. Aproveitei esta primeira reunião para presentear cada componente do grupo com um exemplar do Anuário Litúrgico de 2007 por conter alguns textos introdutórios e de grande relevância. Saímos da reunião com algumas tarefas. As reuniões deste ministério tem sido um espaço especial de capacitação do laicato. Tenho me alegrado muito a cada reunião.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A AUTO-ESTIMA: Momento de reflexão , dirigido pela Profª Drª Rinalva, na Reunião de Oração da Catedral Metodista de Piracicaba (01.02.2011)


Este é o texto que a irmã Rinalva Cassiano Silva, compartilhou na reunião de Oração do dia 01.02.2011. Confira!


A AUTO-ESTIMA

Textos Bíblicos: Mateus 7.12; Mateus 5-7; João 10.10; Gênesis 1.31

Os textos citados no estudo nos ajudam a entender o problema da Auto-Estima que significa estima própria. Para Aurélio significa: valorização de si mesmo, amor próprio. Quando não se exerce essa auto-estima cria-se um problema que afeta boa parte da população e por isso encontramos tantas pessoas depressivas porque não sabendo lidar com a auto-estima acabam desenvolvendo uma baixa auto-estima. Não se valorizam e sentem-se inferiorizadas todo tempo.

O autor do texto sugere já no início uma análise do que encontramos, andando pelas ruas pessoas de cabeça baixa, semblantes tensos e tristes, andando preocupados e cheias de atividades como meio de superar as angustias.

Eu ousaria dizer que...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...