sábado, 31 de agosto de 2013

SALMO 23 – Paráfrase (O Senhor é o meu enfermeiro)

O SENHOR é o meu enfermeiro, eu serei bem cuidada.Deitar me faz numa cama por Ele preparada. Leva-me para o banho e refresca minha vida.
Guia os meus passos quando ando pelo quarto, porque Ele me ama.
Ainda que algumas noites sejam mais difíceis para dormir, não ficarei ansiosa, porque Tu estás comigo. A Tua palavra através deste Salmo me consola”.
Esta paráfrase nasceu espontaneamente durante uma visita pastoral no hospital. A irmã visitada havia partilhado algumas questões e eu as citei neste salmo. Disse-lhe que os salmos correspondiam às experiências dos autores. Disse-lhe que podemos compor salmos do cotidiano, ou mesmo fazer paráfrases dos salmos bíblicos aplicando nossas próprias experiências com Deus.

As figuras de linguagem utilizadas na Bíblia para apresentar a Deus, falam mais sobre quem descreve do que propriamente sobre Deus. Por isso, podemos compor salmos que apresentam nossas experiências de fé e que expressem nossa visão de Deus. Deus é o tudo que nos preenche em toda e qualquer situação. Desafio você a compor um salmo ou mesmo uma paráfrase, mas que apresente sua experiência pessoal com Deus.

Para alguns Ele ficou conhecido como "Senhor dos Exércitos", para outros Aquele que cura, para outros ainda o Deus presente... e muitas outras expressões. E para você quem é o SENHOR?


Reflita!

Precisamos de pregadores/as que se utilizem da EXEGESE e não da EISEGESE

Sou um amante do rádio. Gosto de ouvi-lo, principalmente quando estou dirigindo. Vou passando pelas várias emissoras até achar uma que me interesse. Ontem (30.08), quando saí de uma visita pastoral no Hospital Vera Cruz e me dirigia para outra visita hospitalar no Centro Médico de Campinas, sintonizei um programa religioso que me chamou a atenção através da manchete: “Venha participar do culto do descarrego de Eliseu”. 

Ao explicar do que se tratava este descarrego especial, o locutor/pastor disse que Elias chegou numa cidade que tinha de tudo para prosperar, mas um problema a impedia, sua água era amarga. Ele estava falando de Jericó e do primeiro milagre realizado por Eliseu após a morte de Elias (2Reis 2).  O pregador do rádio disse que Eliseu fez uma sessão de descarrego em Jericó e a água foi purificada. Convidou as pessoas a participarem desta “reunião forte”, para que possam prosperar. 

Fiquei pensando o quanto alguns pregadores distorcem os textos bíblicos para moldarem às suas convicções. Precisamos de comunicadores do evangelho que se preocupem mais com a “exegese” bíblica e abandonem a “eisegese”. Exegese é extrair do texto (ex)... eisegese é impor ao texto (ei). Como estamos carentes de pregadores e pregadoras que estudem mais a palavra de Deus, antes de proclamá-la. Essa é missa opinião.

Visitando e sendo visitado... abençoando e sendo abençoado... uma partilha

BAHZAT E GENNY (casal Soubihe) - Visita Pastoral
Terça-feira passada (27.08), no período da tarde, tive a oportunidade de visitar duas ovelhinhas... o casal Soubihe. Ele Bahzat (87) e ela Genny (82). Foi um tempo muito agradável de partilhas. Vi várias fotos e ouvi muitas histórias. Ela me mostrou um crachá de quando participava do ministério de diplomacia da IMCC há alguns anos atrás. Compartilhou também que cantou em todos os corais das igrejas pelas quais passou: IM em Avaré, IM em Bauru e IMC de Campinas. Quanto ao Sr. Soubihe, compartilhou o fato de ser descendente de libanês e gostar de cumprimentar beijando. Beija os homens no rosto e as mulheres na mão. Compartilho que é muito gostoso receber um beijo deste vovô carinhoso que Deus me confiou como ovelha.

