sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Eu e Valéria... 21 anos de vida conjugal

Ontem, 23 de janeiro de 2014, eu e Valéria completamos 21 anos de vida conjugal. Deus nos tem sustentado e ajudado a construir nosso lar. Tal como nos afirma o texto bíblico, a chuva e a tempestade vêm sobre todas as casas. Tanto a que é construída sobre a rocha, quanto a que é edificada sobre a areia. Temos procurado construir, ampliar e reformar nosso lar em cima da rocha... rocha eterna... Cristo Jesus. Hoje não somos mais um casal, somos uma família. Depois de quinze anos como casal, a Bia chegou. Ela foi muito sonhada... muito esperada. Louvamos a Deus por nossa família. Pedimos a Ele que nos ajude a superar as dificuldades impostas pelo cotidiano. Não queremos ser nada mais que humanos... pessoas com suas limitações, medos, angustias, enfermidades, porém, reconhecendo que em Jesus conseguiremos superar as adversidades. Ore por nós, agradecendo pelo caminho percorrido e rogando pelo que virá. Nosso dia ontem foi muito legal, fomos passear e curtir a vida em família. Louvado seja o nome do Senhor.

Homenagem póstuma - Vanderlei Sentello

Queridos amigos e irmãos, graça e paz!

Ontem, 23 de janeiro de 2014, fui comunicado do passamento de nosso irmão Vanderlei Sentello. Não tive oportunidade de conviver com ele na Igreja Metodista Central de Campinas, pois ele já havia se transferido para outra igreja. Vim a conhecê-lo e me relacionar muito de perto quando de sua enfermidade. Através da Fafá, sua amiga, vizinha, ex-colega de trabalho, fui convidado a fazer uma visita hospitalar ao nosso irmão em nome da Igreja Metodista. Desde então, fiz muitas visitas. Ele gostava muito de conversar sobre história, teologia, liturgia, temas que eu também gosto. Ele era um estudioso.

Tive oportunidade de visitar o velório e acompanhar seus queridos (Vandercy e Zélia - irmão e cunhada) ontem na chegada do corpo e hoje na cerimônia de ação de graças por sua vida. Algo marcante na fala dos pastores que o conheceram e acompanharam sua vida e missão foi a dedicação e a sede por Deus. Durante o culto partilharam pequenas reflexões os seguintes pastores: Hitoshi (Igreja Evangélica Holliness), Koon Yan Sang - Timóteo em português e Paulo (Igreja Aliança Cristã e Missionária de Campinas - IACMC - conhecida como igreja chinesa), Casso (1ª Igreja Presbiteriana Independente de Campinas), Eli Santos e eu (Igreja Metodista).

Sua cunhada, Zélia, disse que o Vanderlei passou por muitas igrejas, mas nunca ficou sem ir à igreja. Isto foi visível em seu funeral. Várias igrejas (denominações) e vários testemunhos. Ele gostava muito de se aprofundar no conhecimento histórico, teológico e doutrinário de cada igreja que participava. Aprendeu um pouco de cada língua, para comunicar-se na língua tradicional de cada comunidade. Sabia algumas palavras em mandarim,  japonês, alemão e até hebraico. Era um amante da música e conservador liturgicamente. Foi criado na Igreja Metodista e exerceu seu ministério junto a essa igreja por muitos anos. Em Campinas, na IMCC, envolveu-se especialmente com a Associação Beneficente Campineira (ABC) seu braço social.


Louvo a Deus pela vida do irmão Vanderlei, que mesmo reconhecendo suas limitações e pequenez, declarou sua fé em Cristo Jesus, seu salvador. Que ele descanse em paz, pois suas obras o acompanham. Aos familiares desejamos consolo e conforto vindos da parte do Senhor. Paz sobre todos.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Compartilhando: Uma história interessante... oito irmãs... oito Maria

Nestes últimos dias, devido ao processo de mudança de residência, temos comprado marmitex para as refeições. Comprei em vários lugares. Mas gostaria de destacar um deles: Mana's Maria. Primeiramente, porque o atendimento, o sabor e a quantidade de legumes é um diferencial positivo. Mas o que me chamou mais a atenção foi um breve bate papo com uma das proprietárias. Acredito que você também achará interessante a história que vou contar.

Comecemos nos lembrando que a expressão Três Maria é bem comum, devido às mulheres que foram preparar o corpo de Jesus no Domingo de Páscoa. Aquelas três estrelas alinhadas no céu também são chamadas de Três Maria. Existem cidades, lojas, empresas... etc. O nome do restaurante, não dizia o número de Maria, por isso de forma despretensiosa,  porém curioso perguntei em quantas Maria elas eram. Ela me respondeu que eram em oito irmãs chamadas Maria, mas o restaurante pertence a  apenas três. Ela (Maria de Fátima), a Maria das Dores (Tatá) e a Maria Divina. Mais curioso ainda, perguntei se os pais disseram por que tanta predileção pelo nome Maria. Ela me disse que sua mãe era uma católica fervorosa e devota da mãe de Jesus, Maria. Portanto, por motivos religiosos, todas as filhas, oito ao total, receberam o nome de Maria. Disse-me também que tiveram quatro irmãos, mas eu não me recordo os nomes.

