domingo, 30 de novembro de 2014

DESPEDIDA - Ulisses, Shirley e Thamires (minha homenagem)


Hoje pela manhã fui surpreendido com a triste notícia do falecimento de três queridos irmãos da Igreja Metodista Central de Campinas (IMCC): Ulisses, Shirley e Thamires (Pai, mãe e filha). 

Ontem à tarde eles se dirigiam à cidade de Juiz de Fora(MG), quando o irmão Ulisses perdeu o controle do veículo, vindo a invadir a contramão e colidir frontalmente com uma carreta que trafegava em sentido contrário. Este acidente ocorreu na BR-267, próximo a Conceição do Rio Verde (MG). 
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Lourenço (MG) e outra de Três Corações (MG), municípios próximos ao acidente, dirigiram-se para o local afim de prestarem socorro. Chegando ao local do sinistro verificaram que se tratava de um acidente fatal e que eles já estavam mortos. Em uma tarde chuvosa, sem nem mesmo imaginarem tal possibilidade, nossos queridos irmãos descansaram no SENHOR.

No sábado anterior eu estava com eles celebrando o casamento da Ingrid e do Evandro (filha e irmã). Foi um dia muito festivo, alegre e descontraído. Nenhum de nós imaginávamos que em uma semana a família que protagonizou uma linda festa matrimonial, agora nos reúne para prantear a dor da despedida. Ninguém está isento de experimentar as tragédias imposta pela vulnerabilidade humana. 


Por isso, bom é estar em comunhão com DEUS, pois caso nossa vida se finde inesperadamente aqui na terra, temos a segurança de viver eternamente nos céus. Nisto cria os nossos irmãos Ulisses, Shirley e Thamires. Eles já descansam no SENHOR que os salvou. Tal como nos afirma o texto bíblico: "Lembra-te de que és pó e ao pó hás de voltar " (Gn 3:19).

Nestes momentos de luto não existem palavras humanas capazes de nos consolar. Nestas horas o que realmente necessitamos é nos voltar para a Palavra de Deus que é poderosa para nos consolar e confortar. Lembremo-nos de alguns versículos bíblicos:

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, mediante a consolação que nós mesmos recebemos de Deus!"

"Porque ninguém de nós vive e ninguém morre para si mesmo, porque se vivemos para o Senhor vivemos, e se morremos é para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor" (Rm 14:7-8).

"Felizes os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que descansem de suas fadigas, pois suas obras os acompanham" (Ap. 11:13)

Reconhecendo que apesar de ausentes fisicamente, eles podem manter-se presentes na memória, quero homenageá-los lembrando-me de algumas passagens juntos.

SHIRLEY: Lembro-me de sua dedicação ao Ministério de Oração da IMCC. Sempre desejosa de realizar vigílias no templo, reuniões de oração e outras atividades. Gostava de cantar e tocava violão. Por seu sotaque carioca, eu a reconhecia rapidamente ao telefone. Em 2013 ela substituiu a secretária da IMCC durante suas férias. Ela não sabia mexer com o computador e este foi um período de grandes desafios para ela. Mesmo morando em outra cidade  (Vinhedo-SP) ela não faltava nas atividades da igreja. Em nosso último encontro (casamento da Ingrid) ela preparou um prato com docinhos para que eu trouxesse para casa. Louvo a Deus por sua vida e missão.

ULISSES:  Lembro-me dele, pacientemente, trazendo a esposa e as filhas para as atividades da igreja. A irmã Shirley algumas vezes me dizia que ele era muito solícito em carregar a família para as atividades diárias. Um episódio que me marcou foi sua solidariedade junto a outro irmão da igreja. Ele demonstrou desprendimento  e amor. Em minhas últimas palavras à ele no casamento da Ingrid, brinquei dizendo que estava fazendo uma enquete: "Se o Ulisses tivesse mais uma filha, quanto tempo iria atrasar o início da cerimônia de casamento"? Rimos bastante.

