VAMOS PULAR O CARNAVAL?
UM CONVITE PASTORAL
Estimados internautas, saúde e paz!
Estamos nos aproximando do carnaval e tenho um convite a te fazer: VAMOS PULAR O CARNAVAL? Explico melhor a minha pergunta.
A Festa Popular denominada Carnaval é um momento no calendário nacional, onde muitas pessoas liberam suas libidos de forma exagerada. Homens e mulheres que passam por crises, seja financeira, familiar ou emocional, durante todo o ano; nestes poucos dias que precedem à quarta-feira (de cinzas), procuram viver intensamente um momento de alegria. O problema não está em procurar alegria, mas sim, em não conhecê-la plena e verdadeiramente. Neste sentido, pode-se considerar o carnaval uma festa alienante, pois se apresenta como um momento de alegria, mas na realidade, os prejuízos pós-festa são catastróficos para muitas pessoas. Muitos se liberam na prostituição, nas drogas, na traição, ou por que não dizer numa total perversão. Colhendo assim, prejuízos futuros.
A alegria vivida pelos foliões, nestes poucos dias de festa, não é capaz de completá-los durante o resto do ano. Ela é uma alegria passageira, que só dura uns poucos dias. Uma alegria alienante, pois camufla a realidade da vida.
Deus em sua infinita bondade e misericórdia oferece ao homem uma alegria permanente. Alegria que começa “aqui e agora” e transcende para a eternidade. Portanto, seja prudente nestes dias de “CARNAVAL”. Ao invés de investir tempo admirando a alegria passageira dos foliões ou até mesmo sendo um deles, usufrua da verdadeira alegria. Aquela que só Jesus pode dar.
Por isso, convido você a “pular o carnaval”. Pular no sentido literal da palavra, ou seja, passar por cima desta data, sem dar significância. Imagine que bom será, investir o tempo deste feriado para a família, para acampar com a igreja, para realizar a missão junto aos necessitados, para estudar a Palavra de Deus, para orar, e muito mais. Acima de tudo destaco o fato de podermos pular esta festa, sem dar nenhum valor a ela. Pois nossa festa é permanente. É a festa daqueles que já experimentaram a graça de Deus e a ela não abandonam por uns poucos dias de “agito”.
Como nos afirma o apóstolo Paulo: “Andemos de acordo com o que já alcançamos” (Fl 3,16). Nossas atitudes devem refletir a graça que já alcançamos. Se você já experimentou a verdadeira alegria, não tem porque participar dessa alegria passageira.
Eu vou pular o carnaval e espero que você pule também!
SHALOM!!!
Rev. Paulo Dias Nogueira