Num tom de brincadeira, disse-lhe que era pastor e que quando há mais de um num lugar e as pessoas chamam por pastor, sem dizer o nome, todos olham. Perguntei a ela como era quando moravam juntas. Disse-me que as pessoas chegavam na casa delas e diziam querer falar com a Maria. A resposta clássica era: qual delas. Quando a pessoa não sabia o segundo nome, dizia o lugar onde trabalhava ou estudava. Sei que foram poucos minutos de conversa, mas muito agradável. Pedi a ela, D. Maria de Fátima, para publicar nossa conversa no blog e ela autorizou. Desejo a todas as oito Maria as mais ricas bênçãos de Deus.

Aproveito o ensejo e deixo uma breve reflexão bíblica às oito irmãs. Como fiquei sabendo, seus nomes foram inspirados na mãe de Jesus. Desejo que ela seja inspiração para a vida de vocês. Ela foi uma mulher dedicada à obra de Deus. Ela foi escolhida por Deus.  Ela foi considerada “bem-aventurada entre as mulheres” (Lc 1,28). Além das qualidades já conhecidas, pureza, meiguice e pronta obediência, gostaria de ressaltar sua coragem. Para desenvolver o seu ministério de "mãe de Jesus de Nazaré", ela foi obrigada a enfrentar uma infinidade de problemas, preconceitos e perseguições.  Ela foi uma mulher corajosa, muito corajosa.

Imaginem só uma jovem mulher daquela época, mal saída da adolescência, aparecer  grávida antes do matrimônio.  É obvio que ela sabia que ninguém “entenderia” a sua história.   O anjo do Senhor falou só com ela.  Não houve nenhuma declaração pública de Deus afirmando a sua decisão. Maria foi corajosa!  Ela foi corajosamente obediente!  Ela cumpriu o seu ministério maternal. O exemplo de Maria é um grande desafio.  Não apenas para as mães ou para as mulheres, mas para toda a humanidade.  Precisamos de coragem para participar do projeto de Deus. Para fazer a Sua vontade. Diante do desafio missionário apresentado pelo anjo, ela declarou: "Eis aqui a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme o teu querer" (Lc 1,38).

O mesmo Deus que convocou Maria mãe do Senhor, convoca as oito irmãs chamadas Maria, convoca a mim e a você. Feliz 2014! Que você seja obediente ao chamado de Deus.
Aos curiosos que queiram experimentar a comida delas: Av. Governador Pedro de Toledo, 1281 - Bonfim - Campinas - SP. Fone: (19) 2513-6660.


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DESEJO-LHE PROSPERIDADE PARA 2014... mas, a prosperidade ensinada pelas Escrituras.

Estimados/as facebokianos de plantão
Saúde e prosperidade!

Nos últimos dias o que mais ouvimos foram votos de prosperidade para o ano que se inicia hoje. Mesmo pessoas que não nos conheciam, desejaram-nos um feliz e próspero ano novo. O tema da prosperidade está em muita evidência nestes dias. Provavelmente a música mais cantada ontem nas festas de Reveillon, foi:

Adeus ano velho,
Feliz Ano Novo.
Que tudo se realize
No ano que vai nascer.
Muito dinheiro no bolso,
Saúde pra dar e vender.
 
Apregoa-se, de forma equivocada, a idéia de que ter bens materiais e saúde é prova de prosperidade. Inclusive algumas igrejas estão cheias de teologias baseadas nestes valores - teologia da prosperidade. Ao estudarmos a Bíblia, vemos que a verdadeira prosperidade não vem do que possuímos ou somos, mas de Deus. Vemos principalmente que ser próspero é muito mais que ter dinheiro no bolso e saúde prá dar e vender. Se este fosse o padrão de avaliação, muitos personagens bíblicos não passariam no teste.

Se desejamos experimentar a prosperidade que vem de Deus, temos que nos basear em Sua Palavra. Dentre os vários textos possíveis para se refletir sobre o assunto, compartilho o de Josué 1.1-9. Destaco três pontos que julgo importante para se alcançar esta prosperidade: 1º) Obedecer às ordenanças (segue tudo quanto meu servo Moisés te ordenou); 2º) Falar das ordenanças (não cesses de falar deste livro); 3º) Meditar nas ordenanças (medita dia e noite nas palavras desta lei). Como vimos, a verdadeira prosperidade, a quem vem de Deus, só pode ser alcançada numa íntima relação com a Bíblia Sagrada. Mais que meros leitores, sejamos estudiosos das Escrituras. Mais que ouvintes, sejamos praticantes. Mais que receptores, sejamos comunicadores deste evangelho.

Desejo que todos tenham um ano verdadeiramente próspero. Uma prosperidade que vem de Deus. Uma prosperidade abençoada e abençoadora. Feliz 2012!!!


Rev. Paulo Dias Nogueira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...