THAMIRES: Tive oportunidade de ouvi-la cantar várias vezes em nossos cultos. Sua voz era linda. Inclusive ela cantou no casamento da semana passada com a noiva, sua irmã. Tive a oportunidade de celebrar em janeiro deste ano o seu casamento com o Dante. Eu estava de férias, porém, com muita alegria a interrompi para estar com eles. No sábado passado, foi ela que nos emprestou a caneta para as assinaturas dos noivos e dos padrinhos. Eu e o pastor André rimos bastante, pois a caneta tinha um espaço com produtos de maquiagem. Só nós e a Thamires sabíamos. Ela deixou boas amizades em nossa igreja.


Após homenagear os três queridos que já partiram, quero agora trazer algumas palavras de carinho e apreço a dois dos familiares: Ingrid (filha e irmã) e Dante (genro e marido). Sei que não existem palavras que possam consolá-los. Não me atrevo a fazê-lo através deste texto. O que faço é expressar meu amor e consideração por vocês.


Lembro-lhes de um cântico que eles entoaram bastante ao lado de vocês e que diz:  “ Há momentos na vida que pensamos em olhar para trás. É preciso pedir ajuda para poder continuar. E clamamos o nome de Jesus, ele nos ajuda a carregar a cruz ”. O próprio SENHOR Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, enfrentou momentos muito difíceis.

Se o próprio SENHOR Jesus enfrentou adversidades na sua caminhada terrena, é incorreto afirmar que por sermos cristãos estamos isentos delas. O Salmo 23, um texto tão recitado, nos adverte da possibilidade de passarmos pelo “ vale da sombra da morte ”. Segundo ele, o consolo está no fato de que Deus estará conosco. Sua vara e cajado nos guiarão durante este período.


Despeço-me desejoso de que o SENHOR nos ajude a elaborar nossos sentimentos neste tempo triste de luto. À Ele toda honra, glória e louvor.


Rev. Paulo Dias Nogueira

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pastora Manso, prega sobre mansidão... Culto Vespertino da IM do Jd. Pacaembú - Campinas(SP)


Participei ontem do Culto Vespertino da Igreja Metodista do Jd. Pacaembú-Campinas-SP. A pregadora foi a seminarista Laís Manso, que já vem exercendo a liderança da igreja. Quero destacar especialmente a forma pela qual ela abordou o tema "mansidão". Utilizando algumas passagens bíblicas, porém, tendo como texto principal Gálatas 5:23 ela abordou o tema destacando a importância da mansidão na vida do cristão. Lembrou a todos que este é um dos frutos do Espírito. Ao final do culto, parabenizei-a e disse que iria escrever um breve artigo com a seguinte chamada: "PASTORA MANSO PREGA SOBRE MANSIDÃO". Eis aqui minha promessa. 


Aproveito também para destacar a participação da irmã Dora, que dirigiu o culto. Que Deus continue a abençoá-la. A Bia também ajudou na liturgia, segurando a salva para coleta. 


Igreja Metodista Central de Campinas reflete sobre NEGRITUDE e FÉ... participei!!!

Rev. Edilson Marques da Silva
Ontem pela manhã, participei do Culto Matutino e Escola Dominical da Igreja Metodista Central de Campinas. A temática do encontro (Culto e E. D.) foi "Negritude e Fé: o resgate da auto-estima", título do livro de autoria do pregador e palestrante, Rev. Edilson Marques da Silva.




O Rev. Edilson, comunicador e professor universitário na cidade de Cascavel-PR é um conhecido de longa data. Na época, fim dos anos 80, chamava-o de Babá. Foi muito bom reencontrá-lo e ouvir seu sermão e aula.


Parabenizo a Escola Dominical da Igreja Metodista Central de Campinas, pela iniciativa de apresentar este tema tão relevante para a sociedade.  Que Deus nos dê a graça de construir a cada dia um mundo melhor e sem preconceitos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...