segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aula Especial - História do Metodismo (Escola Dominical da IM Udi-Leste - Uberlândia-MG)


Aproveitando minha presença em Uberlândia-MG, ministrei uma aula especial na Escola Dominical da Igreja Metodista Udi-Leste. Pediram-me para compartilhar sobre a história do metodismo.

Apresentei através do projetor de multimídias algumas anotações que nortearam nossa reflexão sobre o surgimento do metodismo na Inglaterra do século XVIII.

Agradeço ao Rev. Hélcio Durante, pastor titular da Udi-Leste e ao Rev. Manoel Messias, pastor da Congregação Tibery, pelo convite e a oportunidade de partilha.

João Wesley nasceu em Epworth em 1703 e faleceu em 1791, antes de completar 88 anos. Vivenciou as mudanças provocadas pela chamada Revolução Industrial. Foi nesse contexto que ele, seu irmão Carlos e muitas outras pessoas, procuram compreender a vontade divina e responder aos desafios missionários da época.


Apresentei três momentos significativos da história do movimento metodista: 
1)Oxford
2)Geórgia
3)Londres



AULA - "Espiritualidade Wesleyana" - CFE em Uberlândia (IEMBSF)

No sábado passado, 26 de abril, ministrei a disciplina "Espiritualidade Wesleyana" no Curso de Formação de Evangelistas (CFE) do Pólo de Uberlândia-MG. Este é um tema de grande relevância para a vida de todos os metodistas.

Iniciei afirmando o quão difícil é definir ou conceituar a o termo ESPIRITUALIDADE, pois embora seja uma expressão religiosa, na atualidade tornou-se um termo abstrato, vago e presente em quase todos os seguimentos da vida.

Após apresentar alguns exemplos do uso deste termo, disse-lhes que iríamos nos restringir à concepção de espiritualidade para o metodismo, apresentada principalmente através da vida e da obra de João Wesley.


Alguns apontamentos da aula:

Steve Harper, no clássico “A vida devocional na tradição wesleyana”, destaca que a espiritualidade de João Wesley tinha algumas bases: o realismo, a disciplina, a amplitude, o sentido de comunidade e a dimensão da igreja.

João Wesley procurava meios de expressar a sua vida espiritual durante o dia todo.  A estes chamou de “MEIOS DE GRAÇA”. Eram disciplinas espirituais que devem ser utilizadas para expressar a fé e receber a graça divina.

Ele dividiu-as em duas categorias: INSTITUCIONAIS e PRUDENCIAIS

Ele afirmava: “Por meios de graça entendo os sinais exteriores, palavras ou ações, ordenados por Deus, e designados para esse fim, para serem canais ordinários pelos quais Ele comunica aos homens (e mulheres) sua graça preventiva, justificadora e santificadora.”

Os meios INSTITUCIONAIS eram aqueles evidentes na vida e nos ensinamentos de Jesus. Os PRUDENCIAIS eram meios que haviam sido desenvolvidos pela igreja para dar maior ordem e expressão à vida cristã.

Pode-se destacar:
•               O culto público a Deus;
•               O ministério da Palavra, seja lida ou exposta;
•               A Ceia do Senhor;
•               Oração particular e familiar;
•               Estudar as Escrituras;
•               Jejum e abstinência.


Esta turma está na reta final, faltando-lhes apenas a disciplina "Teologia Wesleyana", que será ministrada no próximo dia 24 de maio. No sábado posterior, dia 31, acontecerá a formatura. 

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Brasil não foi descoberto, ele foi invadido e colonizado de forma brutal

Hoje completa-se 514 anos que os portugueses chegaram ao Brasil. Dentre a comitiva de Pedro Álvares Cabral havia um escrivão chamado Pero Vaz de Caminha, responsável por relatar a viagem.

A carta que apresento abaixo foi escrita por Caminha entre 26 de abril e 2 de maio de 1500, ou seja, poucos dias após a chegada ao Brasil. A missiva continha 27 páginas e apresentava o olhar de seu autor.