ODAYL E CONCEIÇÃO – Visita Pastoral
Na quinta-feira (29.08) no período da tarde fui juntamente com a Pra. Rosana visitar o Casal Odail (85) e Conceição (86). Ambos estão enfermos e recebendo cuidados profissionais. Conversamos um pouco, lemos a Bíblia e celebramos a Santa Ceia. Pedi a ela para fotografar o “retrato” (assim se falava antigamente) que estava na estante para compartilhar com as pessoas. Ela aprovou e disse que nesta época os dois estavam com 23 anos de idade. Dentre as várias afirmações que ela nos fez, destaco aqui a seguinte: “Não reclamo dos limites e enfermidades que estou enfrentando, pois eles fazem parte da vida. Tive oportunidade de viajar bastante e aproveitar minha vida ao lado do Odayl. Não importa a forma, a vida vale a pena ser vivida”.

MARIA IZABEL ARRUDA – Visita Pastoral
Hoje, 30.08 no início da tarde, visitei a irmã Maria Izabel Arruda no Hospital Vera Cruz. Ela precisou de maiores cuidados para estabilizar sua glicemia. Conversamos um pouco e ela partilhou alguns episódios de sua caminhada cristã. Dentre eles chamou-me a atenção a paixão com que falava que desde muito jovem ela auxiliava a Escola Dominical. No início em Limeira-SP, sua cidade natal, depois em Caconde-SP e Campinas-SP. Disse-me que gostava muito de preparar estudos e sermões e que tem todos anotados e guardados. Disse-lhe que este material é uma relíquia e que no momento oportuno ela poderia dividir este acervo com a comunidade através de um possível Centro de Memória da IMCC que desejamos organizar. Foi um momento agradabilíssimo.

SUZEL CABRAL – Visita Pastoral
Mais ao final da tarde, da mesma sexta-feira (30.08), visitei a irmã Suzel Cabral no Hospital “Centro Médico de Campinas. Depois de alguns dias em casa recuperando-se de uma cirurgia, necessitou internar-se para cuidar de uma infecção. Após conversarmos um pouco, fiz a leitura do Salmo 23:1-4 e lhe propus a seguinte paráfrase:
“O SENHOR é o meu enfermeiro, eu serei bem cuidada. Deitar me faz numa cama por Ele preparada. Leva-me para o banho e refresca minha vida. Guia os meus passos quando ando pelo quarto, porque Ele me ama. Ainda que algumas noites sejam mais difíceis para dormir, não ficarei ansiosa, porque Tu estás comigo. A Tua palavra através dos Salmos me consola”.
Ao realizar o ministério de visitação pastoral tenho me deparado com as situações mais diversas possíveis, porém com algo em comum: aprendemos muito com os visitados. 

Seja qual for o motivo da visita, quando nos propomos a abençoar vidas através do cuidado, somos ricamente abençoados por Deus através dos próprios visitados. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fatos & Fotos - Festividades de Agosto na IMCC - 99 anos de Vida e Missão

AGOSTO FOI TEMPO DE FESTA
IMCC - 99 anos de Vida e Missão
“Rumo ao Centenário”

Durante o mês de agosto a Igreja Metodista Central de Campinas (IMCC) realizou várias celebrações alusivas aos seus 99 anos de vida e missão. Foi um tempo de grande enlevo espiritual e muita festa. Deus falou conosco através de muitos corais e pregadores. Caminhamos agora RUMO AO CENTENÁRIO na expectativa de cumprir a missão que nos foi proposta. Tive oportunidade de registrar algumas anotações dos sermões proferidos que aproveito para dividir neste momento. Relembremos alguns momentos destas celebrações:

04.08.2013 – Culto Matutino: Especial Infantil

 
 

Foi realizada uma celebração especial com a participação das crianças da igreja. A liturgia elaborada pela Pastora Rosana contemplou cânticos infantis, peça teatral e uma história. No momento do sermão a pastora convidou todas as crianças para se achegarem próximas ao altar, onde ela mesma se sentou para contar uma história, intitulada: “Tudo que Deus faz é bom”. Preparando as crianças, bem como os adultos, para a celebração da Ceia do Senhor, ela concluiu afirmando que “Pão é Vida”. As crianças participaram primeiramente da mesa da comunhão, e depois, serviram os elementos à congregação. Foi uma Ceia muito festiva. Vale destacar que o templo estava todo enfeitado com motivos infantis. Quem entrava no ambiente de culto já percebia que havia algo de diferente.

