sexta-feira, 1 de abril de 2011

DIA DA MENTIRA: aproveite este dia para refletir sobre a importância da verdade

Estimados internautas, saúde e paz!

Reconhecendo que hoje, 1º de abril, muitas pessoas se aproveitam da data (DIA DA MENTIRA), para fazer algumas brincadeirinhas, quero aproveitar a oportunidade para falar de coisa séria. Para tal, divido esta breve reflexão em duas partes: 1) Entender a origem do “Dia da Mentira”, desmistificando questões religiosas e espirituais apresentadas por pessoas desinformadas; 2) Apresentar referências bíblicas que motivam os crentes a viverem a verdade, abandonando toda a mentira.

A versão mais popular sobre a origem do “Dia da Mentira” é a seguinte:

Tudo começou quando a França resolveu usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril (começo da primavera na Europa). Só que, de acordo com o calendário estipulado, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa. Alguns franceses ficaram tão revoltados com a mudança de data que continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para tirar sarro com a cara dessas pessoas (puro deboche), outros franceses mandavam-lhes presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Desde então esta data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para todo o mundo. (http://www.terra.com.br/).

Como vimos, foi em tom de brincadeira que tudo começou. Podemos até achar engraçado e inofensivo. Mas convido-os à leitura e reflexão dos seguintes textos bíblicos, reavaliar esta posição: Lv 19:11; Nm 23:19; Jó 13:4; Sl 5:6, 58:3, 62:4, 119:163; Pv 14:5, 19:5; At 5:3; RM 1:25; Cl 3:9; Tg 3:14; e 1Jo 2:21.

De forma especial, destaco o versículo de Efésios 4:25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”.

O desafio bíblico é para que venhamos a abandonar todo o tipo de mentira. Até aquelas que julgamos inofensivas. Lembram-se da história de Ananias e Safira? Jamais pensaram que seria tão grave.

Meu objetivo através desta pastoral é convidá-los a ler os textos bíblicos citados acima, e deles retirar lições.

Que Deus te abençoe!

Feliz Dia da Verdade!

Rev. Paulo Dias Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...