Se ficarmos nisso, teremos uma leitura equivocada da chegada e da ação colonizadora do país europeu. Este olhar precisa ser confrontado com os olhares de muitos que sofreram com a chegada destes visitantes de além mar. Na época eram  de 5 a 6 milhões de olhares, hoje restam apenas  cerca de 896 mil segundo dados do Censo 2010. Esta população está distribuída em 305 etnias que falam cerca de 274 línguas diferentes. 

Desde a chegada dos portugueses desapareceram 1.200 línguas indígenas e com elas o seu povo. Daquela primeira carta escrita por Caminha para hoje, temos muitas histórias que não coadunam com a expressão DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Na realidade, os portugueses e depois as muitas gerações que viveram e vivem neste país não souberam respeitar e preservar os muitos "BRASIS" dos nativos daqui. Houve exploração no passado e existe exploração hoje.

Passados 514 anos, podemos afirmar com muita segurança que esta terra não foi descoberta, mas sim invadida e colonizada de forma brutal. Do olhar romântico de Caminha naquela primeira semana, não sobrou nada, se não o registro de sua carta. 

Leia abaixo a carta de Pero Vaz de Caminha:

Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo:

REFLETINDO: ortodoxia... ortopraxia... ortopatia... precisam caminhar juntas - um tripé

Enquanto preparava uma aula sobre "espiritualidade wesleyana", retomei a leitura de um texto conhecido. Trata-se do capítulo cinco do livro A Nova Criação - A teologia de João Wesley HOJE, de Theodore Runyon, intitulado: Ortopatia e experiência religiosa.

Ortopatia não é um termo comum. Na realidade Runyon o cunhou durante um discurso na Semana de Pastores, na Universidade de Emory em 1984. Depois disso, ele desenvolveu melhor sua abordagem deste novo termo.

Citando outro autor (Thorsen, Donald A. D.) ele lembra que Wesley "foi o primeiro a incorporar explicitamente em sua visão teológica a dimensão experimental da fé cristã".

Chamei-o de "ortopatia", do grego ortho (correto) e pathos (sentimentos, paixões e , num sentido mais amplo, experiência), a nova sensibilidade à realidade espiritual e a participação nela, que marcam a fé autentica. Mas será que este termo - ortopatia - não reverte simplesmente ao subjetivismo do século XIX, buscando a experiência correta definida como o sentimento correto? Não, porque não é qualquer experiência que serve. O equívoco do metodismo popular do século XIX não foi o fato de levar a experiência a sério, mas de perder de vista tanto a fonte quanto o objetivo da experiência religiosa, concentrando-se na consciência subjetiva e tendendo a igualar a decisão e os sentimentos humanos à salvação.

No entanto, justamente porque a maioria das pessoas vive a maior parte do tempo a partir dos próprios sentimentos e experiências, é absolutamente importante deixar o mais claro possível como a redenção funciona nesse nível. E isso exige o auxílio tanto da ortodoxia (doutrina correta) quanto da ortopraxia (prática correta). Pois a ortopatia, do modo como é retratada aqui, é um aspecto da fé cristã correta e autêntica, um aspecto que foi negligenciado no passado. Em conseqüência disso, surgiu todo o tipo de aberração, dentro e fora das igrejas, todos afirmando capacitar as pessoas a experimentar a Deus e a "nascer de novo". As pessoas certamente precisam experimentar Deus e nascer de novo; mas muitos que clamam "Senhor, Senhor" não são necessariamente discípulos e não herdarão o reino se sua experiência religiosa não se tornar mais ortopática.

Quem desejar aprofundar-se na compreensão deste termo e seu aspecto teológico pode ler o capítulo todo em: RUNYON, Theodore. A Nova Criação: A teologia de João Wesley hoje. São Bernardo do Campo: Editeo, 2002. 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

IEM - ACONTECEU: Curso para MDs e Aspirantes

Nos dias 8 a 10 de abril, nas dependências do Acampamento Metodista de São José do Rio Preto, aconteceu o 1º Encontro de Capacitação para Missionários(as) Designados(as) e Aspirantes à Ordem Presbiteral da 5ª Região Eclesiástica. 
Atividade promovida pelo Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) em parceria com a Secretaria Regional de Expansão Missionária, Ministério Regional de Administração e Comissão Ministerial Regional.