04.08.2013 – Culto Vespertino: Recepção de novos membros

 
 
 


Neste culto tivemos a participação de todo o corpo pastoral da IMCC: Eu (pastor titular), Rev. Eber Borges da Costa (pastor coadjutor), Pastora Rosana Pires (pastora coadjutora), Rev. João de Campos Bicudo (pastor aposentado) e Revda. Deize Duarte Arruda Vieira (pastora licenciada). Acredito que este culto ficará marcado na memória de muitas pessoas e seus familiares, pois foi a celebração de seus compromissos com Cristo e sua igreja. O grupo de catecúmenos freqüentou um curso especial por quatro meses, estudando sobre os temas mais variados relacionados à fé cristã e ao metodismo. 

Vejamos a relação dos nomes: Batismo e Profissão de Fé - Bruna V. M. Gomes, Danielle Almeida Menezes, Isabela Belém Bronzatti, Júlia Belém Bronzatti e Rafaella Luvizatti Lacava; Confirmação e Profissão de Fé - Adayl Norberto Goés, Alysson Lane de Lima, Ana Luíza Barbosa Costa, Cauisa Garcia Ferreira, Kelly Lane de Lima, Kessia Lane de Lima, Larissa Ruffo Roberto Daruge, Letícia Ruffo Roberto Daruge, Letícia Soares Silva, Maria Fernanda P. Eberle, Rafael Bicudo e Sofia Arruda; Assunção de Votos - Andréa da Silva Rosa, Joyce Melo de Oliveira Vitor, Leda Cristina e Thiago Pereira Vitor; Transferência – IM do Estreito – SC - Fabiana de Lara Luvizetti Lacava e Hellen Luvizetti Lacava. 
O momento de edificação desta celebração ficou sob minha responsabilidade que compartilhei uma palavra pastoral direta aos catecúmenos, baseada no texto de Eclesiastes 9:1a – “Tudo quanto te vier as mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Afirmei que o compromisso com o projeto de Deus deve ser feito com coerência e equilíbrio. Se levarmos em conta este texto, não iremos além de nossas forças, mas também não ficaremos aquém. Precisamos reconhecer as nossas forças (dons... talentos... capacidade) e usá-las proporcionalmente na obra do Senhor. Após toda a cerimônia de recepção dos novos membros celebramos a Ceia do Senhor. Foi um momento muito significativo.

11.08.2013 – Culto Matutino: Especial Dia dos Pais e Aniversário

 
 
 


Iniciamos o dia saboreando um delicioso café da manhã preparado pelo Ministério de Trabalho com Crianças em homenagem ao Dia dos Pais. No culto, novamente as crianças tiveram uma participação especial de homenagem através de uma linda encenação sobre a figura paterna na Bíblia. O pregador foi o Rev. Nicanor Lopes, Superintendente do Distrito de Campinas e ex-pastor da IMCC. O texto utilizado foi Lucas 12: 32-34 – “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. À luz do texto, o pregador compartilhou que este ensinamento vai na contramão do tempo presente. Distribuir os bens materiais, para acumular os espirituais, não parece ser a prática atual, nem mesmo entre os cristãos. A lógica do reino de Deus está na confiança plena em Deus e não na nossa força. A segurança está garantida porque o Senhor do reino assegurou. O desafio do texto é a valorizar o reino de Deus, mais que os nossos bens. Os bens se acabam, mas o reino de Deus jamais acabará. A IMCC foi desafiada a confiar plenamente nos cuidados deste Senhor. Senhor que a tem sustentado todo estes anos.

11.08.2013 – Culto Vespertino: Aniversário

 
 


Este culto, dirigido por mim, teve como pregador o Rev. Eber Borges da Costa, Diretor do Instituto Educacional Bispo Scilla Franco, atual coadjutor e ex-pastor da IMCC. Contamos com a participação especial do Coral da Primeira Igreja Batista de Campinas que nos agraciou com belas e edificantes músicas. O pregador, utilizando-se da Parábola do juiz iníquo (Lucas 18:1-8), compartilhou a mensagem bíblica. Afirmou que a leitura do texto já causa estranheza, pois, a figura de linguagem utilizada é um pouco chocante. Apresentar Deus como um juiz iníquo frente a viúva desamparada (Israel) parece não ser a melhor comparação. Esclareceu que as imagens apresentadas na Bíblia dizem mais de quem está falando de Deus, do que propriamente de Deus. Convidou a congregação a refletir sobre a fragilidade. Em tempos em que as igrejas querem firmar seu poder, sua força, ele convida a IMCC a afirmar sua fragilidade. Isto é importante para que ela experimente a verdadeira força, o verdadeiro poder, aquele que vem de Deus. A verdadeira força da igreja está na graça de Deus. Quando nos consideramos fracos é que nos tornamos fortes.
  
