terça-feira, 22 de março de 2016

LITURGIA - Da Páscoa Judaica à Páscoa Cristã

Compartilho a liturgia (programa) do culto que realizaremos na casa da Cleide Trigo hoje à noite. Celebraremos a Páscoa - TEMA: Da Páscoa Judaica à Páscoa Cristã. Esta liturgia vem desde a época em que fiz Faculdade de Teologia (sempre celebro). Acredito que tenha sido o prof.José Carlos de Souza que tenha preparado a primeira versão (acho). Esta é uma forma de trazermos à memória a história da Páscoa (tradição) que celebramos até hoje. 

segunda-feira, 21 de março de 2016

PÁSCOA - Dramatização das crianças da IMCC



Ontem a Escola Dominical da Igreja Metodista Central de Campinas presenteou todos os presentes no Culto Matutino com uma encenação de Páscoa realizada pelas crianças. Do jeito criança de ser, com muito ensaio, mas também grande espontaneidade, elas nos ajudaram a relembrar o episódio da ressurreição de Jesus. 


 



Parabéns a todos os envolvidos. Como nos afirma a Palavra de Deus: "Ensina a criança no caminho em que deve andar...". Que elas possam se apaixonar por este espaço comunitário e de fé e jamais queiram se afastar dele.

3º Módulo - CFE Cândido Mota (reta final)



 

No último sábado (19 de março)o Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) realizou o 3º Módulo do Curso de Formação de Evangelistas (CFE) do Polo-CM na cidade de Cândido Mota (SP). Este curso é oferecido em modalidade semi-presencial, onde parte do curso é ministrada em sala de aula e outra a distância, através do uso de tecnologias próprias. A parte presencial foi ministrada na plenária da Câmara Municipal da cidade, cedida generosamente.


Ministraram aula neste módulo Prof. Luciano Martins (pastor da IM em Cândido Mota e Superintendente distrital), o Prof. Eduardo Benelli (pastor da IM em Assis) e eu. Contamos com o apoio logístico do irmão Alcir, que preparou todos os espaços que utilizamos na Câmara.

Tivemos a participação de vinte e seis (26) irmãos e irmãs vindos de três comunidades diferentes: IM em Cândido Mota, Congregação Palmital e IM em Assis.

Adilson Fernandes Machado
Adriana da Silva Ribelato Ribeiro
Aline Aparecida da Silva Alves
Aliny Baldo Borges dos Reis
Anderson de Oliveira Martins
André Alonso Ribeiro
Benedito Aguilera
Bruno Duarte da Silva
Ednéia Aparecida Evangelista Ferreira
Eduardo de Souza Arruda Leite
Elaine Claudino Teroso
Elisangela Claudino Teroso
Fábio Rodrigues Duarte
Fernando Duarte da Silva
Fernando Gobette Venturoso
Gislaine Silva Soares Duarte
Heber Leite Jorge
Inez Soares da Silva
Isabel Cristina Andrade Nery Evangelista
Juciene Barbosa de Souza Martins
Juliana Ribeiro Epifanio
Jurandir Teixeira de Lemos
Ordália Marques de Souza
Regiane Bombini Ribeiro
Sonia Cristina Dutra Duarte da Silva
Vilma Rolon de Araújo

Agradeço ao Rev. Luciano Martins que não tem medido esforços para manter o curso e formar liderança leiga em seu distrito.

Realizaremos agora as atividades exigidas através da plataforma virtual. Mesmo distante geograficamente e acessando em períodos diferentes, estaremos juntos realizando mais esta etapa de formação.




Estamos caminhando rumo à formatura. Em breve chegaremos lá.

terça-feira, 15 de março de 2016

Pólo Tocantins - 3º Módulo do CFE


No último final de semana (12 e 13 de março)o Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) realizou o 3º Módulo do Curso de Formação de Evangelistas (CFE) do Polo-Tocantins na cidade de Porto Nacional (TO). Este curso é oferecido em modalidade semi-presencial, onde parte do curso é ministrada em sala de aula e outra a distância, através do uso de tecnologias próprias. A parte presencial foi ministrada em sala de aula climatizada e com recursos tecnológicos, cedida gratuitamente pelo Centro de Ensino Médio Félix Camôa, a quem agradecemos através de sua direção.

Ministraram aula neste módulo Prof. Alexandre (pastor da IMC de Porto Nacional e Superintendente distrital), o Prof. Gilberto Carlos (pastor da IM em Ponte Alta) e eu. A Pra. Seila (Pastora da IM no Setor Brigadeiro) esteve presente durante todo o encontro.


Tivemos a participação de vinte (20) irmãos e irmãs vindos de quatro comunidades diferentes: IM Central de Porto Nacional, Congregação Metodista Setor Brigadeiro e Congregação Metodista em Ponte Alta.

1.Andreia Chaves Moura 2.Aylan Andrade Paulino 3.Carlos Augusto O. Leite 4.Cleyde Aparecida C. C. Honorato 5.Daniel Martins Soares 6.Emanoela Ribeiro Aires 7.Floriano Raimundo dos Santos Filho 8.Gismael Martins Soares 9.Ilda Maria Dias Pinto 10.Kairo Ferreira Nazaro 11.Keile Nunes da Silva 12.Maria Nilza da S. Noronha Araújo 13.Moisés Rodrigues 14.Nailson Pereira Ribeiro 15.Ollávia Mariano B. Ribeiro 16.Sandra Maria de Paula 17.Selma Martins Coelho Patrício 18.Uliete Oliveira (Coelho Furtado de Oliveira) 19.Valdelice Ferreira dos Santo s20.Vanilson de Melo Souza


Contamos com o apoio logístico da Pra Seila Rejane, como coordenadora pedagógica do CEM Felix Camôa nos acolheu dando todo o suporte necessário, bem como nos hospedou em seu hotel (Hotel Capim Dourado).

Agradeço ao Pr. Alexandre que não tem medido esforços para manter o curso e formar liderança leiga em seu distrito.

Realizaremos agora as atividades exigidas através da plataforma virtual. Mesmo distante geograficamente e acessando em períodos diferentes, estaremos juntos realizando mais esta etapa de formação.


Estamos caminhando rumo à formatura. Em breve chegaremos lá.

domingo, 6 de março de 2016

Turma especial CFE - último módulo


Ontem, nas dependências do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco, três alunos que necessitavam concluir o último módulo do CFE estiveram presentes e realizaram a parte presencial de quatro matérias. São eles: Mariângela Zanivan Ozório, Rogério Rocha Ozório e Julio César, membros da IM em Valinhos - SP. Foi um dia agradável e muito produtivo.



quinta-feira, 3 de março de 2016

Curso de Capacitação para o Ministério de Liturgia


Ontem (02/03), a pedido do Ministério de Liturgia da Igreja Metodista Central de Campinas, iniciamos um curso de capacitação de seus integrantes. O objetivo do curso é dialogar de forma reflexiva sobre o Culto Cristão, construindo coletivamente um saber bíblico, teológico e pastoral que auxilie o Ministério de Liturgia na realização de suas ações ministeriais.


A aula foi realizada em minha sala no Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (Campinas-SP). Estavam presentes: Cleide Trigo (coordenadora do ministério), Rosimeire, Thiago Victor, Paula, Adair Neto e Monica. Já marcamos o segundo encontro para o dia 19 de abril. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...