Participaram integralmente do encontro 23 missionários(as) designados(as) e 13 aspirantes à ordem presbiteral, num total de 36 irmãos e irmãs advindos dos mais variados distritos e sub-regiões missionárias da 5ªRE:


Missionários(as) Designados(as)

Aílson Alves Nascimento - Itapoã (DF)
Anaíla Roberta de Souza Silva - Uberlândia: Jardim América (MG)
Cléber Aparecido da Rocha – Ituverava (MG)
Cristina Edviges Marques de Oliveira Silva - Ribeirão Preto: Monte Alegre (SP)
Édina Marta Gonçalves Sousa - Cachoeira Dourada e Itumbiara (GO)
Eli Moura Azevedo - Pontal Norte (GO)
Geovane Macedo Santos - Ituiutaba (MG)
Gilberto Carlos de Oliveira – Ponta Alta (TO)
Ivone Silveira - São João do Aporé - Lagoa Santa (GO)
Joel de Souza David - Araçatuba: Jardim Brasília (SP)
Leila Amada Ferreira Alvarez - Avanhandava (SP)
Luiz Jorge Rodrigues Reges - Itajá (GO)
Marcelo Julio Cordeiro – Amparo (SP)
Maria Ap. Santos Ferreira Massarioli–Nhandeara (SP)
Maria Lira Feitosa Nogueira Almeida - Monte Mór (SP)
Mauro Sérgio de Oliveira - Guarantã do Norte (MT)
Nilton Cesar Ribeiro - Costa Rica (MS)
Oséias de Paula David - Nova Granada (SP)
Rinaldo Ito - Piracicaba: Matão (SP)
Seila Rejane Chaves dos Santos Moura - Porto Nacional (TO)
Thiago Pereira Amaral - Goianira (GO)
Vânia Alves de Brito Saminês - Santa Maria (DF)
Wilson Rodrigues Garcia - Pirajuí (SP)


Aspirantes à Ordem Presbiteral:
Andrea Reily Rocha – Bilac (SP)
Davi Dias - Pionta Porã (MS)
Duílio Mazzeti - Taguatinga Centro (DF)
Fabio Alexandre de Oliveira - Barretos (SP)
Francisco Thiago de Almeida - Bela Vista (MS)
Gabriela de Fátima C. de Souza Albertin - Anápolis: Vila Santa Izabel (GO)
Jeferson Pires da Costa - Vila Rica (MT)
José Teixeira de Sousa - Águas Lindas (DF)
Levi Silvestre da Silva - Brasília - Asa Sul (DF)
Natanael Gonçalves Inácio - Gama (DF)
Rosana de Fátima Pires - Campinas Central (SP)
Thiago Elias Balduino da Silva - Corumbá (MS)
Walter Fidelis de Oliveira Segundo - Uberlândia - Planalto (MG)


Foi um tempo rico em estudos, diálogos, partilhas, amizade e comunhão. Como parte da capacitação, foram esclarecidos procedimentos ligados à tesouraria regional e à secretaria executiva, especialmente quanto ao programa de Gestão de Igrejas (GI) e procurações. Também, refletiu-se sobre a importância do cuidar-se de si mesmo, para exercer o cuidado de outras pessoas, destacando os seguintes temas:1) Relação familiar; 2) Plano de Ação do MD ou Asp; 3) formação continuada; 4) Planejamento Estratégico (referenciais teóricos); 5) Pastoreio Mútuo. Além destes momentos de palestras, foram realizados momentos de partilha e mesa redonda visando esclarecer alguns pontos discutidos e angariar subsídios para a elaboração do 2º Encontro que acontecerá nos dias 19 à 21 de agosto.

O encontro foi encerrado com um momento de ministração da Palavra de Deus pelo Revmo. Bispo Adonias Pereira do Lago, que ao final convidou a todos para um momento especial de oração.