18.08.2013 – Culto Matutino: Especial – Escola Dominical e Aniversário

 
 
 
 

A celebração desta manhã contou com a participação especial do Coral Evangélico de Piracicaba e vários alunos da Escola Dominical da Catedral Metodista de Piracicaba. O coral nos abrilhantou com lindas músicas, promovendo um tempo de grande enlevo espiritual. Tive a oportunidade de ler uma paráfrase que fiz do salmo 122, intitulado “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Escola Dominical.  
O pregador foi o Rev. Tarcísio dos Santos, pastor titular da Catedral Metodista de Piracicaba, que compartilhou o texto bíblico de Josué 1:1-9. O título do sermão foi: “Dicas para chegar aos 100 anos”. Baseado no texto acima ele apresentou três dicas: 1) Acolher a promessa de Deus; 2) Crer na fidelidade de Deus; e 3) Acolher a companhia de Deus – Ele está conosco sempre. Seguindo estas dicas chegaremos não somente ao primeiro centenário, mas também a muitos outros.  
No momento da abertura da Escola Dominical foram feitas as apresentações dos vários visitantes e apresentado um jogral pelos alunos de Piracicaba, intitulado: “Venha para a Escola Dominical”. No horário da Escola Dominical os visitantes se dividiram pelas classes conforme a faixa etária ou seu interesse, promovendo assim um edificante intercambio entre as igrejas. A celebração da manhã foi encerrada com um delicioso almoço no salão social da IMCC.

18.08.2013 – Culto Vespertino: Aniversário

 
 
 

Neste culto contamos com a presença do Coral da Igreja Metodista de São José dos Campos, que nos abençoou com hinos maravilhosos. O pregador foi o Rev. William Melo, pastor titular da Igreja Metodista em São José dos Campos. O Rev. William iniciou o sermão citando um filme que havia assistido há alguns dias. Ele não se lembrava o título, mas fez uma resenha. Tratava-se da história de um homem que preso às lembranças do passado, isolou-se por 40 anos. Já idoso, volta para a cidade para encomendar seu funeral. Ele precisava de resolver algumas pendências em sua vida, por isso volta à cidade para que saibam o porque de seu isolamento. Ele não queria morrer sem que as pessoas soubessem o que realmente aconteceu. O pregador utilizou esta história como pano de fundo para a exposição bíblica sobre o texto de João 21, quando Jesus aparece a Pedro e lhe pergunta três vezes: “Tu me amas?”. Segundo o pregador, Pedro tinha questões pendentes, por ter negado Jesus e agora precisava de acertar. Jesus lhe deu a oportunidade através deste encontro. A mesma restauração pela qual passou Pedro, todos nós devemos passar, pois Pedro representa a mim e a você. 1) Jesus restaura nossa capacidade de amar. É o seu jeito de amar que vale e não o nosso. A vergonha impedia Pedro de amar verdadeiramente... ele estava preso a isso. 2) Jesus restaura a nossa vocação. Pedro foi vocacionado quando estava pescando. Depois da morte de Jesus, ele e seus companheiros voltaram a pescar, mas Jesus foi ao encontro dele para restaurar seu chamado. 3) Jesus restaura os nossos valores. Devemos ser movidos pela graça e não pelos sentimentos. Pedro precisava experimentar a graça para se libertar da culpa. 4) Jesus restaura uma relação de amizade. O pastor encerrou o sermão afirmo seu desejo de que a igreja nestes tempos de aniversário experimente um maravilhoso processo de restauração e renovação do amor, da vocação, dos valores e da amizade.