Este primeiro encontro foi uma bênção e tremendamente motivador. Já estamos nos preparando para futuras viagens de capacitação. Que Deus abençoe a todos!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

HOMENAGEM PÓSTUMA - Justina Battagin

Ontem, 06\04\2014, um pouco antes de dormir fui verificar meu facebook. Assim que abri a página fui surpreendido com a notícia do passamento da irmã Justina Battagim. Antes mesmo de dormir escrevi este texto em sua homenagem. Daqui a pouco me dirigirei para o velório onde nos despediremos de seu corpo e ali realizaremos u culto em ação de graças por sua vida e ministério.

Não é fácil nos despedirmos das pessoas que amamos, pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram marcas profundas. No último biênio (2012-2013), enquanto pastoreava a Igreja Metodista Central de Campinas (IMCC) -SP, tive a oportunidade de conhecer e conviver com a irmã Justina. Seu carinho e palavras de apreço me foram sustento em momentos difíceis de minha vida familiar e ministerial. Ela me cumprimentava de uma jeito muito carinhoso.

Por muitas vezes me perguntava se deveria deixar de tocar o órgão nos cultos dominicais. Eu sempre a motivei a continuar, pois sabia de sua história quanto à aprendizagem e dedicação a este ministério.

Após aposentar-se como educadora (professora e diretora escolar), aos 65 anos de idade, ela foi aprender este instrumento. Ela me ligava na quarta-feira, para perguntar quais os hinos que seriam cantados no culto dominical, pois queria dedicar-se ao máximo na execução de sua tarefa.

Ela também gostava de sugerir alguns hinos temáticos para ocasiões específicas. Uma data que ela sempre ressaltava era a semana da pátria (início de setembro). Além de sua dedicação como organista dos cultos matutinos da IMCC, tive oportunidade de acompanhar algumas de suas aulas (estudos bíblicos). Ela escrevia toda a sua fala em um caderno, que lia com toda a entonação de quem expunha algo muito importante.

Em minha percepção ela era extremamente dedicada às atividades com as quais se comprometia na igreja. Ela verdadeiramente amava trabalhar na seara do SENHOR. Para mim, se cumpre a palavra bíblica de Ap 11:13 na vida desta querida irmã: "Felizes os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que descansem de suas fadigas, pois suas obras os acompanham".

A todos os familiares, amigos e irmãos na fé, deixo o texto sagrado de 2Co 1:2-3: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, mediante a consolação que nós mesmos recebemos de Deus!".


Não consegui ir para a cama descansar sem antes escrever esta breve homenagem à esta querida irmã. Ela deixou a igreja militante entrando para o rol da igreja triunfante. Glória ao nome do Senhor. 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

ACONTECERÁ - CAPACITAÇÃO de MDs e Aspirantes à Ordem Presbiteral

Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco

CURSO DE CAPACITAÇÃO para 
Missionários(as) Designados(as) e Aspirantes à Ordem Presbiteral

Nos dias 8 a 10 de abril, nas dependências do Acampamento Metodista de São José do Rio Preto, acontecerá o 1º Encontro do Curso de Capacitação para Missionários(as) Designados(as) e Aspirantes à Ordem Presbiteral, promovido pelo Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) em parceria com o Ministério Regional de Expansão Missionária e o Ministério Regional de Administração, conforme o Planejamento Regional de Ação Missionária (PRAM) 2014 e Agenda Regional.

O investimento em hospedagem é de R$ 110,00 (cento e dez reais), pagos diretamente à direção do Acampamento. O curso tem como objetivo principal oferecer subsídios teóricos e práticos para a realização ministerial dos missionários/as designados/as e os/as aspirantes à ordem presbiteral da Quinta Região Eclesiástica. O Curso está organizado em dois Módulos de 20 horas/aula cada, perfazendo um total de 40 horas/aula.

 
 


O primeiro módulo é composto das seguintes disciplinas:
Ministério de Administração (Tesouraria e Sec. Executiva)
Ementa: esclarece sobre os procedimentos ligados à tesouraria regional e à secretaria executiva, especialmente quanto ao programa de Gestão de Igrejas (GI) e procurações.

Vivência e partilha (Min. Expansão Missionária)
Ementa: proporciona um momento de diálogo e partilha entre o secretário de expansão missionária e os/as missionários/as designados/as e aspirantes à ordem presbiteral . Construção de relacionamentos.

Cuidando de si, para cuidar de outros (família)
Ementa: dialoga sobre a importância do cuidar-se de si mesmo, para exercer o cuidado de outras pessoas. O foco é a família do/a missionário/a designado/a e do/a aspirantes à ordem presbiteral.

Cuidando de si, para cuidar de outros (formação continuada)
Ementa: motiva o/a missionário/a designado/a e  o/a aspirantes à ordem presbiteral a investir em sua formação continuada, procurando aperfeiçoar-se no ministério que recebeu do Senhor.

Cuidando de si, para cuidar de outros (pastoreio mútuo)
Ementa: incentiva a prática do pastoreio mútuo, apresentando sua relevância e importância para a vida e o ministério do/a missionário/a designado/a e do/a aspirantes à ordem presbiteral.

Cuidando de si, para cuidar de outros (plano de ação do MD)
Ementa: oferece ao/a missionário/a designado/a e ao aspirante à ordem presbiteral subsídios teóricos e práticos para a elaboração de seu plano de ação ministerial.

Planejamento Estratégico - referenciais teóricos
Ementa: oferece ao/a missionário/a designado/a e ao aspirante à ordem presbiteral subsídios teóricos para a elaboração do plano de autonomia das congregações e pontos missionários regionais, distritais e locais.

Planejamento Estratégico - oficina
Ementa: proporciona um momento prático de elaboração coletiva das linhas gerais de um plano de autonomia das congregações e pontos missionários regionais, distritais e locais.

Mesa Redonda
Ementa: permite um momento de perguntas e respostas sobre os temas abordados nas disciplinas, promovendo integração e diálogo entre as várias áreas ministradas, bem como com o conhecimento prévio dos/as missionários/as designados/as e dos/as aspirantes à ordem presbiteral.

Momento Pastoral (Palavra do Bispo)

Ementa: proporciona um tempo de ministração bíblica, pastoral e espiritual pelo bispo, com o objetivo de motivar o corpo de missionários/as designados/as e aspirantes à ordem presbiteral na realização do ministério que lhes foi confiado.


DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

12h00 - 14h00
Almoço

Terça-feira
14h00 - 14h30
Acolhida
Paulo Nogueira e Paulo Pontes
08/04/14
14h30 - 17h00
Ministério de Administração 
(Tesouraria e Sec. Executiva)
Naim e Cleide

17h00 - 19h00
Livre e Jantar


19h00 - 21h30
Vivência e partilha 
(Min. Expansão Missionária)
Paulo Pontes

DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

08h00 - 08h45
Momento Devocional


08h45 - 10h15
Cuidando de si, para cuidar de outros (família)
Marta Lago

10h15 - 10h30
Intervalo


10h30 - 12h00
Cuidando de si, para cuidar de outros (formação continuada)
Paulo Nogueira

12h00 - 14h00
Almoço


14h00 - 16h00
Cuidando de si, para cuidar de outros (pastoreio mútuo)
Ednei Reolon
Quarta-feira
16h00 - 16h15
Intervalo

09/04/14
16h15 - 17h45
Cuidando de si, para cuidar de outros 
(plano de ação do MD)
Paulo Nogueira

17h45 - 19h00
Livre e Jantar


19h00 - 20h30
Planejamento Estratégico - referenciais teóricos
Paulo Pontes

20h30 - 20h45
Intervalo


20h45 – 22h15
Planejamento Estratégico - oficina
Paulo Pontes

DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

08h00 – 10h00
Mesa Redonda
Paulo Nogueira e Paulo Pontes

10h00 – 10h30
Intervalo

10/04/14
10h30 – 12h00
Palavra do Bispo
Adonias Lago

12h00 – 13h00
Almoço


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...