25.08.2013 – Culto Matutino: Aniversário


Este culto foi dirigido pela pastora Rosana e eu fui o pregador. Utilizando o versículo bíblico de Mateus 5:13, intitulei o sermão de: “Vós sois o sal da terra”. Convidei a igreja a refletir sobre quatro significados do sal, dos quais podemos tirar lições para a nossa vida e missão. 1ª lição - Na época do Novo Testamento, o valor primário do Sal não estava em seu uso como condimento, mas sim em sua capacidade de preservar os alimentos. Os discípulos de Jesus são desafiados a preservar o mundo que Deus criou. Devem ser obstáculo à corrupção e deterioração que o pecado tem causado. 2ª lição - Outro significado do sal para aquele povo, podemos retirar do Antigo Testamento. Ele também era usado para significar o valor durável de um contrato. É nesse contexto que encontramos a expressão “aliança de sal” (Nm 18,19 e 2 Cr 13,5). Fala-se de um compromisso permanente, perene, inalterável. Os discípulos são os representantes da aliança eterna. Deus prometeu, e cumprirá. Os discípulos devem viver e pregar essa aliança, que é imutável. 3ª lição - Outro significado que podemos dar ao sal é o de condimento para temperar os alimentos. Como é difícil às pessoas com hipertensão, seguirem a dieta proposta pelo médico. O sal faz muita falta na comida. Os discípulos, portanto, devem dar sabor ao mundo. 4ª lição - Um último significado para o sal é o de banho terapêutico. Quem nunca ouviu falar na famosa “salmora”. Banho de água e sal destinado a curar os machucados (muitas vezes da surra que se levou). Os discípulos devem ser instrumento de Deus para a cura deste mundo doente. Dizer que os discípulos são “o sal da terra” significa, dizer, que são chamados a fazer diferença no mundo. Sua presença deve ser notada. Sua falta deve ser sentida. Eles têm muito a colaborar com Deus na implantação do Seu Reino. Somos chamados por Deus a fazer diferença nos lugares por onde passamos. Devemos dar o melhor de nós. Pois para isso fomos chamados.

25.08.2013 – Culto Matutino: Aniversário

 
 
 

Nesta celebração contamos com a presença do Coral da Igreja Metodista Central de Sorocaba, que nos abençoou grandemente com suas vozes. O culto foi dirigido por mim e a Pastora Rosana. O pregador foi o Rev. Paulo Roberto Garcia, reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (Rudge Ramos – São Bernardo do Campo) e pastor coadjutor na Igreja Metodista em Campos do Jordão. O texto utilizado para o sermão foi o de João 15:1-12 – A videira e os ramos. O pregador explicou que na língua original (grego) o que em português tem se usado como “cortar”, o melhor seria “purificar”.  Contou então um episódio vivido alguns dias atrás. Quando estava de saída para o trabalho, verificou que a roseira em seu jardim tinha um botão que estava pronto para se abrir. Aproximando-se da planta notou que ela estava cheia de pulgão (praga). Neste momento, deixou o material ali perto e voltou até a lavanderia, local onde guardava alguns materiais de jardinagem, e pegou um spray especial para acabar com este tipo de praga.  Aplicou na planta e depois foi trabalhar. Se queremos que a planta vá para frente, devemos purificá-la... limpá-la. Chamou a atenção também para a má tradução de outra palavra... cortar. No original significa levantar. Explicou que na época de Jesus as parreiras eram cultivadas na vertical. Fincava-se uma madeira e a parreira se desenvolvia subindo por ela. Quando ela estava fraca, o agricultor levantava um pouco mais o seu ramo, para que recebendo mais raios solares pudesse se desenvolver melhor. Mais do que a idéia de punição, o texto trata do cuidado do agricultor, ou seja, o cuidado de Deus. A chave do texto está na palavra que mais se repete: permanecer. O discípulo deve permanecer ligado à videira. Fazendo assim, terá o cuidado do soberano agricultor. Concluiu o sermão afirmando que se há algo a se celebrar neste tempo que marca a caminhada rumo ao primeiro centenário da IMCC, deve ser o Seu grande cuidado. Se permanecermos junto a videira verdadeira, temos a garantia de que poderemos celebrar não só o primeiro, mais muitos outros centenário. Após o sermão cantamos o hino “Deus cuidará de ti”, número 205 do Hinário Evangélico. Dentre os vários visitantes presentes, contamos com o Pastor Eli dos Santos e muitos membros da Congregação Metodista do Jardim São Marcos. O Pastor Eli foi convidado a fazer a oração final deste culto. Após a celebração do culto no templo, realizamos uma maravilhosa confraternização no salão social da igreja. Cantamos parabéns e partimos um delicioso bolo confeccionado pelos próprios irmãos da IMCC. Foi uma bênção.

Com este último evento, encerramos as festividades de 99 anos de vida e missão da IMCC e iniciamos as atividades celebrativas do projeto “RUMO AO CENTENÁRIO”. Convido você fazer parte desta história. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...